sex. abr 19th, 2024

Furacão Otis deixa quase 100 mortos e desaparecidos no México

By Clayton out30,2023

Tempestade de categoria 5 atingiu Acapulco com ventos de 266 km

O número de vítimas fatais e desaparecidos em decorrência do furacão Otis, uma tempestade de categoria 5 que assolou a bela cidade turística mexicana de Acapulco, no litoral do Pacífico, na última semana, é agora ainda mais alarmante. Segundo as autoridades do estado de Guerrero, a cifra se elevou para aproximadamente 100 pessoas, conforme comunicado nesta segunda-feira (30). Otis investiu sobre Acapulco com ventos de intensidade extrema, alcançando a marca de 266 quilômetros por hora na fatídica quarta-feira (25). O impacto foi devastador, resultando em inundações, desprendimento de telhados de residências, hotéis e outros empreendimentos comerciais, além de deixar veículos submersos e interromper as comunicações, as vias de transporte terrestre e as ligações aéreas.

Evolução alarmante das estatísticas de vítimas

A governadora de Guerrero, Evelyn Salgado, que é responsável pela administração de Acapulco, lamentou a triste realidade da região. Ela relatou que o número de mortos oficialmente confirmados chega a 45, enquanto outros 47 indivíduos estão desaparecidos, baseando-se em informações prestadas pelas autoridades estaduais. Esses números são ainda mais preocupantes quando comparados ao que foi divulgado no domingo anterior, quando a governadora afirmava que o total de óbitos era de 43. Essa atualização de estatísticas torna evidente a gravidade da situação enfrentada pela população local e a dificuldade que as autoridades enfrentam para contabilizar com precisão as vítimas.

Confusão nos relatórios de óbitos

As informações sobre o desastre foram também alvo de discrepâncias. No final da tarde de ontem, autoridades federais de proteção civil do México divulgaram que o número de óbitos era de 48, sendo 43 em Acapulco e cinco em Coyuca de Benítez, cidade vizinha. Isso confirma a complexidade da situação e a necessidade de esforços coordenados para enfrentar a crise humanitária que se desenrola na região. A discrepância nos números relatados reforça a necessidade de uma resposta urgente e eficaz para lidar com os impactos devastadores do furacão Otis.



A recuperação e o apoio às vítimas

As operações de busca e resgate estão em andamento em Acapulco, com equipes de resgate trabalhando incansavelmente para localizar os desaparecidos e prestar ajuda humanitária às vítimas. O governo mexicano, em colaboração com organizações de ajuda humanitária, está mobilizando recursos para atender às necessidades imediatas da população afetada. Isso inclui a distribuição de alimentos, água potável, abrigo e assistência médica, bem como o estabelecimento de abrigos temporários para aqueles que perderam suas casas.

Desafios em meio à devastação

As consequências do furacão Otis não se limitam às perdas humanas, mas também à destruição generalizada da infraestrutura local. Estradas e pontes foram danificadas ou destruídas, tornando o acesso a áreas afetadas um desafio. Além disso, a cidade de Acapulco enfrenta a ameaça de inundações contínuas, uma vez que as chuvas persistentes continuam a elevar o nível dos rios e causar deslizamentos de terra. A recuperação será uma tarefa árdua e demorada.

Solidariedade nacional e internacional

O México não enfrenta essa tragédia sozinho. A comunidade internacional, incluindo países vizinhos, ofereceu apoio e solidariedade. As Nações Unidas também se manifestaram prontamente, prometendo assistência humanitária e recursos para ajudar o México a se recuperar desse desastre. A solidariedade nacional e internacional desempenhará um papel fundamental na resposta eficaz a essa crise.

O furacão Otis deixou uma marca indelével na cidade de Acapulco e no estado de Guerrero, com um número crescente de vítimas fatais e desaparecidos. A tragédia destaca a importância de preparação e resposta eficaz a desastres naturais, bem como a necessidade de ajuda humanitária imediata e a longo prazo para apoiar a recuperação da região. À medida que as operações de resgate e assistência continuam, a solidariedade nacional e internacional desempenha um papel crucial na superação dessa crise humanitária.

Veja também: