ter. abr 16th, 2024

Quais os tipos de lentes para câmeras mais usados?

By Aldair dos Santos jun9,2022

Não importa se você tira ou deseja tirar fotografia de produto, de paisagem, de casamento ou qualquer outro tipo de foto. A fotografia sem lentes é possível, mas pouco prática. 

 

Em sua forma mais básica, podemos identificar uma câmera como um espaço separado (“corpo da câmera”) em um lado que permite convergir e projetar em uma superfície, isso é chamado de câmera escura. 



 

No entanto, essas câmeras produzem imagens suaves com poucos detalhes. É aí que entram as lentes. Ao colocar um único ou uma série de elementos de vidro no corpo da câmera, a luz agora pode ser focalizada para atingir a superfície com maior clareza. 

 

O movimento dos elementos de vidro pode ser interpretado como a capacidade de foco da lente. Mas, afinal, quais são os tipos de lentes para câmeras mais usados? 

 

Continue a leitura e confira uma lista com alguns dos tipos de lentes mais comuns no mundo da fotografia! 

 

Tipos de lentes mais usados 

Sem mais delongas, aqui estão alguns dos tipos de lentes mais usados em câmeras, para diferentes necessidades. 

 

1. Lente Padrão/Normal

Supõe-se que o olho humano tenha uma distância focal aproximada de cerca de 50 mm, por isso a lente de 50 mm é chamada de “padrão”ou “normal”. 

 

Essa é uma excelente lente para iniciantes porque geralmente são muito nítidas, leves, pequenas e baratas. 

 

Os modelos profissionais não diferem muito, mas geralmente têm aberturas máximas mais amplas, estabilização de imagem e clareza óptica aprimorada.

 

2. Lente Telefoto

Lentes de distância focal mais longa, lentes telefoto, são usadas para se aproximar perceptivelmente dos assuntos, mantendo a câmera distante. Isso é especialmente útil para fotografia de vida selvagem porque permite que o fotógrafo capture animais se comportando naturalmente, sem perturbações. 

 

Um fotógrafo esportivo achará as lentes telefoto cruciais para capturar a ação em um campo ou em uma arena, garantindo que o assunto permaneça grande e o ponto de foco na composição. 

 

Alguns fotógrafos de retratos também preferem lentes telefoto por causa da compressão de perspectiva que elas têm inerentemente. 

 

Quanto maior a distância focal, menor a profundidade de campo e, por causa disso, as lentes telefoto geralmente criam um belo efeito bokeh, (elementos de fundo/primeiro plano fora de foco) que melhoram algumas imagens. 

 

Boas telefotos costumam ser pesadas, grandes e difíceis de carregar, por isso são frequentemente usadas em conjunto com monopés e tripés.

 

3. Lente Macro

Uma verdadeira lente macro reproduz o assunto no sensor de imagem em tamanho real, ou seja, o tamanho que um assunto ocupa na vida real, será quanto espaço ele ocupa no sensor de imagem na distância mínima de foco.

 

A proporção de reprodução é muitas vezes referida como 1:1. Outras lentes com recursos “macro” não são lentes macro verdadeiras e geralmente têm taxas de reprodução de 1:2-1:4, o que significa que os assuntos ocupam apenas metade ou um quarto de seu tamanho real no sensor de imagem. 

 

Quanto maior a taxa de reprodução, maior a ampliação e, portanto, mais detalhes podem ser gravados pela câmera.

 

4. Lente grande angular

Uma lente grande angular normalmente mostra um campo de visão mais amplo do que o olho humano pode. Portanto, qualquer lente abaixo de 50 mm de distância focal é geralmente considerada ampla. 

 

Esses tipos de lentes são bons para qualquer gênero fotográfico, apesar dos mitos associados a esse tipo de lente. Mas, geralmente, os fotógrafos usam lentes grande angulares para encaixar mais a cena e fornecer contexto aos assuntos. 

 

Eles podem sofrer de distorção de almofada de alfinetes, onde as bordas retas parecem se curvar em direção ao centro da armação, mas as lentes retilíneas corrigem essa flexão. 

 

É importante perceber, porém, que quanto mais próximo da borda do quadro se coloca o assunto, e quanto mais ampla a lente, mais distorcido o assunto aparecerá. As lentes grande angular são geralmente menores e mais leves do que a maioria das lentes. 

 

Eles também têm uma capacidade inerente de aumentar a profundidade de campo em uma imagem, para que as coisas pareçam nítidas de frente para trás quando focadas corretamente.

 

Conclusão

Se você está pensando em trabalhar com fotografia, é extremamente importante saber pelo menos quais são os tipos de lentes mais utilizadas. 

 

Afinal, cada uma delas pode ser usada para uma necessidade diferente e, por esse motivo, é fundamental saber qual é a melhor opção para você.

 

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de lentes e como elas funcionam, faça a sua escolha!

Veja também: