qui. mar 28th, 2024

Por que tanta gente escolhe o Canadá como opção para viajar e morar?

By Clayton out 23, 2023

Uma nação diversificada e acolhedora

Embora Europa e Escandinávia apareçam com frequência no topo de rankings sobre os países mais saudáveis ou mais agradáveis para a criação de filhos no mundo, o Canadá tem subido silenciosamente nas classificações, se consolidando como uma ótima opção de nação para chamar de casa.

Ranking de melhores cidades para se morar

Essa nova perspectiva ficou especialmente evidente no último ranking de melhores cidades para se morar elaborado pela Economist Intelligence Unit, que elegeu três cidades do Canadá para os 10 primeiros lugares da lista – nenhum outro país foi tão bem representado.

Ofertas de saúde e educação perfeitas

As três principais cidades canadenses citadas incluem Vancouver (5º lugar), Calgary (empatado em 7º com Genebra) e Toronto (9º lugar), cada uma com pontuações perfeitas em termos de ofertas de saúde e educação. Esses fatores atraem os canadenses, que elogiam políticas governamentais positivas que melhoram a qualidade de vida no país.

Políticas progressistas e cuidados de saúde universais

“Nossas políticas progressistas e cuidados de saúde universais fazem do Canadá um lugar maravilhoso para se viver”, disse Samantha Falk, moradora de Vancouver. “Não consigo imaginar viver num país onde tenho de me preocupar em poder pagar uma consulta médica ou levar o meu filho ao hospital, ou correr o risco de falência por ter câncer.”

Comunidade e qualidade de vida

Esse sentimento se estende para além da política, criando um senso de comunidade que melhora a vida, tanto no trabalho como em casa, de quem vive por ali.

Comunidade amigável e solidária

“Desde ajudar nas escolas até apoiar os idosos ou os pequenos empresários, os canadenses são conhecidos por sua natureza amigável e solidária”, diz Jane Stoller, moradora de Vancouver e fundadora da Organized Jane, um serviço de consultoria para organização dos negócios e da vida em geral.

Ambiente positivo para prosperar

“Esse senso de camaradagem promove um ambiente positivo onde os indivíduos podem prosperar e encontrar realização tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.”

Os canadenses adoram a forte conexão que o país tem com a vida ao ar livre Foto: GETTY IMAGES

Transporte público eficiente

O investimento do Canadá em transporte público e sistemas de trânsito também facilita a locomoção nas grandes cidades.

Estilo de vida sem carro

Falk, que também morou em Montreal, Calgary e Toronto, só tirou carteira de motorista aos 24 anos. Um amigo dela só emitiu a dele aos 53, simplesmente porque não precisavam de carro para se locomover.

Natureza integrada ao estilo de vida

No entanto, o que os moradores mais apreciam é a forte ligação que o país tem com a natureza. “Todas as três cidades [melhores para viver] – como tantas cidades no Canadá – estão localizadas perto da natureza e também a incorporaram no design da sua cidade”, diz Falk.

Experiência de natureza urbana

“Existe o sistema de ravinas [vales ou cânions de menor proporção] e as praias em Toronto; Mont Royal e as ruas arborizadas em Montreal; e Vancouver tem o Stanley Park, um dos melhores exemplos mundiais de natureza urbana.”

Povo do ar livre

Mas mesmo fora das grandes cidades, o foco na natureza continua a ser uma característica proeminente, espelhando a importância da vida selvagem para os residentes. “Somos pessoas do ar livre!”, diz Falk.

Três cidades, três apelos únicos

Espalhadas pelo segundo maior país do mundo (em extensão territorial), cada uma das três cidades canadenses tem seu apelo único. Conversamos com moradores de cada localidade para descobrir o que os faz viver e amar suas respectivas cidades.

O Stanley Park de Vancouver é um oásis verde e um dos maiores parques urbanos do mundo Foto: GETTY IMAGES

Vancouver: O paraíso na costa oeste

Localizada na pitoresca costa oeste do país, Vancouver se destacou como a melhor cidade para se viver no Canadá graças às pontuações altíssimas nos índices de cultura e meio ambiente.

Beleza natural inigualável

“A combinação única e deslumbrante de montanhas e oceano de Vancouver a torna irresistível”, disse Falk, que dirige sua empresa de comunicações de fora da cidade. “Mesmo depois de 20 anos morando em Vancouver, a cidade ainda me deixa sem fôlego.”

Atividades ao ar livre imperdíveis

Para aproveitar ao máximo a cidade e se sentir em casa, ela diz que é preciso sair de casa – mesmo (e principalmente) quando está chovendo. Um lugar fácil para fazer isso é o Stanley Park, um parque público de 405 hectares no centro da cidade que tem uma floresta tropical costeira com árvores centenárias, incluindo o toco ainda de pé de um cedro vermelho de até 800 anos chamado de Árvore Oca.

Espírito aventureiro

Para os verdadeiramente aventureiros, ela recomenda caminhar pela trilha Grouse Grind de 2,9 km até a face da Grouse Mountain. “Muitas vezes chamada de ‘escadaria’ da natureza, a trilha vai fazer você sentir vontade de vomitar, mas a recompensa no topo vale a pena”, disse ela. “Tome um café ou uma taça de vinho no restaurante no topo da montanha e aprecie a vista – e desça no elevador de gôndola.”

Gastronomia rica

Para quem prefere aventuras mais calmas, o cenário gastronômico é difícil de superar. “De restaurantes chiques a food trucks descolados e feiras livres, você nunca ficará sem lanches saborosos”, disse Stoller.

Cenário tecnológico e empreendedorismo

Os moradores elogiam especialmente as opções de sushi de Vancouver, que ela afirma formarem a melhor e mais barata seleção de restaurantes de sushi fora do Japão.

Cultura empreendedora e colaborativa

A cidade também promove uma mentalidade empreendedora e colaborativa que cria uma sensação acolhedora de lar. “As pessoas de Vancouver têm a mente aberta, são diversas e adoram se unir em iniciativas artísticas, tecnológicas ou verdes”, disse Stoller.

Os moradores descrevem Calgary como tendo uma sensação de cidade pequena com comodidades de cidade grande Foto: GETTY IMAGES

Calgary: O charme de uma cidade pequena

Situada perto das Montanhas Rochosas, na província ocidental de Alberta, Calgary superou as outras duas cidades canadenses com seu resultado de estabilidade perfeita.

Comunidade amigável e acolhedora

Os moradores descrevem Calgary como tendo uma sensação de cidade pequena com comodidades de cidade grande, ao mesmo tempo que tem um custo de vida mais baixo do que outras cidades comparáveis do Canadá.

Ofertas culturais e vida noturna vibrante

“Apesar de ser uma das maiores cidades do Canadá, Calgary consegue manter um charme único, que vem de habitantes locais amigáveis, uma mentalidade voltada para a comunidade e mercados de agricultores centrados na vizinhança”, afirma a moradora e blogueira de viagens Lora Pope.

Diversidade e prosperidade

“No entanto, não falta nada quando se trata de restaurantes da moda, festivais culturais e vida noturna incrível.” A cidade também é diversa – a terceira mais diversificada do Canadá, com mais de 240 origens étnicas e 165 idiomas.

Setor de petróleo e gás

Calgary também possui uma lucrativa indústria de petróleo e gás, uma grande comunidade empresarial de colarinho branco e um custo de vida acessível. “Os locais têm dinheiro e adoram gastá-lo”, diz Jessie P. Cayabo, profissional de comunicação que se mudou de Edmonton para a cidade há três anos.

Vida agitada no verão

Isso significa que o centro da cidade e os arredores ficam lotados durante os meses de verão, enquanto durante a temporada de hóquei os ternos e gravatas são trocados por camisetas do Calgary Flames, o time local.

Calgary Stampede: A festa do cowboy

O rodeo Calgary Stampede, realizado anualmente (começa na primeira sexta-feira de julho), serve como uma festa de 10 dias que recebe pessoas de todo o mundo e em que todos usam roupas no estilo cowboy.

Calgary no inverno: Diversão ao ar livre

“As pessoas saem. Os pátios estão lotados e os restaurantes estão ocupados”, repetiu a moradora Shannon Hughes, proprietária da empresa de consultoria Captivate Benefits, com sede em Calgary. Ela sugere reservar um lugar no restaurante Major Tom ao pôr do sol para apreciar verdadeiramente a vista das montanhas da cidade.

A rede PATH de Toronto conecta mais de 30 km de restaurantes, lojas, serviços e entretenimento Foto: GETTY IMAGES

Toronto: Uma metrópole vibrante e diversificada

A cidade mais populosa do Canadá, Toronto combina a vibração de uma cidade grande com mais de 1.500 parques que mantêm os moradores conectados com a vida ao ar livre.

Infraestrutura centrada no ser humano

Com uma pontuação perfeita na subclassificação de estabilidade, Toronto mantém uma sensação de segurança que permite que as pessoas se sintam confortáveis, quer estejam caminhando, usando transporte público ou andando de bicicleta.

PASS – Passarela subterrânea facilita a vida no inverno

Em particular, a infraestrutura centrada no ser humano significa que a vida é muito mais fácil do que em outras grandes cidades semelhantes. Os moradores elogiam especialmente o PATH, uma passarela subterrânea para pedestres que torna o inverno canadense mais suportável.

Diversidade cultural enriquece a cidade

Esta diversidade cultural enriquece a comunidade por meio de uma variedade de festivais, cozinhas de todos os preços e do respeito pela partilha de novas ideias e formas de vida.

Cena tecnológica em crescimento

O espírito empreendedor também influencia Toronto, com grandes empresas (Uber, Google e Facebook têm escritórios ali) até novas startups. Nos últimos anos, a cidade se tornou o terceiro maior centro tecnológico da América do Norte, atrás apenas de Nova York e do Vale do Silício.

Integração multicultural

Quando combinada com a comunidade diversificada da cidade, a cena tecnológica cria uma grande exposição a pessoas de diferentes culturas e origens, dizem os moradores.

Experiência internacional sem sair da cidade

“É interessante aprender hábitos culturais em relação ao trabalho e à vida pessoal”, diz Jonathan Azouri, CEO e cofundador do CatchCorner, um aplicativo para reservar instalações esportivas. “É quase como se você ganhasse uma experiência de vida profissional internacional sem precisar sair da cidade.”

Canadá, opção, viajar, morar, diversidade, acolhedor, melhores cidades, saúde, educação, políticas progressistas, cuidados de saúde universais, comunidade, qualidade de vida, comunidade amigável, solidária, transporte público, estilo de vida, sem carro, natureza, experiência, natureza urbana, povo, ar livre, três cidades, vantagens, Vancouver, beleza natural, vida ativa, explorar, máximo, atrações naturais, imperdíveis, Grouse Mountain, aventuras, gastronomia, diversificada, Calgary, charme, cidade pequena, vida agitada, diversificada, diversidade, prosperidade, setor de petróleo e gás, vida agitada, verão, Calgary Stampede, festa do cowboy, inverno, diversão ao ar livre, Toronto, metrópole, diversificada, infraestrutura, ser humano, conveniência, acessibilidade, diversidade cultural, cultura, festivais, cenário tecnológico, experiência profissional internacional, morar, viajar, qualidade de vida

Veja também: