Chegada de ciclone desaloja quase 300 mil pessoas no litoral da Índia

Autoridades esperam chuvas 'muito intensas' na 5ª-feira
Autoridades esperam chuvas ‘muito intensas’ na 5ª-feira
Amit Dave/Reuters – 11.6.2019

A chegada de um ciclone “muito severo”, que pode ter rajadas de até 170 quilômetros por hora, provocou a evacuação de quase 300 mil pessoas no litoral oeste da Índia, informaram as autoridades nesta quarta-feira (12).

O Departamento de Meteorologia da Índia prevê que a tempestade se desloque a mais de 13 quilômetros por hora (km/h) através do estado de Gujarat (oeste) e da ilha de Diu (oeste) com ventos dentre 145 e 170 km/h na manhã da quinta-feira, indicou em comunicado.

As autoridades esperam, além disso, chuvas “muito intensas” sobre várias regiões de Gujarat com precipitações torrenciais de entre 115 e 204 mililitros diários.

As autoridades de Gujarat informaram hoje à imprensa que aproximadamente 280 mil pessoas serão transferidas a refúgios temporários durante a passagem da tempestade.

De acordo com o Departamento de Meteorologia, às 13h local (4h45, em Brasília), o ciclone estava a 290 quilômetros do litoral da cidade de Bombaim (oeste).

Esta tempestade coincide com uma onda de calor no norte e no sul do país, onde foram registradas temperaturas recordes no país.

De acordo com os reportes meteorológicos, Nova Délhi chegou a registrar 48ºC na segunda-feira, a temperatura mais alta nesta época do ano.

Em algumas cidades, como a cidade de Churu, foram registradas temperaturas acima dos 50 graus.