Share

Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro na Espanha

Tribunal de Barcelona Anuncia Condenação de Daniel Alves a 4 Anos e 6 Meses por Estupro – Recurso é Possível; Jogador Brasileiro, de 40 Anos, Permanece Detido por 13 Meses e Continuará na Prisão Durante a Apelação

Daniel Alves no banco dos réus na Espanha em julgamento por agressão sexual. Foto: David ZORRAKINO / POOL / AFP

O Tribunal de Barcelona, na Espanha, anunciou nesta quinta-feira, dia 22, a condenação do renomado jogador de futebol Daniel Alves a quatro anos e seis meses de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos em uma boate da cidade. A decisão da juíza Isabel Delgado Pérez também incluiu cinco anos de liberdade vigiada após o cumprimento da pena, com a proibição de se comunicar ou se aproximar da vítima. O crime ocorreu em dezembro de 2022, poucos dias após a participação do jogador na Copa do Mundo do Catar com a seleção brasileira.



O julgamento de Daniel Alves, que durou três dias e foi concluído em 7 de fevereiro, teve como base a acusação de que o jogador “agarrou abruptamente a denunciante, a atirou ao chão e, impedindo-a de se mexer, a penetrou pela vagina”, configurando estupro com uso de violência. A sentença destacou a coerência e persistência do depoimento da vítima, que manteve sua versão ao longo da investigação e durante a audiência.

A advogada da vítima, Ester García, expressou satisfação com o veredicto, afirmando que o tribunal reconheceu a veracidade do relato da vítima. Em contrapartida, a defesa de Daniel Alves, representada por Inés Guardiola, confirmou a intenção de recorrer da decisão, mantendo a crença na inocência do jogador.

Estratégia de Defesa e Expectativas

A defesa de Daniel Alves alegou que o jogador estava embriagado na noite do crime, buscando atenuar uma eventual pena. No entanto, o tribunal rejeitou a circunstância modificadora da responsabilidade penal da embriaguez, afirmando que não foi comprovado o impacto do consumo de álcool nas faculdades do acusado. O Ministério Público espanhol havia solicitado nove anos de prisão, mas a condenação foi inferior, levando em consideração o pagamento de 150 mil euros à vítima pela defesa do jogador.

Repercussão e Futuro de Daniel Alves

O veredicto gerou repercussão mundial, evidenciando o impacto na carreira e na imagem de Daniel Alves, que alega inocência. O jogador, detido preventivamente há 13 meses, permanecerá na prisão durante o processo de apelação no Tribunal de Apelação. Durante o período detido, ele teve mudanças em sua versão, troca de defesa e enfrentou três pedidos de liberdade provisória negados, citando risco de fuga.

A denúncia, inicialmente revelada pela imprensa em dezembro de 2022, envolveu a violência sexual contra uma jovem na boate Sutton, em Barcelona. Os resultados do Instituto Nacional de Toxicologia e Ciências Forenses de Barcelona confirmaram a presença do sêmen de Daniel Alves nas amostras intravaginais da denunciante. Ao longo do processo, o jogador admitiu a penetração, alegando consentimento da mulher.

Perfil e Histórico de Daniel Alves

Daniel Alves, natural de Juazeiro, na Bahia, é considerado um dos principais laterais-direitos de sua geração, com uma carreira marcada por passagens por clubes renomados como Barcelona, Sevilla, Juventus e Paris Saint-Germain. O jogador retornou ao Brasil em 2019 para defender o São Paulo, encerrando sua passagem com queixas por salários atrasados.

Com 43 troféus, Alves é o segundo jogador com mais títulos oficiais conquistados na história do futebol, ficando apenas atrás de Lionel Messi. Sua carreira inclui participações em Copas do Mundo e conquistas pela seleção brasileira, destacando-se nas Copas América, na Copa das Confederações e na Olimpíada de Tóquio-2020. O desfecho legal do caso terá impacto significativo na trajetória do jogador e na percepção de seu legado no esporte.

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

Google Search Nitro News Brasil