A vingança de Bolsonaro! Projeto de lei deve minar verba da Globo

Anúncios
Bolsonaro
Anti-Globo, projeto do governo Bolsonaro pretende minar verbas publicitárias (Imagem: Palácio do Planalto / Divulgação)

A situação da Globo no governo de Jair Bolsonaro, ao que tudo indica, começará a ficar complicada em breve. Totalmente contrário ao canal e aos outros veículos pertencentes ao conglomerado de mídia, o presidente já teria por onde começar a minar o império criado por Roberto Marinho.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, há em Brasília um projeto pronto e que proíbe um instrumento de negociação comercial que, ao que tudo indica, vai prejudicar o domínio da emissora no mercado publicitário no país.

A Bonificação por Volume, ou BV, como é conhecida, foi criada em 1960 e consiste em estimular o mercado publicitário da seguinte forma: um anunciante contrata uma agência de publicidade para a promoção de um produto, e os veículos pagam uma comissão às agências – o BV – para que elas os definam como destinatários da verba.

No mercado, entende-se que isso mantém o domínio da Globo no bolo publicitário. Foi regulamentado em 2010, é usado por todos os veículos para atrair anunciantes e é o que dá ao canal entre 10% e 20% dos grandes contratos firmados na área, já que “anunciar na Globo é retorno certo”.

Ou seja: além de querer reduzir a pó a quantidade de propaganda estatal do governo que vai para a Globo – nos últimos dois anos, a emissora teve 50% do total de verba estatal –, agora, Bolsonaro pretende mexer nos 70% de predomínio da emissora no mercado publicitário, algo que é estimulado por, por exemplo, Marcelo de Carvalho, dono da RedeTV! e principal apoiador do presidente.

SBT, RedeTV!, Record e provavelmente a Band poderão se beneficiar com a medida. O texto sobre a alteração da prática, inclusive, está pronto e será apresentado nada mais, nada menos pelo deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP), quando assumir sua cadeira no Congresso, em fevereiro.

Web detona participantes do BBB 2019 que apoiam Bolsonaro

Não é novidade que o “Big Brother Brasil” mexe com os brasileiros! Este ano, além de fuçar a vida pessoal dos jogadores, os internautas se interessaram em investigar o posicionamento político dos participantes do “BBB 2019”.

Para ser mais sincero, o povo quer saber uma informação bem específica: votou em Jair Bolsonaro ou em Fernando Haddad?

Por enquanto, as conclusões tiradas pelos internautas são de que, possivelmente, Elana, que tem um perfil ligado a Bolsonaro no Instagram, teria votado no presidente.

Já a namorada do participante Diego tinha fotos fazendo campanha pelo presidente, mas já tratou de fazer a limpa no Instagram assim que o assunto caiu na rede – o que, vale dizer, não adiantou nada.

O post A vingança de Bolsonaro! Projeto de lei deve minar verba da Globo apareceu primeiro em RD1.