sex. abr 19th, 2024

GREVE METRÔ SP: VAI TER GREVE NO METRÔ DE SÃO PAULO NESTA SEXTA-FEIRA (29)? Saiba tudo sobre a GREVE DOS METROVIÁRIO EM SP

By Clayton set28,2023

Sindicato dos Metroviários de São Paulo adere à greve da CPTM, marcada para 3 de outubro, em protesto contra a privatização e condições precárias

Confira para quando está marcada a GREVE DO METRÔ em SÃO PAULO. – Fernando Frazão/Agência Brasil

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo anunciou na última quinta-feira (21) a sua adesão à greve dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A paralisação está programada para o dia 3 de outubro, com uma duração prevista de 24 horas.

A principal reivindicação da categoria é a oposição à possibilidade de privatização de todas as linhas estatais do metrô. Além disso, os metroviários expressam insatisfação com o baixo número de funcionários, o que, segundo a entidade, resulta em desvios de função e sobrecarga de trabalho.

GREVE DO METRÔ DE SÃO PAULO: SAIBA TUDO

As linhas do Metrô de São Paulo suspenderão suas operações na primeira terça-feira de outubro, no dia 3. Essa decisão foi tomada após uma assembleia sindical na qual os metroviários optaram por se unir aos colaboradores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, fez o anúncio oficial nas redes sociais.



REIVINDICAÇÕES

Uma das principais pautas da paralisação é a exigência de que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) suspenda imediatamente o processo de privatizações. Além disso, a categoria também demanda o cancelamento dos pregões de terceirizações do Metrô e a realização de um plebiscito oficial para consultar a população sobre a entrega das empresas à iniciativa privada.

LINHAS AFETADAS

De acordo com o site Metrô CPTM, a greve afetará as seguintes linhas do Metrô de São Paulo:

  1. Linha Azul,
  2. Linha Verde,
  3. Linha Vermelha,
  4. Linha 15-Prata do Metrô,
  5. Linha 7-Rubi,
  6. Linha 10 Turquesa,
  7. Linha 11-Coral,
  8. Linha 12-Safira,
  9. Linha 13-Jade.

Essa decisão terá um impacto significativo na mobilidade da cidade de São Paulo e na vida dos seus habitantes. A paralisação demonstra a firme oposição dos metroviários à privatização do sistema de transporte sobre trilhos e reforça a necessidade de uma consulta popular sobre o destino das empresas de transporte público. Acompanhe as atualizações sobre a greve para saber mais sobre como ela pode afetar sua rotina.

Veja também: