Escócia: Pacotes suspeitos obrigam evacuação de banco e universidade

7 de março de 2019 Off Por Clayton Lima
Pacote suspeito já tinha sido retirado de prédio da universidade
Pacote suspeito já tinha sido retirado de prédio da universidade
Robert Perry / EFE – 6.3.2019

Um edifício do banco Halifax em Edimburgo e o campus da Universidade de Glasgow no Dumfries (sudoeste da Escócia) foram evacuados nesta quinta-feira (7) após dois pacotes suspeitos serem detectados, informou a polícia.

“Recebemos um chamado de um pacote suspeito recebido em um local comercial na rua Princes por volta das 12h30 (horário local, 9h30 em Brasília) de hoje”, escreveu a Polícia de Edimburgo no Twitter.

A área permanece isolada, o trânsito de bondes e veículos foi interrompido e os agentes especialistas em explosivos trabalham no local para esclarecer o ocorrido na via comercial mais importante de Edimburgo.

Mais pacotes suspeitos

As forças de segurança informaram também que se deslocaram até o campus universitário em Dumfries junto com equipes de bombeiros para investigar outro objeto suspeito.

“A polícia foi reportada sobre um pacote suspeito encontrado no campus da Universidade de Glasgow em Dumfries. Os serviços de emergência estão presentes e parte do campus foi evacuada como medida de precaução”, informaram as fontes.

Esses alertas se repetem apenas um dia depois de alguns edifícios do principal campus de Universidade de Glasgow nesta mesma cidade terem sido evacuados, assim como a sede do Royal Bank of Scotland em Edimburgo, após dois pacotes suspeitos serem descobertos.

As autoridades executaram uma detonação controlada do pacote encontrado em uma das dependências do campus.

A polícia escocesa ligou ontem este incidente à investigação das forças de segurança londrinas sobre três pacotes com pequenos dispositivos explosivos caseiros que foram recebidos na última terça-feira nos aeroportos de Heathrow e London City Airport, e na estação de trem de Waterloo.