sex. mar 29th, 2024

Palmeiras vence Atletico mineiro em casa e engata série inédita de quatro vitórias na temporada

By Clayton Lima nov 2, 2020

iante da presença do novo treinador oficializado na última sexta-feira (30), o português Abel Ferreira, o Palmeiras superou o Atlético-MG pelo placar de 3 a 0 na tarde desta segunda-feira (02), no Allianz Parque, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro – a última do primeiro turno. Os gols do Verdão foram marcados por Raphael Veiga, aos 18 minutos do primeiro tempo; e na etapa final por Rony, aos 24 minutos, e por Wesley, aos 32 minutos.

O jogador Raphael Veiga, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do C Atlético Mineiro, durante partida válida pela décima nona rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Com o resultado, o Palmeiras engatou quatro vitórias seguidas – algo que ainda não havia acontecido em 2020. Goleou o Tigre-ARG por 5 a 0 pela Libertadores em 21/10, em casa; bateu o Atlético-GO por 3 a 0 pelo Brasileiro em 25/10, em Goiânia; superou o Bragantino por 3 a 1 pela Copa do Brasil em 29/10, em Bragança Paulista-SP; e agora chegou ao quarto triunfo seguido superando o Galo no Allianz Parque, por 3 a 0.

O máximo que o Verdão havia conseguido neste ano foram três vitórias seguidas, duas vezes antes: em fevereiro, quando bateu Ponte Preta (1 a 0), Mirassol (3 a 1) e Guarani (1 a 0), todos pelo Paulista e, depois, entre julho e agosto, ao superar Água Santa (2 a 1), Santo André (2 a 0) e Ponte Preta (1 a 0), também pelo campeonato estadual.

O placar favorável também melhorou ainda mais o bom retrospecto do técnico interino Andrey Lopes (auxiliar fixo da comissão técnica): no total, ele chegou a sete jogos no comando da equipe, com seis vitórias e apenas uma derrota, com 21 gols marcados e quatro sofridos. Foram dois jogos em 2019 – os últimos dois da temporada após a saída de Mano Menezes: vitórias sobre o Goiás (5 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP, como mandante) e 2 a 0 sobre o Cruzeiro no Mineirão – jogo que rebaixou o rival do estado vizinho. Em 2020, foram cinco duelos; antes desse, dirigiu o time frente o contra o Fortaleza, em 18/10, pelo Brasileiro (revés por 2 a 0 fora de casa), contra o Tigre-ARG, em 21/10, pela Libertadores (vitória por 5 a 0 em casa), Atlético-GO, em 25/10, também pelo Brasileiro (vitória 3 a 0 em Goiânia) e Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil (triunfo por 3 a 1 em Bragança Paulista-SP).

E não é só isso. Em decorrência da vitória desta tarde, alguns bons números do Palmeiras na temporada foram mantidos, como o fato de ser o segundo clube com menos derrotas como mandante em 2020, ao lado do Flamengo, Fortaleza e São Paulo – todos esses com apenas duas derrotas sofridas em seus domínios em toda a temporada, levando em conta times que disputam a Série A, porém, por qualquer competição disputada. Apenas o próprio Atlético-MG, adversário da vez, se destaca ainda mais neste quesito, com um único revés sofrido em 2020 em sua casa.

Somando as partidas realizadas na Arena da Fonte Luminosa (Palmeiras 0x0 São Paulo, pelo Paulista), no Pacaembu (Palmeiras 4×0 Oeste, pelo Paulista) e no Morumbi (Palmeiras 2×1 Santos, pelo Brasileiro), além das que foram disputadas no Allianz Parque, são 21 jogos, 12 vitórias, sete empates e duas derrotas, com 41 gols marcados e 17 sofridos.

Só no Allianz Parque, são 18 jogos, dez vitórias, seis empates e duas derrotas em 2020, com 35 gols marcados e 16 sofridos. Venceu Mirassol (3×1 – inauguração do gramado sintético), Guarani (1×0), Água Santa (2×1), Santo André (2×0) e Ponte Preta (1×0), pelo Paulista, Guaraní-PAR (3×1), Bolívar-BOL (5×0) e Tigre-ARG (5×0), pela Libertadores, e Ceará (2×1) e Atlético-MG (2×0), pelo Brasileiro; empatou com Ferroviária (1×1) e Corinthians (1×1), pelo Paulista, e Goiás (1×1), Internacional (1×1), Sport (2×2) e Flamengo (1×1), pelo Brasileiro; e os únicos reveses aconteceram diante do São Paulo (0x2) e do Coritiba (1×3), ambos pelo Brasileiro.

Com os gols da partida, o Palmeiras também manteve a sina da boa fase recente do ataque. Nos últimos quatro jogos, sempre fez mais que três gols: 5 a 0 sobre o Tigre-ARG (Libertadores), 3 a 0 sobre o Atlético-GO (Brasileiro), 3 a 1 sobre o Bragantino (Copa do Brasil) e agora os 3 a 0 frente o Atlético-MG. Em suas quatro partidas mais recentes, o Palmeiras anotou um total de 14 gols, registrando ótima média de 3,5 tentos por duelo.

No total das 43 partidas do ano, em apenas nove o Verdão passou em branco no placar. Desde a conquista do título paulista sobre o Corinthians, foram disputados 24 jogos (sendo 18 de Brasileiro, quatro de Libertadores e um de Copa do Brasil, além da decisão estadual), e a equipe só não marcou gol em três desde então (contra o Guaraní-PAR, empate pela Libertadores, e diante de São Paulo e Fortaleza, derrotas pelo Brasileiro). Neste período, balançou as redes 41 vezes, média de 1,7 por jogo.

Na tabela, o Verdão se manteve na sétima posição, mas agora chegando a 28 pontos em 18 jogos e encostando no G-6, atrás do Santos (sexto colocado, com 30 pontos em 18 jogos), São Paulo (quinto, com 30 pontos em 16 partidas), Fluminense (quarto, 32 pontos em 18 duelos), Atlético-MG (terceiro, com 32 pontos em 18 prélios), Flamengo (vice-líder, com 35 pontos em 19 jogos) e o Internacional (líder, com 35 pontos também em 19 duelos – a frente do Rubro-Negro nos critérios de desempate).

RAPHAEL VEIGA: MAIOR SEQUÊNCIA EM CAMPO E FREQUÊNCIA DE GOLS

Autor dos gols que abriram caminho para as vitórias em três dos últimos quatro jogos (na goleada por 5 a 0 sobre o Tigre-ARG e no triunfo por 3 a 1 sobre o RB Bragantino, na quinta-feira, e agora na tarde desta segunda-feira, contra o Galo), Raphael Veiga soma oito bolas na rede na temporada (sendo cinco gols nos último dez jogos, em cinco das seis vitórias da equipe neste período, contra Bolívar-BOL, Ceará, Tigre-ARG, RB Bragantino e agora, Atlético-MG – só não marcou no triunfo mais recente pelo Brasileirão, contra o Atlético-GO) e já aparece na terceira posição entre os artilheiros do ano, atrás apenas de Willian e Luiz Adriano (ambos com 14 gols).

RONY: PARTICIPATIVIDADE NO TIME COM GOLS, ASSISTÊNCIAS E FUNDAMENTOS

Com o tento desta tarde, o segundo do Verdão na partida, com assistência de Luiz Adriano, ele chegou à sua terceira bola na rede pelo Verdão – as outras duas foram pela Libertadores, nas goleadas sobre Bolívar-ARG (fora) e Tigre-ARG (casa), ambas por 5 a 0 na primeira fase do Continental.

Desde que estreou, na sétima rodada do Campeonato Paulista (empate sem gols contra o Santos, no Pacaembu, em fevereiro), Rony participou de 29 dos últimos 34 jogos disputados pelo Palmeiras, sendo 21 como titular (incluindo os quatro mais recentes), enquanto foi acionado no banco de reservas em outras oito ocasiões.

Com quatro assistências, o atacante divide a quarta posição dentre os maiores garçons do time no ano com Willian e Zé Rafael, dos líderes Wesley, Viña e Gabriel Menino (seis). Ele também iniciou a rodada como o terceiro atleta que mais acerta a meta adversária com 20 finalizações certas, atrás só de Luiz Adriano (27) e de Willian (30), e o terceiro maior driblador do Verdão em 2020, com 20 fintas completas, atrás só de Zé Rafael (23) e Wesley (26).

WESLEY ALCANÇA SUA MAIOR SEQUÊNCIA DE TITULARIDADE

Autor do terceiro gol do Verdão com passe de Zé Rafael, Wesley, que vinha de três jogos como titular (contra Tigre-ARG, quando concedeu uma assistência na goleada por 5 a 0; Atlético-GO, quando marcou o tento que abriu caminho para a vitória por 3 a 0; e frente o RB Bragantino, quando anotou o segundo gol do triunfo por 3 a 1), chegou a sua quarta partida dentre os 11 principais e alcançou sua mais ampla sequência de titular desde que foi alçado ao time principal no início de 2020 (ele é um dos oriundos da base).

Mesmo com poucas atuações no ano (22), o atacante foi utilizado em 16 dos últimos 19 confrontos do Verdão, tornou-se um dos líderes em assistências da equipe com seis passes a gol, ao lado de Gabriel Menino e agora Viña, que os igualou, além de ser isoladamente o terceiro colocado em participação nos gols da temporada com dez ações (seis assistências e agora quatro bolas na rede), atrás apenas de Luiz Adriano, com 17, e Willian, com 18. Ele também iniciou a rodada como o líder entre os dribladores palmeirenses na temporada com 26 fintas completas, logo à frente de Zé Rafael, com 23, e é o quarto atleta que mais acerta a meta adversária com 18 finalizações certas, ao lado de Raphael Veiga e Lucas Lima, e atrás só de Rony (20), Luiz Adriano (27) e Willian (30).

VIÑA SE JUNTA AOS GARÇONS DO TIME NO ANO

Com a assistência para o primeiro gol da partida, de Raphael Veiga, o lateral uruguaio Matías Viña se juntou aos garçons do time da temporada, com seis passes decisivos em 2020. Além disso, ele também iniciou a rodada como vice-líder dentre os palmeirenses em desarmes no ano com 68 roubos de bola (ao lado de Zé Rafael e atrás só de Marcos Rocha, com 75) e também como o vice-líder em interceptações (ou seja, quando o passe, lançamento ou cruzamento rival é impedido no meio do caminho) com 19 intervenções (atrás só de Patrick de Paula, com 22).

WILLIAN ENTRA PARA TOP 10 DE JOGOS NO SÉCULO

Ao ter entrado em campo nesta tarde, o atacante passou a figurar no top 10 de palmeirenses com mais partidas neste século: chegou a 192 jogos do meio-campista Magrão, 10º colocado – completam o ranking: o zagueiro Maurício Ramos (9º, com 193 jogos), o volante Pierre (8º, com 199), o volante e lateral Wendel (7º, com 203), o meio-campista Corrêa (6º, com 209), o meia Valdivia (5º, com 241), o volante Márcio Araújo (4º, com 252), o goleiro Fernando Prass (3º, com 274), o atacante Dudu (2º, com 305) e o goleiro Marcos (líder no quesito, com 392).

Único a atuar nas 43 partidas de 2020 (e também único presente nos 29 jogos desde a retomada do calendário, em julho), Willian é um dos artilheiros do Palmeiras no ano (14 gols, ao lado de Luiz Adriano, superando os 13 tentos de Dudu e Gustavo Scarpa em 2019 e a seis do goleador de 2018, Borja), é o vice-artilheiro do time no Campeonato Brasileiro (quatro, atrás só de Luiz Adriano, com seis) e o líder em participações diretas nos gols da temporada (18, somando-se 14 bolas na rede e quatro assistências, à frente de Luiz Adriano, com 17).

Segundo maior artilheiro do Verdão na era dos pontos corridos com 25 bolas na rede (atrás apenas de Dudu, com 41) e a apenas duas de entrar para o top 10 dos que mais marcaram gols pelo clube em Brasileiro em todos os tempos, o atacante é o terceiro maior goleador do Palmeiras neste século com 52 tentos (atrás somente de Vágner Love, com 54, e Dudu, com 70) e aparece na 53ª posição da lista dos maiores artilheiros da história alviverde, ao lado de Ivan Palmeira, Lula, Rolando e Villadoniga.

Jogador do atual elenco com mais partidas (192, seguido por Felipe Melo, com 168), gols (52, seguido por Luiz Adriano, com 21) e assistências (20, à frente de Marcos Rocha e Lucas Lima, com 18), Willian é o 83º no ranking dos atletas com mais jogos na história do clube e o 7º entre os que têm mais vitórias neste século, com 102 triunfos – completam o ranking: Felipe Melo (6º, com 104), Márcio Araújo (5º, com 118), Valdivia (4º, com 122), Fernando Prass (3º, com 151), Dudu (2º colocado, com 174) e Marcos (líder com 182 vitórias).

WEVERTON FICA A UM JOGO DE ATINGIR MARCA HISTÓRICA DE VELLOSO

O atual camisa 21 não sofreu gols em 19 de suas 40 partidas disputadas em 2020. Vale lembrar que em 2018 (seu ano de estreia) e 2019 ele passou em branco no quesito gols sofridos mais de 20 vezes (21 jogos sem sofrer gols em 2018 e 26 em 2019). O último goleiro que passou três temporadas seguidas sem levar gols em 20 ou mais partidas em todas elas foi Velloso, entre os anos de 1995, 1996 e 1997, quando passou sem ser vazado por 28 partidas, 24 e 27, respectivamente – portanto, caso passe em branco mais um duelo neste ano, Weverton alcançará marca inédita nos últimos 23 anos.

Ao todo, Weverton não sofreu gols em 66 partidas que jogou pelo Verdão, número que o coloca na terceira colocação do ranking de goleiros com mais jogos sem ser vazado neste século, atrás apenas de Marcos (107 jogos) e Fernando Prass (101). Em uma única temporada, é o recordista do século com 26 jogos sem sofrer gols em 2019. Atleta com mais minutos em campo em 2020 (3811), Weverton atuou em 40 dos 43 jogos do Palmeiras neste ano e, neste quesito, só está atrás de Willian, que esteve presente em todos.

O goleiro Weverton, inclusive, ostenta a terceira menor média de gols sofridos na história do Palmeiras. Vazado apenas 82 vezes em 129 jogos, o atual camisa 1 tem índice de 0,63 gol por partida, atrás só do paraguaio Benítez, com 0,54 (13 gols sofridos em 24 jogos em 1978), e do também paraguaio Gato Fernández, com 0,62 (22 gols em 35 jogos em 1994). São considerados somente goleiros com ao menos dez jogos disputados pelo clube.

Fonte: Palmeiras

 

Veja também: