sex. mar 29th, 2024

Em comum acordo, SBT prepara aposentadoria de Raul Gil e coloca apresentador na hora do almoço aos sábados

By Clayton fev 29, 2024
SBT aposentará Raul Gil e coloca apresentador para enfrentar jornalismo local Foto: SBT

Na tarde desta quinta-feira (29), o SBT pegou todos de surpresa ao anunciar que o “Programa Raul Gil” será exibido ao meio-dia dos sábados a partir de março. A surpresa é que historicamente essa faixa sempre foi dedicada à produção de conteúdo local pelas regionais e afiliadas de todo o Brasil. Entramos em contato com a direção do SBT e com exclusividade conseguimos informações sobre o que motivou a exibição do tradicional programa de auditório na faixa do almoço dos sábados.

Segundo apuração, em comum acordo com Raul Gil, desde 2023, a emissora tem reduzido o tempo de produção do programa devido à idade do apresentador: “Raul Gil é um ícone da TV e merece total respeito e transparência da nossa emissora com ele. Não tem como ele comandar um programa de 4h ou 5h como no passado. Gradativamente desde o pós-pandemia, esse tempo tem sido reduzido para atender o apresentador e sua condição”.

A partir de março, Raul Gil deixa de ter 2h30 de programa e passa a ter cerca de 2h. “A ida do Vovô Raul para a faixa do almoço faz parte dessa estratégia de permitir um descanso maior a ele. Iremos honrar nos próximos meses todos os nossos contratos comerciais e a decisão de parar será dele e de seu filho, Raulzinho. Mas queremos ele até o momento que ele aguentar vir e gravar”.

“Aproveitamos essas mudanças na programação para testar o ‘Programa Raul Gil’ em uma faixa que aos domingos já funciona muito bem uma atração de auditório. Vamos enfrentar o jornalismo local da Globo e Record e sermos uma opção de entretenimento. As regionais, como Rio, Porto Alegre, Brasília e Pará, irão exibir o programa assim como São Paulo, e a produção local deixa os sábados e assume as manhãs de domingo. Já as afiliadas, gradativamente farão essa alteração e exibirão na íntegra, no momento por opção, o nosso programa de auditório.

Historicamente, Raul sempre ocupou esse horário do meio-dia ao longo de sua história na TV, assim como foi por anos na Record. A ideia é usar, no futuro, os sábados como grade focada no entretenimento de auditório a partir do meio-dia, estratégia que já usamos no domingo. Teremos Raul Gil, Lucas Guimarães e Tirulipa nas nossas tardes”.

Veja também: