sáb. abr 20th, 2024

Veja como fica a Previsão do Tempo para o mês de Abril em sua região

By Clayton Lima abr1,2024

O clima durante o mês de abril promete uma mistura de fenômenos e variações nas condições meteorológicas

Por Clayton Lima, Nitro News Brasil, 01 de abril de 2024, 13:20

Infográfico mostra como fica a temperatura no mês de abril — Foto: FieldPro para Globo Rural

À medida que nos aproximamos do mês de abril, as expectativas sobre o clima se intensificam, com previsões apontando para uma diversidade de fenômenos e mudanças nas condições meteorológicas em todo o Brasil. Este mês será marcado por uma transição entre diferentes padrões climáticos, trazendo consigo oscilações térmicas e eventos climáticos significativos.

O fenômeno El Niño continua ativo no Oceano Pacífico, mantendo as temperaturas acima da média e influenciando os padrões climáticos em várias regiões. No entanto, observa-se um resfriamento gradual, indicando a possibilidade de uma transição para um período de neutralidade nos próximos meses. A probabilidade de ocorrência do La Niña entre junho e agosto está em ascensão, o que pode acarretar em mudanças significativas no clima global.



De acordo com Willians Bini, meteorologista e CCO (Climate Chief Officer) da FieldPro, as temperaturas deverão permanecer acima da média ao longo do mês de abril, com oscilações térmicas que alternam entre ondas de frio e períodos de calor em diversas regiões do país.

Previsão do tempo para cada região do Brasil:

Sul

O Sul do Brasil deverá enfrentar chuvas acima da média devido à influência do El Niño. A possibilidade de ocorrência de frentes frias intensas não pode ser descartada, o que poderia resultar em precipitações acima do normal e potenciais transtornos. As temperaturas continuarão acima dos padrões esperados para o mês, mantendo o clima ameno nos três Estados da região.

Sudeste

Na região Sudeste, uma transição climática está prevista para os próximos dias. Embora ainda haja previsão de chuvas, estas não deverão ser tão intensas e regulares como no verão. O padrão climático indicará uma diminuição na intensidade das chuvas, acompanhada por alguns picos de calor. No entanto, as ondas de calor extremo, que caracterizaram o verão, não devem ocorrer mais.

Centro-Oeste

O início de abril trará consigo condições de chuva para o Centro-Oeste do Brasil, o que pode afetar as lavouras da região. No entanto, ao longo do mês, espera-se uma diminuição gradual na umidade e nas precipitações, refletindo a transição para um período mais seco.

Nordeste

Na região do Matopiba, que abrange parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, espera-se um padrão de chuvas bem distribuídas ao longo do mês de abril. As temperaturas permanecerão elevadas, sem grandes mudanças em relação ao padrão usual. No entanto, a Zona de Convergência Intertropical poderá provocar chuvas intensas em algumas áreas, especialmente no litoral norte, demandando atenção para possíveis problemas decorrentes dessas precipitações.

Norte

No Norte do Brasil, é esperado um início de abril com chuvas intensas, principalmente nas áreas do sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. Ao longo do mês, prevê-se uma redução gradual nas precipitações, refletindo a transição para um período menos chuvoso.

 

Veja também: