sex. mar 29th, 2024

Resumo dos Capítulos da novela Pantanal de 28/03 a 09/04/2022

By Clayton mar 26, 2022

Confira o resumo da novela Pantanal (de 28/03 a 09/04/2022) e fique por dentro dos próximos capítulos da nova novela das 21h da TV Globo, substituta de Um Lugar ao Sol. A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.

RESUMO DA NOVELA PANTANAL

RESUMO PANTANAL – capítulo 001, segunda, 28 de março

Joventino leva sua comitiva e ensina seu filho José Leôncio, ainda criança, a ser um peão. Pequena passagem de tempo. José Leôncio chega ao Pantanal com sua comitiva e Joventino decide ficar e comprar suas terras. Chico incentiva os sitiantes a lutarem por suas terras. Joventino e José Leôncio caçam marruás para a fazenda. Um touro bravo derruba o peão Anacleto e foge.

Joventino sai para pegar o marruá fugido e José Leôncio vai atrás do pai. Anacleto incentiva os peões a se revoltarem contra o patrão. José Leôncio enlaça o touro, mas seu pai o solta. Os sitiantes descobrem que terão que abandonar suas terras e decidem lutar. Joventino sai sozinho à caça do touro. Anacleto exige que José Leôncio pague a ele e aos outros peões. Joventino volta com uma boiada de marruás e todos o admiram.

RESUMO PANTANAL – capítulo 002, terça, 29 de março

Gil e Chico não aceitam a proposta que o suposto dono das terras faz e avisam Padre Antônio. José Leôncio sai em comitiva e Joventino decide ficar na fazenda. Chico e Gil saem para ajudar o vizinho Raimundo, que acaba morto com o filho de Maria e Gil. Joventino se despede de José Leôncio, que sai em comitiva. Gil mata o suposto dono de suas terras e sua esposa jura vingança.

Joventino decide caçar marruás sozinho. José Leôncio se envolve com Filó. A comitiva volta para a fazenda e José Leôncio não encontra Joventino. Gil e Maria embarcam na chalana de Eugênio, rumo ao Pantanal. José Leôncio encontra os pertences de Joventino e continua procurando pelo pai. Maria e Gil firmam moradia nas terras de José Leôncio. Pequena passagem de tempo. José Leôncio vai falar com Gil, que reage com hostilidade.

RESUMO PANTANAL – capítulo 003, quarta, 30 de março

Maria pede que Gil ouça José Leôncio e é gentil com ele. Tião desconfia que Tadeu, filho de Filó, seja filho de José Leôncio. Maria se recusa a dormir com Gil, que fica furioso. Filó se insinua para José Leôncio, que não dá atenção. Madeleine se diverte na boate e Gustavo não consegue levá-la para casa. Antero perde seu carro no jogo. Mariana discute com Madeleine. José Leôncio vai ao Rio de Janeiro pegar o pagamento de uma boiada. Antero tem uma conversa séria com Madeleine. José Leôncio pensa nas palavras de Eugênio durante a viagem de chalana.

RESUMO PANTANAL – capítulo 004, quinta, 31 de março

Maria ouve a onça se aproximar e se desespera quando Gil decide ir ao encontro do bicho. Tião e Quim implicam com Filó, insinuando o interesse pelo patrão. Mariana avisa a Irma que Antero está acabando com o patrimônio da família. José Leôncio chega ao Rio de Janeiro e contrata um taxista de índole duvidosa. Maria espanta a onça antes que ela pegue Gil.

O taxista pensa em roubar o dinheiro de José Leôncio. Madeleine vê o fazendeiro, fica deslumbrada, e pensa em se divertir com ele. Antero joga em um cassino clandestino. Gustavo aparece no restaurante para levar Madeleine, e José Leôncio o enfrenta.

RESUMO PANTANAL – capítulo 005, sexta, 01 de abril

Madeleine dispensa Gustavo. José Leôncio e Madeleine se beijam. Mariana e Antero se preocupam com a filha, que demora a chegar em casa. Madeleine e José Leôncio fazem amor, e Filó tem um mau pressentimento. Antero tenta encontrar a filha. Mariana repreende Martinha e Teresa por terem deixado a filha com um estranho. José Leôncio intimida o taxista. Gil pensa em abandonar Maria. José Leôncio chega à casa de Madeleine, e Mariana o destrata. Tião tenta convencer Filó a se declarar para José Leôncio. Mariana lamenta as atitudes das filhas. José Leôncio pede Madeleine em casamento.

RESUMO PANTANAL – capítulo 006, sábado, 02 de abril

Madeleine aceita o pedido e Mariana se enfurece. Tião e Quim tentam convencer Filó a participar da roda de viola no galpão da fazenda. José Leôncio conta a história de seu pai para a família de Madeleine. Maria promete a Gil tirar a própria vida se engravidar novamente. Madeleine conta para Irma como foi sua noite com José Leôncio. Mariana questiona Madeleine sobre seus sentimentos pelo noivo. Maria deixa Gil se aproximar dela. Irma se encanta com as histórias de José Leôncio. Madeleine pede que Antero apresse os trâmites para seu casamento. Filó chora pensando em José Leôncio. Irma tenta se insinuar para o cunhado, quando Madeleine se aproxima e assusta a irmã.

NOVELA PANTANAL: RESUMO SEMANAL DE 04 A 09 DE ABRIL DE 2022

RESUMO PANTANAL – capítulo 007, segunda, 04 de abril

Irma finge não entender o motivo dos ciúmes de Madeleine. Filó reclama da ausência de José Leôncio. Madeleine compra roupas para o noivo. Tião e Quim se preocupam com a possibilidade de uma onça estar atacando o rebanho. Chega o dia do casamento. Antero faz um brinde emocionado para José Leôncio. Maria e Gil fazem amor.

Antero se diverte com as mentiras que contou para os convidados na festa. Madeleine afirma que não vai para o Pantanal e Antero se preocupa quando José Leôncio diz que vai desfazer o casamento. Mariana pensa em conversar com Gustavo. Antero agradece o dinheiro que recebe do genro para pagar suas dívidas. Mariana flagra o marido guardando o dinheiro que recebeu de José Leôncio.

RESUMO PANTANAL – capítulo 008, terça, 05 de abril

Mariana acusa Antero de ter vendido Madeleine. José Leôncio aproveita a viagem de chalana com a esposa. Mariana pega todo o dinheiro que o marido recebeu para honrar as dívidas. Gustavo desabafa com Irma. José Leôncio chega em casa com Madeleine e Filó fica estarrecida. Mariana estranha que Irma tenha conversado tanto com o cunhado. Filó se incomoda com perguntas que Madeleine faz sobre a paternidade de Tadeu.

Alguns meses se passam. Madeleine escreve uma carta falando que acredita estar grávida e Irma se lamenta com Gustavo. José Leôncio sugere a Quim e Tião que matem a onça e Madeleine e Filó se revoltam. Maria descobre que está grávida e some na mata, deixando Gil agoniado. Quim e Tião caçam a onça. Madeleine fala para José Leôncio que acha que está grávida. Quim e Tião ficam assustados com o que veem na mata.

RESUMO PANTANAL – capítulo 009, quarta, 06 de abril

Quim e Tião falam para José Leôncio sobre o que viram no mato. Gil perde o rastro de Maria e se desespera. Quim e Tião afirmam para José Leôncio que o que viram no mato não era bicho. Madeleine pede para o marido não passar a noite na mata. José Leôncio vai ao jirau e acredita que foi o pai quem soltou a isca para onça. Gil retira Maria de dentro do rio.

Madeleine diz que quer ter seu filho no Rio de Janeiro e Filó a repreende por seu comportamento. Quim e Tião pensam em pedir demissão. Madeleine sente as dores para o parto e teme que José Leôncio, em viagem, não chegue a tempo. Começa uma grande tempestade e a silhueta de um velho aparece na fazenda. O filho de Madeleine nasce com a ajuda de Filó. José Leôncio volta para a fazenda.

RESUMO PANTANAL – capítulo 010, quinta, 07 de abril

Quim, Tião e Filó parabenizam José Leôncio pelo nascimento do filho. Madeleine destrata o marido e se desespera quando ele leva o filho para andar a cavalo. José Leôncio sente a presença do pai e seu filho se assusta com o barulho de um trovão. Quim e Tião juntam os peões para festejar o nascimento de Joventino. Passa-se um mês.

Madeleine não deixa José Leôncio pegar o filho no colo. Tião e Quim convencem o patrão a conversar com a esposa antes de partirem em comitiva. A silhueta de um velho aparece no meio no ninhal e se transforma em uma imensa sucuri. Irma leva a carta da irmã para Gustavo. Maria sobe em uma canoa para ter seu bebê. Gustavo beija Irma. Maria abandona Juma na canoa, mas se arrepende ao ver uma sucuri se aproximar da filha.

RESUMO PANTANAL – capítulo 011, sexta, 08 de abril

Maria luta com a sucuri e vira onça para salvar Juma. Madeleine é rude com Filó. Irma pensa no beijo de Gustavo. Mariana pega a carta que Irma mostrou para Gustavo. Madeleine faz insinuações a Filó, que rebate ferida. Mariana convence Gustavo a ‘resgatar’ Madeleine. Dois jagunços perguntam por Gil para Eugênio. Gil questiona Maria sobre o que aconteceu no dia do nascimento de Juma.

Gustavo chega à casa de José Leôncio e Madeleine reage eufórica, deixando Filó desconfiada. Maria tem um mau pressentimento e Gil se preocupa. Filó fica indignada quando Madeleine pede que ela arrume um quarto para seu amigo. Gustavo beija Madeleine. Filó ouve o médico chamar Madeleine para voltar para o Rio de Janeiro com ele e se preocupa com a reação de José Leôncio. A sucuri ataca a canoa dos dois jagunços.

RESUMO PANTANAL – capítulo 012, sábado, 09 de abril

A sucuri mata um dos jagunços. Madeleine escreve uma carta para José Leôncio. Filó se indigna com a decisão de Madeleine de ir embora da fazenda. Eugênio observa Madeleine e Gustavo na travessia da chalana. Maria mata o jagunço que atirou em Gil e sofre pela morte do marido. José Leôncio volta para casa e se enfurece ao saber que Madeleine foi embora com seu filho.

Antero se revolta com Madeleine. Mariana ameaça Gustavo para não contar sobre a conversa que tiveram antes de ele ir para o Pantanal. Filó tenta consolar José Leôncio. Madeleine convence Antero a apoiá-la. Quim e Tião contam sobre a tragédia ocorrida com Maria, e José Leôncio fica chocado. Antero garante a Mariana que eles terão sérios problemas se o genro resolver entrar na justiça contra Madeleine. José Leôncio chega ao Rio de Janeiro e reencontra Reginaldo no aeroporto.

*O resumo da novela Pantanal é disponibilizado pela TV Globo e pode sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.

SINOPSE

Logo da novela Pantanal em 2022
Pantanal vai ao ar de segunda a sábado, às 21h30, na TV Globo.

A novela conta a trajetória do peão Joventino e José Leôncio, seu filho de dez anos. Os dois se estabelecem na região do Pantanal do Mato Grosso, com Joventino se tornando um importante fazendeiro, detentor de um grande rebanho de gados. Já adulto, Zé Leôncio (Renato Góes) realiza uma viagem em comitiva com outros peões, mas quando retorna descobre que Joventino havia desaparecido no Pantanal, após sair sozinho para caçar bois selvagens. Apesar dos esforços para encontrar seu genitor, o rapaz não tem sucesso. Ele então decide fazer a promessa de traria um boi no laço todos os dias para a fazenda, só para ter a esperança de encontrar o pai. Dessa forma, Leôncio se torna um dos principais criadores de gado da região.

Após alguns anos, Zé Leôncio viaja ao Rio de Janeiro para cobrar uma dívida. No local, ele conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer), por quem se apaixona, e a leva para morar com ele no Pantanal. Porém, a jovem é acostumada com a vida urbana e não se adapta à realidade rural. Ela engravida e dá à luz a Joventino Neto, nome em homenagem ao avô por parte de pai. Dois anos depois, Madaleine decide fugir com o filho para o Rio de Janeiro, enquanto o marido está em uma viagem de trabalho. Ao descobrir, Leôncio vai atrás da mulher, mas é convencido por ela a não levar a criança. Em seguida, o fazendeiro retorna ao Pantanal e passa a viver com Filó (Dira Paes), sua empregada, que já tinha um filho, Tadeu. Zé reconhece Tadeu como seu afilhado, considerando ele como seu filho.

Já adulto, Jove (Jesuíta Barbosa) retorna para o Pantanal para conhecer o pai, mas os dois não conseguem se entender, tendo em vista que o pai o considera afeminado. Revoltado, o jovem decide voltar para o Rio de Janeiro. Contudo, durante sua passagem pela fazenda, ele acaba se apaixonando por Juma Marruá (Alanis Guillen), uma moça criada como selvagem pela mãe, Maria Marruá (Juliana Paes). Assim como a mãe, ela costuma se transformar em onça quando ameaçada. O filho de Leôncio decide levar Juma junto com ele para a cidade. Ela, porém, não se adapta à nova realidade e eles retornam ao Pantanal. Joventino Neto agora está disposto a se adaptar ao estilo de vida rural. O rapaz passa a se entender com o pai e com Juma e vai surpreender a todos ao se tornar um grande peão pantaneiro.

Vale destacar que a novela Pantanal é repleta de histórias místicas. Além de Juma, que se transforma em onça, existe também o Velho do Rio. Essa figura enigmática é um curandeiro idoso tido como protetor, pai de todas as sucuris. Comenta-se que ele se transforma em uma sucuri gigante. O povo da região comenta, ainda, que ele é Joventino, o pai desaparecido de Zé Leôncio.

ELENCO E PERSONAGENS

Marcos Palmeira como José Leôncio

Personagem José Leôncio na novela Pantanal
José Leôncio (Marcos Palmeira)

Filho de Joventino, José Leôncio segue os caminhos do pai e se torna um grande fazendeiro da região do Pantanal de Mato Grosso. É esforçado e se dedica ao máximo aos negócios. Porém passa a ter uma vida amargurada após o Joventino durante uma caçada na floresta. É pai de Pai de Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).

Jesuíta Barbosa como Joventino Neto

Personagem Joventino Neto de Pantanal
Jove (Jesuíta Barbosa)

Filho de José Leôncio e Madaleine (Karine Teles), Joventino Neto é um rapaz totalmente diferente de seu pai. Apesar de ter nascido no Pantanal, o jovem cresceu na cidade grande juntamente com sua mãe. Ele conhece Juma Marruá (Alanis Guillen) e vive um grande amor com ela.

Alanis Guillen como Juma Marruá

Personagem de Alanis Guillen em Pantanal
Juma Marruá (Alanis Guillen)

Juma Marruá é uma mulher selvagem que costuma se transformar em onça quando ameaçada. Filha Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), ela é criada como uma selvagem pela mãe após o assassinato de seu pai. Conhece Jove e se casa com ele.

Juliana Paes como Maria Marruá

Personagem de Juliana Paes em Pantanal
Maria Marruá (Juliana Paes)

Mulher de Mulher sofrida que viu serem assassinados os seu três filhos homens. Após fugir para o Pantanal, acaba engravidando de Juma Marruá. É mulher de Gil, que também acaba sendo assassinado por causa de briga por terras.

Osmar Prado como Joventino (Velho do Rio)

Personagem de Osmar Prado em Patanal
Velho do Rio (Osmar Prado)

Figura mística da novela, o Velho do Rio é o espírito de Joventino, pai de José Leôncio. Uma espécie de guardião do Pantanal. Apresenta-se vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri, a maior de todas que já se viram pela região.

Outros nomes:

Dira Paes – Filó
Irandhir Santos – José Lucas Leôncio / José Lucas de Nada / Joventino Leôncio (jovem);
Karine Teles – Madeleine Braga Novaes;
Caco Ciocler – Gustavo Sousa Aranha;
Camila Morgado – Irma Braga Novaes;
José Loreto – Tadeu Aparecido Leôncio;
Paula Barbosa – Josefa Sá (Zefa);
Murilo Benício – Tenório Nogueira;
Isabel Teixeira – Maria Nogueira (Maria Bruaca);
Julia Dalavia – Maria Augusta Nogueira (Guta);
Lucas Leto – Marcelo Nogueira;
Aline Borges – Zuleika;
Juliano Cazarré – Alcides;
Gabriel Santana – Renato Nogueira (Reno);
Cauê Campos – Roberto Nogueira (Beto);
Gabriel Sater – Xeréu Trindade;
Leandro Lima – Levi;
Silvero Pereira – Zaqueu;
Selma Egrei – Mariana Braga Novaes;
Guito – Tibério;
Almir Sater – Eugênio Chalaneiro;
Erom Cordeiro – Lúcio;
Bella Campos – Maria Rute (Muda);
E outros.

O AUTOR

Bruno Luperi, autor de Pantanal em 2022
Foto: Reprodução

Bruno Luperi, 32, é autor de telenovelas brasileiro, neto de Benedito Ruy Barbosa e filho da roteirista Edmara Barbosa. Ele foi um dos autores da novela “Velho Chico”, exibida na TV Globo em 2016. Bruno é o responsável pelo remake de Pantanal, obra criada por seu avô em 1990, na Manchete.

Em suas redes sociais, ele explicou que não pretendia mudar tanto assim a história original, mas que faria algumas adaptações. “Muita gente perguntou sobre as mudanças que farei na adaptação de ‘Pantanal’. Embora se trate de um remake, serei fiel a versão original. Não à toa, o meu processo começa na leitura minuciosa e análise de cada um dos 209 capítulos escritos pelo Benedito. É natural que algumas situações, hoje, estejam fora de contexto, mas a estrutura dramática é atemporal. Por isso, depois de todos esses anos, o Pantanal segue vivo no imaginário de todos nós”, escreveu o autor.

TEMA DE ABERTURA

Música: “Pantanal”
Artista: Marcus Viana & Transfônica Orkestra
Data de lançamento: 2001

FICHA TÉCNICA

TÍTULOPANTANAL
GÊNERODRAMA, ROMANCE E REALISMO FANTÁSTICO
EMISSORATV GLOBO
AUTORBENEDITO RUY BARBOSA, ADAPTADA POR BRUNO LUPERI
DIREÇÃO ARTÍSTICAROGÉRIO GOMES
DIREÇÃO GERALWALTER CARVALHO, DAVI ALVES, BETA RICHARD E NOA BRESSANE
ESTREIA28 DE MARÇO DE 2022
HORÁRIO21H30
Nº DE CAPÍTULOSPOR VOLTA DE 150 CAPÍTULOS
TEMA DE ABERTURA“PANTANAL”, DE MARCUS VIANA
META DE AUDIÊNCIA30 PONTOS

Veja também: