ter. abr 16th, 2024

27ª Parada do Orgulho LGBT+ reúne multidão em SP: ‘Queremos políticas públicas’ é o tema desta edição

By Clayton jun12,2023

Multidão acompanha a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ na Avenida Paulista

A Avenida Paulista, em São Paulo, foi tomada por uma multidão em clima de festa para a 27ª Parada do Orgulho LGBT+. Os 19 trios elétricos percorreram o trajeto até a Praça Roosevelt, no Centro, onde a população se reuniu para celebrar e exigir políticas públicas para a comunidade LGBTQIAP+.

Tranquilidade e celebração marcam a Parada

Aproximadamente às 17h, os participantes liberaram a Avenida Paulista e seguiram em direção à Rua da Consolação, sem registros de momentos de tensão, conforme informações do g1. O clima de tranquilidade permitiu que as pessoas celebrassem a diversidade e reivindicassem seus direitos.

Pabllo Vittar em trio elétrico na 27ª Parada LGBT+ em SP — Foto: WAGNER VILAS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Tema da Parada destaca luta por políticas sociais

O tema desta edição da Parada do Orgulho LGBT+ destaca a luta pela garantia de direitos para a população LGBTQIAP+, com foco especial na área de assistência social. O lema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade” reforça a necessidade de ações concretas e abrangentes para atender às demandas dessa comunidade.



Público vaia menções a ex-presidente no discurso de abertura

No início do evento, quando o mascote da vacinação do Ministério da Saúde, Zé Gotinha, subiu ao primeiro trio elétrico, o público vaiou ao mencionarem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em discursos. Essa reação demonstra a insatisfação de parte da população LGBT+ em relação às políticas e declarações do ex-presidente.

Zé Gotinha em trio elétrico na Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo — Foto: Deslange Paiva/g1

Ministro dos Direitos Humanos discursa na Parada

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, compareceu à Parada e fez um discurso em cima de um dos trios elétricos. Ele ressaltou a importância de distinguir o orgulho da soberba, enfatizando que o orgulho é positivo e necessário para afirmar a identidade e a existência da comunidade LGBT+. O ministro destacou a importância de valorizar as conquistas, as batalhas vencidas e a força de todos que estavam presentes.

Pessoas celebram a icônica Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo — Foto: Carla Carniel/REUTERS

 

Apresentação da cantora Daniela Mercury durante a 27ª Parada do Orgulho LGBT+, neste domingo (11), na Avenida Paulista em São Paulo (SP). — Foto: Roberto Sungi/Estadão Conteúdo

Clima de alegria contagia os participantes

Os participantes descreveram a tarde de domingo como um momento de alegria e celebração. Dayane Liniere, frequentadora assídua da Parada, afirmou que o evento é uma forma de afirmar a existência da comunidade LGBT+. Ela ressaltou que participar da Parada é uma maneira de dizer “nós existimos”.

Dayane Liniere sempre participa da Parada: ´clima de alegria´ — Foto: Deslange Paiva/g1

Inclusão e acessibilidade na Parada

Para garantir a participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência auxiliou na preparação de uma área elevada onde essas pessoas pudessem descansar ao longo do trajeto. Além disso, foi feito um cordeamento para permitir que esse público desfrutasse da marcha até o ponto final.

Homenagem a artista drag queen falecida

Durante a Parada, um FlashMob foi realizado em homenagem a Kaká Di Polly, icônica artista drag queen que faleceu em janeiro deste ano. De forma simbólica, drag queens se deitaram na Avenida Paulista, em frente ao primeiro carro do desfile, para registrar esse momento emocionante.

Importância da Parada LGBT+ para os jovens

No meio da multidão, muitos jovens marcaram presença na Parada para acompanhar os desfiles e celebrar a diversidade. Gabriela Martins, de 16 anos, pansexual, participou do evento pela primeira vez, acompanhada pela mãe, Marta Martins. Ela expressou sua gratidão por ter uma família que a apoia nesse sentido, reconhecendo que nem todos têm a mesma sorte.

Essa foi a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo, uma manifestação festiva e política que busca reivindicar direitos, combater a discriminação e celebrar a diversidade e a identidade LGBTQIAP+. O evento continua a ser uma importante plataforma para conscientização e visibilidade da comunidade LGBT+, trazendo à tona questões sociais e demandas por políticas públicas mais inclusivas e igualitárias.

Veja também: