sex. mar 29th, 2024

Volta do Carnaval de Rua em São Paulo com 16 Megablocos Confirmados

By Clayton fev 9, 2023
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, o Carnaval de rua de São Paulo está de volta com 16 megablocos confirmados pela Secretaria Municipal de Cultura. Além disso, a relação parcial com 281 blocos que desfilarão na capital paulista foi publicada no último sábado (7). A lista final deverá ser divulgada até o fim da semana, com a secretária Aline Torres afirmando que, até o momento, 670 grupos estão inscritos, dos quais 39 cancelaram o cadastro.

Entre os megablocos já confirmados estão Bicho Maluco Beleza, Bloco Bem Sertanejo, Bloco da Pabllo, Monobloco e Galo da Madrugada, entre outros. Além disso, a cantora Iza deverá ser uma das novidades deste ano, sendo anunciada como convidada por um dos blocos.

De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura, o pré-Carnaval será nos dias 11 e 12 de fevereiro, enquanto o Carnaval oficial será de 18 a 21. Já o pós-Carnaval será realizado no último fim de semana do mês, nos dias 25 e 26.

Os megablocos terão de encerrar os desfiles até às 19h, com a dispersão dos foliões ocorrendo em seguida. De acordo com Torres, as vias deverão estar liberadas até às 20h. Ela também destacou a importância de segurança pública, uma vez que a Polícia Militar precisa ter uma visão total do local antes de escurecer.

Locais tradicionais como Largo da Batata e a avenida Luiz Carlos Berrini foram vetados devido à orientação da PM e por problemas registrados em outros Carnavais. Já a avenida Tiradentes, na região central, não será utilizada por ser um corredor de acesso ao Sambódromo do Anhembi.

A Secretaria Municipal de Cultura projeta atrair 14 milhões de foliões ao longo do mês de fevereiro, mas a titular da pasta acredita que o número pode ser ainda maior. Com a volta do Carnaval de rua em São Paulo, os foliões poderão celebrar a tradicional festa com segurança e responsabilidade.

O termômetro utilizado para avaliar a presença de pessoas na última virada de ano na avenida Paulista é conhecido como Réveillon da Paulista. A prefeitura estima que 2 milhões de pessoas compareceram ao evento, número semelhante aos de edições anteriores antes da pandemia.

No ano passado, o Carnaval com desfile das escolas de samba foi realizado fora de época, em abril, devido à sobrecarga nas unidades de saúde no início de 2022, devido à variante ômicron do novo coronavírus. Entretanto, o desfile de rua oficialmente não aconteceu.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou que 17 blocos desfilaram sem autorização, patrocínio ou investimento público em abril.

A prefeitura tentou reagendar os desfiles de rua para julho, como uma “prévia” para 2023, mas devido à falta de patrocínio, desistiu da ideia. Mesmo assim, algumas pessoas decidiram sair na rua.

A administração Ricardo Nunes (MDB) informou em nota que duas empresas apresentaram propostas para patrocinar o Carnaval de rua deste ano. A cervejaria Ambev ganhou o lance e irá investir R$ 25,6 milhões em patrocínio, valor homologado em 6 de fevereiro.

Veja os megablocos previstos até agora no Carnaval de SP

DataBlocoLocal
11/2Bicho Maluco Beleza (Alceu Valença)Ibirapuera
12/2Acadêmicos do Baixo AugustaConsolação
12/2Megabloco do Fervo – O maior da Zona NorteAvenida Luiz Dumont Villares
12/2MonoblocoIbirapuera
18/2Agrada GregosIbirapuera
19/2Bloco BeatLokoAvenida Marques de São Vicente
19/2Bloco Bem Sertanejo (Michel Teló)Ibirapuera
19/2Bloco da PablloIbirapuera
19/2Explode CoraçãoRepública
20/2Bloco Pinga Ni Mim (Villa Country)Ibirapuera
21/2Bloco da Latinha MixIbirapuera
21/2Galo da MadrugadaIbirapuera
21/2PsyShakeAvenida Marques de São Vicente
25/2Navio Pirata – BaianaSystemIbirapuera
26/2Bloco da PretaIbirapuera
26/2Pipoca da RainhaConsolação

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

Veja também: