sex. abr 19th, 2024

GREVE METRÔ SP: Metroviários e Funcionários da CPTM e Sabesp decidem por paralização nesta terça-feira (03/10); Saiba quais linhas vão parar

By Clayton out2,2023

GREVE METRÔ SP começa na Terça-feira (03/10)? Saiba data prevista

Greve Metrô SP Foto: – Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma greve no metrô de São Paulo (SP) está prevista para acontecer nesta semana. Funcionários do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) irão entrar em uma paralisação de 24 horas.

Na noite desta segunda (2), as três categorias devem participar de uma assembleia coletiva para confirmar a greve.

“As metroviárias e metroviários de São Paulo aprovaram em assembleia que participarão da greve de 24 horas unificada com as categorias ferroviária e sabespiana no dia 3/10 contra as privatizações e terceirizações”, informa a nota do Sindicato publicada no site oficial dos metroviários.



Os profissionais protestam contra a privatização, que inclui linhas da rede metroferroviária e a estatal de saneamento, e terceirização dos serviços. No entanto, não deve haver interrupção do fornecimento de água.

Inclusive, o Sindicato já aprovou a retirada de uniforme e utilização de coletes desde o dia 26 de setembro.

Apesar da alta procura dos internautas, a greve do metrô SP está prevista para a terça-feira (03/10), sem antecipação para esta segunda (2).

GREVE METRÔ SP: GREVE METRÔ SP AGORA AO VIVO

“Dia 3, vamos parar. São Paulo contra a privatização e terceirização do transporte sobre trilhos, água e saneamento” informa o comunicado publicado no site dos metroviários.

Se não houver negociações, os trabalhadores do metrô SP pretendem entrar em greve de 24 horas no dia 3 de outubro (terça-feira).

Na sexta-feira (29), o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT) concedeu liminares ao Metrô e à CPTM. A operação dos serviços deve ser de 100% no horário de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e de 80% nos demais horários.

A multa para o descumprimento da norma é de R$ 500 mil para cada um dos sindicatos. Já a Sabesp deve atuar 85% durante as horas de pico. Nesse caso, o descumprimento desencadeia uma multa de R$ 100 mil.

QUAIS LINHAS VÃO ENTRAR EM GREVE?

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata podem deixar de funcionar a partir desse período.

O Sindicato dos Ferroviários de São Paulo deve paralisar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.

Já o Sindicato da Central do Brasil, que representa as linhas 11-Coral

Veja também: