qui. mar 28th, 2024

Conheça os 10 países mais frios do mundo com temperatura que chega a -71º C

By Clayton set 30, 2023

Viaje pelo extremo frio: Descubra os destinos congelantes que desafiam o termômetro

No vasto e diversificado mundo, existem países para todos os gostos. Enquanto alguns anseiam por praias tropicais, outros encontram seu deleite no frio extremo. Para os amantes do inverno rigoroso, é bom lembrar que a preparação é fundamental. Conheça agora os 10 países mais gelados do planeta, onde o termômetro despenca a níveis incríveis.

1. Antártida

A Antártida, embora não seja exatamente um país, é uma vasta região situada no extremo sul do Globo Terrestre. É considerada um dos lugares mais gelados da Terra, com neve o ano todo. Além disso, essa região é assolada por ventos fortes e escassez de recursos básicos, tornando-a o local mais inóspito do mundo. Na Canada Glacier, as temperaturas podem chegar a incríveis 100 graus negativos!

Canada Glacier (foto via)

2. Cazaquistão

O Cazaquistão, que já fez parte da extinta União Soviética, está situado ao sul da Rússia, na região do Círculo Ártico. As temperaturas aqui variam consideravelmente devido à topografia irregular. Nas altas altitudes, a neve e o gelo são constantes, e durante o inverno, as temperaturas despencam para graus negativos, exigindo táticas de sobrevivência, como a pesca no gelo.

Pesca no gelo (foto via)

3. Rússia

A Rússia, estendendo-se pelos continentes europeu e asiático, é também um dos 10 países mais gélidos do mundo. Mesmo no verão, áreas no norte experimentam neve perene, que foi usada para confinar prisioneiros durante o regime comunista.

(foto via)

4. Groelândia

Localizada no extremo norte do planeta, a Groelândia é um dos países mais frios da Terra. Mesmo no auge do verão, as temperaturas podem cair abaixo de zero graus. O tempo de exposição ao sol varia amplamente ao longo do ano, com até 22 horas de luz solar no verão e apenas 3 horas no inverno.

Pequeno vilarejo na Groelândia (foto via)

5. Canadá

O Canadá, também situado no norte, experimenta invernos rigorosos com temperaturas que podem atingir -40 graus Celsius e uma generosa camada de neve. A umidade do ar torna o frio mais suportável, atraindo turistas de todo o mundo.

(foto via)

6. Estados Unidos

Os Estados Unidos, ao sul do Canadá na América do Norte, também figuram entre os países mais frios do mundo. Devido à vasta extensão geográfica, as condições climáticas variam significativamente. O norte experimenta invernos rigorosos com temperaturas abaixo de zero, enquanto o sul é relativamente mais ameno.

Cidade de Nova Iorque no inverno (foto via)

7. Islândia

Durante o verão, a Islândia exibe paisagens verdes, mas no inverno, o cenário muda drasticamente, cobrindo-se de branco devido à neve. As temperaturas podem cair para -10 graus, com o norte do país registrando as temperaturas mais negativas.

(foto via)

8. Finlândia

A Finlândia, um dos países escandinavos, é conhecida por seu rigoroso inverno no norte europeu. A quantidade de luz solar varia consideravelmente com as estações, assim como o frio e a neve. É aqui que se pode testemunhar a famosa Aurora Boreal, conhecida como Northern Lights pelos finlandeses.

Aurora Boreal na Finlândia (foto via)

9. Estônia

Localizada na Europa, a Estônia é famosa por ter neve quase o ano inteiro. Ventos de monção são responsáveis pelas drásticas quedas de temperatura. Seus invernos são prolongados, atraindo turistas em busca de neve e arquitetura medieval a preços acessíveis.

(Foto via)

10. Mongólia

Situada na Ásia Central, a Mongólia possui cordilheiras que bloqueiam os ventos do norte, resultando em neve. As temperaturas podem atingir 20 graus negativos em certas épocas do ano. Os habitantes locais desenvolveram técnicas para enfrentar o frio extremo, enquanto as montanhas oferecem refúgio.

Nômades na Mongólia (Foto via)

11º Yakutsk

Yakutsk, considerada uma das localidades mais gélidas do mundo, encontra-se na Rússia, numa região rica em minérios. A estação fria persiste por 3,3 meses, de novembro a fevereiro, com temperaturas diárias máximas médias abaixo de -24°C.

Se a ideia de explorar esses destinos congelantes te atrai, compartilhe essas informações com seus amigos e convide-os para embarcar nessa aventura gelada!

 

Veja também: