qui. mar 28th, 2024

Nº de mortos sobe para 9 após ciclone extratropical no RS; 22 estão desaparecidos

By Clayton jun 17, 2023

Temporais causados por ciclone extratropical deixam rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Morte e desaparecimentos

De acordo com a Defesa Civil, nove pessoas perderam a vida e outras 22 estão desaparecidas como consequência dos temporais provocados pelo ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul desde a madrugada de sexta-feira (16). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil no início da tarde de sábado (17). A maior parte das mortes ocorreu em São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Maquiné, Gravataí, Caraá, Bom Princípio e São Sebastião do Caí. Além disso, há pessoas desaparecidas em Maquiné, Três Forquilhas e Caraá.

Aulas canceladas

Por questões de segurança, prefeituras de 21 cidades decidiram cancelar as aulas em escolas na sexta-feira devido aos problemas causados pelo ciclone extratropical no estado. Cidades como Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Tramandaí, Torres e Viamão foram algumas das afetadas pelas fortes chuvas e ventos.

Hospital alagado

O Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, no Litoral Norte do RS, foi totalmente inundado pelas chuvas intensas que atingiram a cidade. A unidade de saúde ficou completamente alagada, obrigando a restrição total dos atendimentos desde a noite de quinta-feira (15). O serviço de tomografia continua suspenso, e procedimentos eletivos estão sendo reagendados.

Resgate de bote na UPA

Em Sapiranga, o Corpo de Bombeiros utilizou botes para resgatar dois pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) devido à inundação causada pelo ciclone extratropical. Outros 15 pacientes foram encaminhados para o hospital da cidade, onde receberam acolhimento e atendimento médico de urgência e emergência.

Morador e cachorro resgatados

Um morador e um cachorro foram resgatados de helicóptero em Lindolfo Collor, uma cidade localizada a cerca de 60 km de Porto Alegre. Eles estavam ilhados devido às fortes chuvas e receberam ajuda por meio de um resgate aéreo.

Força da chuva arrasta casa em Caraá

Imagens registradas em Caraá mostram a força do temporal arrastando uma casa na localidade de Passo do Marco. Dois idosos e uma adolescente estavam dentro da residência no momento do incidente, segundo informações da prefeitura.

Apelo nas redes sociais

O prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, foi até as redes sociais para fazer um apelo para que as pessoas deixem as próprias casas por causa dos alagamentos provocados pelas fortes chuvas, nesta quinta-feira (15).

A cidade, que fica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, recebeu alerta de “Grande Perigo” para chuvas intensas e ventos fortes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Diversas cidades do RS registaram alagamentos por causa da passagem de um ciclone extratropical.

Como ajudar

Prefeituras estão definindo medidas emergenciais para enfrentar os prejuízos do temporal. Veja, abaixo, os canais de contato disponibilizados para ajudar os atingidos.

Porto Alegre – A prefeitura de Porto Alegre informa que o ginásio do Demhab, no Bairro Santana, está aberto para acolher e alimentar quem precisar. Em casos de emergência, a administração municipal pede que a população ligue para os telefones 199 ou 193.

Canoas – A prefeitura informa que o Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000), o Centro Olímpico Municipal (Rua Araguaia, 1151) e o Centro de Convivência do Idoso (R. Clemente Pinto, 92) estão acolhendo os desabrigados.

Lindolfo Collor – A prefeitura informa que o ponto de coleta de cobertores, agasalhos, água, remédios e alimentos ficará concentrado na Escola Estadual Walter Herrmann. O pavilhão da Igreja Luterana está acolhendo os desabrigados.

Sapiranga – Donativos como roupas, cobertores e alimentos para as pessoas atingidas estão sendo recolhidos na Assistência Social do município e no ginásio da escola Doutor Décio Gomes Pereira, onde está acontecendo o atendimento de desabrigados.

Novo Hamburgo – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está solicitando doação de cobertores, casacos e sapatos. Os donativos podem ser entregues no Centro Administrativo Leopoldo Petry e nos pontos de coleta da Campanha do Agasalho da cidade. A Defesa Civil do município pode ser contatada pelos telefones 3587-7863/3097-9408.

São Leopoldo – A Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. O telefone (51) 2200-0633 funciona somente em horário comercial, informa a prefeitura. A população pode buscar auxílio por estes canais para situações decorrentes dos transtornos causados pela chuva.

Capão da Canoa – A Defesa Civil de Capão da Canoa informa que a população que necessitar de ajuda pode entrar em contato pelo telefone (51) 9 9206-9452.

Torres – Os contatos disponibilizados pela Prefeitura para casos de emergência e situações de risco são os telefones (51) 3626 9150 ramal 207, da Defesa Civil, ou o 193 do Corpo de Bombeiros.

Tramandaí – De acordo com o Secretário de Segurança e Coordenador da Defesa Civil, Claudiomir da Silva Pedro, aqueles que tiveram danos em suas casas e precisam de lonas e materiais, devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O atendimento ao público segue até as 19h. O telefone para contato é o 51 98200-8010.

Taquara – Desalojados ou desabrigados pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 99303-8172.

Caraá – Um abrigo comunitário será aberto em frente à sede da prefeitura. O local terá capacidade para atender cerca de 350 pessoas.

Ivoti – Doações para os afetados pela chuva serão recebidas no Ginásio da Comunidade Católica do município, a partir das 14h.

Defesa Civil do RS – A Defesa Civil afirma que está com equipes atuando em todo o RS, em especial nas regiões da Serra e do Litoral Norte. Para solicitar apoio ou socorro, os números de emergência são 193 (Corpo de Bombeiros Militar) e 190 (Brigada Militar).

Ciclone extratropical

Um ciclone extratropical que está passando pela costa da Região Sul do Brasil provocou chuvas intensas e ventos fortes no Rio Grande do Sul durante a madrugada desta sexta-feira. Diversas cidades do estado registram alagamento, estradas bloqueadas, voos cancelados e falta de luz.

De acordo com a Climatempo, o ciclone extratropical deve se aprofundar em todo o litoral da Região Sul do Brasil, originando uma nova frente fria, que resultará em chuvas intensas e volumosas e rajadas de vento forte em todo o RS e SC.

A Defesa Civil do RS emitiu alerta para a chuva intensa e ventos fortes nas regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre. Os rios Caí, Paranhana e Sinos têm possibilidade de cheias. O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar estão mobilizadas para dar assistência às comunidades mais afetadas.

Fim de semana

Neste sábado (17), a Climatempo indica que o tempo deve ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul. No Nordeste, no Litoral e em alguns pontos da Serra, no entanto, ainda deve chover durante o dia, mas de forma menos intensa do que nos dias anteriores. Nas mesmas áreas, também deve haver vento com cerca de 60 km/h de velocidade.

Na maior parte do estado, o tempo deve se manter firme, sem chuva forte, mas com nebulosidade, principalmente na manhã e na tarde.

Já no domingo (18), uma massa de ar de origem polar, que é fria e seca, deve avançar pelo estado, causando geada ampla no RS, e também sobre Santa Catarina e o sul do Paraná. O dia deve ter tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, com geada da Campanha à Serra e ao Norte do estado, sempre com temperaturas baixas. Em algumas cidades, os termômetros devem ficar abaixo dos 4°C no início do dia.

A chuva pode voltar a algumas cidades na segunda-feira (19), principalmente na metade sul do RS a partir do meio-dia. A chuva nas regiões Leste e Norte deve ocorrer entre segunda e quarta-feira (22).

A Climatempo ainda indica que entre os dias 25 e 29 de junho pode haver mais temporais no Rio Grande do Sul, com possibilidade de acumulados elevados, causados por mais duas frentes frias que passam pelo sul do país.

Veja também: