qui. mar 28th, 2024

Golaço de Rafinha define Choque-Rei, e São Paulo abre vantagem contra o Palmeiras

By Clayton Lima jul 5, 2023

Tricolor faz 1 a 0 no confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil

Um herói improvável decide o confronto entre São Paulo e Palmeiras

No confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o São Paulo garantiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras no Morumbi nesta quarta-feira. O gol decisivo do Choque-Rei foi marcado por Rafinha, o lateral-direito de 37 anos que chegou ao clube do Morumbi em 2022. Apesar do desvio do palmeirense Luan no meio do caminho, o gol foi um golaço. Com o estádio cheio, o Tricolor contou com o apoio fervoroso da torcida para abrir vantagem na luta por uma vaga na semifinal do torneio.

Vantagem para o São Paulo

Com o resultado, o São Paulo conquista uma vantagem importante para o confronto de volta. O Tricolor poderá empatar no estádio palmeirense na semana seguinte para garantir sua classificação. Em caso de vitória do Verdão por apenas um gol de diferença, a decisão será levada para as cobranças de pênaltis. Já os palmeirenses avançam diretamente para a semifinal se vencerem por dois ou mais gols de diferença. A próxima partida entre as duas equipes acontecerá no Allianz Parque na quinta-feira, dia 13.

Sem entrevistas, mas com reclamações

Por decisão da presidente Leila Pereira, o Palmeiras optou por não dar entrevistas à imprensa após o jogo no Morumbi. No entanto, durante a partida, o perfil do clube nas redes sociais fez uma reclamação em relação a um possível pênalti e questionou o VAR sobre um toque no braço de Pablo Maia dentro da área do Tricolor. A reclamação mostra a insatisfação do clube com a arbitragem.

Preocupações físicas para o São Paulo

Durante o Choque-Rei, o São Paulo enfrentou um aumento na lista de preocupações devido a problemas físicos. Um total de três jogadores precisaram ser substituídos por lesão: Calleri e Luciano no intervalo, e Alan Franco durante o segundo tempo. Além disso, o time comandado por Dorival Júnior já tinha nove ausências por problemas físicos. Essas lesões podem impactar o desempenho do São Paulo nos próximos confrontos.

Primeiro tempo equilibrado

No primeiro tempo, ambos os times entraram em campo com escalações modificadas. O Palmeiras optou por utilizar três zagueiros para proteger sua defesa e explorar a velocidade do ataque. A estratégia funcionou logo na primeira investida, quando Mayke avançou pela direita e cruzou para Dudu cabecear com perigo. O jogador Calleri, que foi uma dúvida antes do clássico, teve a principal chance do São Paulo na primeira etapa. Ele conseguiu driblar a marcação, aplicou um chapéu em Weverton, mas errou na finalização. O Tricolor melhorou seu desempenho na segunda metade do primeiro tempo, encontrando mais espaços para criar oportunidades. Uma finalização de Wellington Rato de fora da área quase resultou em gol, mas o goleiro palmeirense fez a defesa.

Segundo tempo com mudanças táticas

No intervalo, o técnico Dorival Júnior promoveu três mudanças na equipe do São Paulo, tanto por questões físicas quanto táticas. Rodriguinho, Alisson e Juan entraram nas posições de Gabi Neves, Luciano e Calleri, respectivamente. Logo aos três minutos da etapa final, Caio Paulista fez uma jogada individual e chutou por cima do gol do Palmeiras. Com uma maior presença ofensiva e sem ser pressionado pelo Verdão, o São Paulo quase abriu o placar aos 33 minutos. Juan dividiu a bola na grande área e tocou para Wellington Rato, que teve seu chute desviado por Luan em cima da linha. No entanto, o gol da vitória do São Paulo veio três minutos depois. Rafinha arriscou um chute de fora da área que desviou em Luan e acertou o ângulo, resultando em um belíssimo gol.

Público e renda no Morumbi

A partida entre São Paulo e Palmeiras no Morumbi contou com um público de 54.593 espectadores. A renda alcançada foi de R$ 4.169.660,00, demonstrando a grande expectativa e interesse dos torcedores pelo Choque-Rei.

Próximos compromissos

No próximo fim de semana, tanto o Palmeiras quanto o São Paulo terão compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O Palmeiras enfrentará o Flamengo no Allianz Parque no sábado, às 21h, enquanto o São Paulo jogará contra o Red Bull Bragantino fora de casa no domingo, às 16h. O jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil acontecerá no dia 13 de julho, às 20h, no estádio palmeirense, definindo qual equipe avançará para a semifinal do torneio.

Veja também: