sex. abr 19th, 2024

Irã ataca Israel com mísseis e dezenas de drones após ataque em embaixada na Síria; EUA declara retaliação

By Clayton Lima abr14,2024

Ataque coordenado aumenta tensões na região, enquanto EUA posicionam navios de guerra para proteger aliado

Por Clayton Lima, Nitro News Brasil, 13 de abril de 2024, 19h23

O Irã enviou drones e mísseis para atacar o território de Israel neste sábado (13), disseram militares israelenses. Os drones vão demorar horas para alcançar o território israelense, o que não havia acontecido até a última atualização desta reportagem.

Porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF) confirma ataque

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Daniel Hagari, e a Guarda Revolucionária do Irã confirmaram a informação.



Retaliação após ataque à embaixada iraniana na Síria

Segundo o Canal 12, de Israel, o Irã lançou dezenas de drones e mísseis, num total de cerca de cem artefatos. Alguns teriam sido derrubados pelas Forças israelenses quando sobrevoavam a Síria e a Jordânia – antes, portanto, de chegarem ao espaço aéreo do país. A previsão é que os drones cheguem a Israel às 20h deste sábado (ou 2h da madrugada deste domingo no horário local). As IDF afirmam que foram mais de cem drones, mas não falou sobre o número de mísseis.

Preparativos dos países envolvidos

Trata-se de uma retaliação depois de um bombardeio no dia 1º de abril contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria, em que um comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã foi morto. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse que “os avisos necessários foram dados aos Estados Unidos” sobre o ataque de retaliação. Após o Irã colocar os drones no ar, a Casa Branca afirmou que o ataque vai se desenrolar durante horas.

Alerta e monitoramento

Três fontes da agência de notícias Reuters no Iraque afirmaram que viram mais de 20 drones voando na região de Sulaymaniya vindos da direção do Irã.

Impacto nos espaços aéreos

Segundo o Flightradar, um site que monitora a aviação, os espaços aéreos de Israel, Jordânia, Iraque e Líbano estão fechados.

Reação de Israel

As IDF afirmaram que estão em alerta máximo e monitoram constantemente a situação operacional. No fim, elas pedem para que as pessoas em Israel sigam instruções do comando e os anúncios oficiais das forças.

Preparação prévia

Israel já vinha se preparando há dias para um possível ataque do Irã, segundo autoridades israelenses. O país estava “monitorando de perto um ataque planejado” de Irã ou um de seus grupos aliados.

Navio português apreendido

A Guarda Revolucionária iraniana apreendeu um navio de carga português neste sábado (13) no Estreito de Ormuz, afirmou a agência de notícias estatal iraniana IRNA. Um helicóptero das forças especiais da Marinha da Guarda abordou o navio de carga português, chamado MSC Aries, e o levou para águas territoriais do Irã. Segundo a Guarda Revolucionária, a embarcação está “ligada a Israel”.

 

Veja também: