Aos 91 anos, Laura Cardoso vai participar de “A Dona do Pedaço”

Laura Cardoso
Laura Cardoso vai participar de “A Dona do Pedaço”, novela das 21h (Imagem: Raquel Cunha / Globo)

A veterana Laura Cardoso, 91 anos, vai marcar presença em “A Dona do Pedaço”. A atriz adiantou a novidade em bate-papo com o repórter Reuber Diirr, do RD1, durante o lançamento do livro “Sobre a Capacidade de Amar e Outros Assuntos Poéticos”, de Walcyr Carrasco, autor da novela das 21h. Laura, cabe lembrar, foi um dos primeiros nomes ventilados para o folhetim; a personagem, Cornélia, acabou nas mãos de Betty Faria.

“A relação com o Walcyr é de muita amizade, de admiração linda por ele. Acredito em tudo que ele escreve e faz. Walcyr é mil! Acho que eu vou entrar nesta [novela], mas mais pra frente. Ainda não sei, mesmo”, disse. A saída da atriz do elenco se deu antes do início das gravações, devido ao esforço físico exigido pela personagem; Betty, de 78 anos, demonstra “mais disposição” para as cenas em que Cornélia trabalha coletando papel.

A troca ocorreu após Fernanda Montenegro, de 89, passar mal durante os trabalhos da trama no Rio Grande do Sul. A Globo então preferiu poupar Cardoso, que, em 2016, desfalcou o elenco de “Sol Nascente” por conta de uma infecção urinária. A atriz voltou à ativa antes do último capítulo. Depois, surgiu vendendo saúde como a cafetina Caetana, de “O Outro Lado do Paraíso” (2017) – que, em razão do sucesso, ganhou sobrevida, participando das duas fases da novela.

“O Outro Lado do Paraíso”, aliás, foi a quinta parceria de Laura Cardoso e Walcyr Carrasco. Os dois trabalharam juntos pela primeira vez em “A Padroeira” (2001), às 18h. Em 2003, ela se encarregou de Carmem, avó de Ana Francisca (Mariana Ximenes), protagonista de “Chocolate com Pimenta”. Já em 2012, Laura deu vida à Dorotéia, beata de passado nebuloso, em “Gabriela”. Ainda, “O Profeta” (2006), de Duca Rachid e Thelma Guedes, da qual Walcyr foi supervisor.

O post Aos 91 anos, Laura Cardoso vai participar de “A Dona do Pedaço” apareceu primeiro em RD1.