sex. mar 29th, 2024

Após 8 horas de buscas, trabalhador é resgatado com vida em silo de cooperativa que explodiu no Paraná

By Clayton Lima jul 27, 2023

Homem é resgatado em estado grave após série de explosões em silo de cooperativa no Paraná

Um trabalhador que estava entre os desaparecidos na série de explosões em um silo da C.Vale, em Palotina, no oeste do Paraná, foi resgatado com vida após oito horas de buscas, na madrugada desta quinta-feira (27). O homem foi socorrido em estado grave e levado para um hospital de Cascavel.

Explosões devastam silo da C.Vale em Palotina, deixando oito mortos e um desaparecido

As explosões aconteceram no fim da tarde de quarta-feira (26), causando a morte de oito pessoas e deixando pelo menos 11 feridas. Além disso, uma pessoa ainda continua desaparecida.

Vítima resgatada é haitiana e sofre queimaduras pelo corpo, revelam os bombeiros

O trabalhador resgatado com vida na madrugada desta quinta-feira é um haitiano que apresentava queimaduras em várias partes do corpo, de acordo com informações dos bombeiros. Ele foi o primeiro a ser resgatado entre os funcionários desaparecidos, trazendo esperança para as equipes de busca.

Buscas prosseguem durante a madrugada com indícios de trabalhadores vivos

Os socorristas continuaram as operações de busca durante a madrugada de quinta-feira, por volta da 1h30, após ouvirem gritos provenientes da área atingida pelas explosões. Esses sons indicam a possibilidade de que outros trabalhadores estejam com vida sob os escombros, aumentando a urgência dos esforços de resgate.

Força-tarefa com mais de 30 socorristas e cães farejadores é mobilizada

Uma força-tarefa foi montada com mais de 30 socorristas e cães farejadores para auxiliar nas operações de busca e resgate. A complexidade da situação exigiu a mobilização de equipes especializadas e recursos adicionais, incluindo o apoio do Governo do Paraná, que enviou duas aeronaves e profissionais capacitados para reforçar os trabalhos.

C.Vale colabora com as forças de segurança

Em nota oficial, a C.Vale, cooperativa responsável pelo silo atingido pelas explosões, afirmou que está colaborando com as forças de segurança no gerenciamento da crise. A empresa expressou sua preocupação com a integridade dos colaboradores afetados pelo incidente e prestou condolências às famílias das vítimas.

Capitão dos Bombeiros ressalta a gravidade da situação

O capitão Guilherme Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, destacou a complexidade do resgate, explicando que as vítimas estavam em um túnel que conectava os armazéns do silo no momento das explosões. Ele enfatizou a corrida contra o tempo que as equipes de resgate enfrentam, enquanto trabalham incansavelmente para encontrar mais sobreviventes.

Explosões ocorreram devido à concentração de partículas inflamáveis

Rodrigues explicou que o silo de secagem sofreu uma sequência de pelo menos cinco explosões. A razão para esse acontecimento está relacionada à presença de partículas inflamáveis no ambiente, especialmente na área da primeira explosão. Essas partículas acabaram propagando o fogo e causando o colapso de outras estruturas metálicas próximas.

Cooperativa C.Vale investiga as causas do incidente

Em sua nota oficial, a C.Vale informou que ainda está investigando as causas do sinistro de grandes proporções ocorrido em sua unidade central de recebimentos de grãos em Palotina. A cooperativa ressaltou que está comprometida em identificar todas as variáveis que levaram ao incidente, para fornecer esclarecimentos e informações completas à comunidade e autoridades envolvidas.

Veja também: