sex. mar 29th, 2024

Grêmio vence o Bahia na Arena e ganha “fôlego” na luta contra o rebaixamento

By Clayton ago 21, 2021

Borja, aos 3 minutos, e Diego Souza, aos 49 no segundo tempo, marcaram os gols do triunfo que deixa o Tricolor um ponto de sair do Z-4

Jogo foi válido pela 17ª rodada do Brasileirão | Foto: Mauro Schaefer

Com sofrimento até o último minuto, o Grêmio venceu o Bahia por 2 a 0 na noite deste sábado, na Arena, pela 17ª rodada do Brasileirão. O resultado ainda não tira o time da zona de rebaixamento, mas faz a equipe de Felipão “dormir” um ponto da parte de fora do Z-4.

Ainda sem um grande desempenho técnico, mas mais competitivo, o Tricolor superou uma primeira etapa bastante abaixo e de sustos para o goleiro Chapecó, e transformou em um segundo tempo de dois gols dos seus centroavantes: Borja, aos 3, inaugurou o placar com assistência de Rafinha. Aos 49 minutos, em um contragolpe. Diego Souza, voltando de lesão, fez um golaço, com força física e técnica, para definir o placar.

Agora, as atenções gremistas se voltam para o duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, quarta-feira, na Arena. Pelo Brasileirão, o Grêmio receberá o Corinthians, no final de semana, na próxima rodada.

Controle improdutivo

O Grêmio até teve mais a posse de bola na primeira etapa na Arena. No entanto, pouco ameaçou o gol de Matheus Teixeira, do Bahia. Postados na defesa, os visitantes aguardavam para sair em velocidade nos contragolpes. A chance inaugural apareceu logo no primeiro minuto. Rodriguinho e Rossi tabelaram e o atacante bateu cruzado, tirando tinta do poste de Chapecó. Aos 9, foi a vez do meia arriscar finalização de longe e assustar.

Com mudanças na escalação, o Tricolor não se entendia bem no ataque. Douglas Costa, Leo Pereira e Alisson trocavam suas posições a todo momento e não conseguiam se encontrar dentro de campo. Quando estava na esquerda, Alisson conseguiu bons passes com o lateral Bruno Cortez. Porém, os cruzamentos pararam na defesa do Bahia ou no arqueiro Matheus Teixeira.

Na melhor chance gremista, novamente essa jogada. Alisson recebeu de Cortez e chutou forte. Matheus espalmou para fora da área e Rafinha parou na marcação. Cobrado para ser mais participativo, Douglas Costa se movimentou bastante no primeiro tempo, mas sentiu falta de alguém para conectar seus lances.

Apesar da bola ter sido gremista, a agressividade foi toda do Bahia. O placar por pouco não foi alterado aos 45 minutos, quando Rodriguinho recebeu cruzamento livre dentro da área e mandou na trave do goleiro Chapecó.

Centroavantes decidem

Felipão colocou Luiz Fernando na vaga de Leo Pereira para aproximar os jogadores do ataque gremista na segunda etapa. A alteração deixou o time mais ofensivo e logo aos 3 minutos surtiu efeito. Rafinha cruzou da direita e Borja apareceu bonito para cabecear para o fundo das redes e deixar o Tricolor na frente do placar.

Com a vantagem, o time gremista ainda pressionou em dois outros lances. Lucas Silva e Alisson em finalizações de fora da área assustaram o goleiro Matheus Teixeira. O Bahia respondeu colocando o artilheiro Gilberto e o jovem Raí para buscar o empate.

As mudanças melhoraram os visitantes, que passaram a chegar mais a área gremista. Aos 26, Raí por pouco não empatou em lindo de chute de primeira de dentro da área. Felipão esperou até os 40 minutos para mexer na sua equipe: Diego Souza e Fernando Henrique entraram nas vagas de Borja e Alisson.

Voltando de lesão, Diego Souza aproveito um contragolpe para definir o placar. Desesperado para empatar, o Bahia se lançou no ataque e deixou espaços atrás. Com isso, o atacante recebeu dentro da área, limpou a marcação e só deslocou o goleiro aos 49 minutos, dando números finais a partida e colocando o Tricolor na luta para deixar o Z-4.

Campeonato Brasileiro – 17ª rodada

Grêmio 2

Chapecó; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Cortez; Lucas Silva, Villasanti, Leo Pereira (Luiz Fernando), Alisson (Fernando Henrique) e Douglas Costa (Jonatha Robert); Borja (Diego Souza). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Bahia 0

Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca (Raí), Mugni, Rodriguinho (Gilberto), Raniele (Jonas), Daniel (Maycon Douglas) e Rossi (Rodallega). Técnico: Bruno Lopes

Gols: Borja (03min/2T°) Diego Souza (49min/2T°)
Cartões amarelos: Gilberto (Bahia) Lucas Silva (Grêmio)
Arbitragem: Caio Max Vieira (RN)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e hora: 21/08, às 19h

Fonte: Correio do Povo

 

Veja também: