sex. abr 19th, 2024

7 Alimentos ricos em colágeno para incluir na sua dieta

By Janciéli Dalla Costa set23,2022

Quem nunca começou a tomar colágeno porque ouviu dizer que ele previne as rugas, essa é um fato mais do que comprovado, porém ele não ajuda somente a combater as rugas, mas também é essencial para proteger a integridade das articulações, dos músculos e células.

A verdade é que nosso organismo fabrica essa proteína de forma natural, porém com o passar do tempo essa produção vai caindo, sendo necessária a reposição por meio de suplementos ou incluir alimentos ricos em colágenos em sua dieta.

Hoje em dia as pessoas têm se preocupado cada vez mais com a aparência e com a saúde, investindo mais em alimentos saudáveis, atividades físicas e procedimentos estéticos para retardar o processo de envelhecimento. Tudo aliado a uma boa rotina de hábitos saudáveis e uma boa dieta regada a proteínas essenciais para o nosso corpo, como o colágeno, pode trazer grandes resultados para a pele. 



No nosso organismo o colágeno representa a 30% do total de proteínas presentes em nosso corpo, e como dissemos anteriormente, ele é produzido de forma natural por nós, porém essa produção diminui com o avanço da idade, essa proteína está presente nos ossos, ligamentos, tendões, pele, vasos sanguíneos, no revestimento intestinal, nos órgãos e em demais tecidos conjuntivos.

Ao envelhecermos perdemos a elasticidade, resistência e flexibilidade da pele dos tecidos também, devido à baixa produção de colágeno pelo nosso organismo, a falta deste componente no organismo pode causar. 

  • Deixar a pele sem elasticidade e causar rugas;
  • Pele flácida e surgimento de celulites e estrias;
  • Rigidez no ligamentos e tendões e se ficam menos flexibilidade;
  • Encurtamento dos músculos ou ficam mais enfraquecidos;
  • Cabelos e unhas ficam fracas;
  • Dores nas articulações;
  • Pode causar osteoartrite ou artrose, um tipo de artrite que causa desgaste na cartilagem;
  • Falta de equilíbrio e quedas, pelos osso e tendões estarem fracos;
  • Complicações gastrointestinais.

Esses são alguns dos sintomas causados pela falta de colágenos em nosso organismo, hoje em dia muitas mulheres optam por fazer alongamento de unhas por não saberem que o corpo está com falta de colágena e suas unhas ficaram enfraquecidas. 

Se você quiser algumas dicas de alimentos que contém colágeno para ter uma qualidade de vida e pele mais firmes e rejuvenescidas, fique até o final desta leitura e veja quais os alimentos mais ricos desta proteína.

Frango

Do mesmo modo da carne vermelha, o frango é uma ave rica em colágeno, a carne de frango tem uma quantidade boa da proteína e para absorver melhor o colágeno do frango recomenda-se comer o pescoço da ave entre outras cartilagens presentes nele, para tirar o máximo de proveito. 

Outra receita muito rica em colágeno vinda do frango é a sopa de osso da ave, ela é rica em colágeno tipo 2. 

Caldo de mocotó

Como muitos sabem, o mocotó é um dos alimentos mais ricos em colágeno tipo I e III e especialistas dizem haver uma possibilidade bem grande de obter todo o colágeno através do seu cozimento. 

O caldo é preparado com ossos de bovinos e além de colágeno, também possui magnésio, cálcio e fósforo, entre outros nutrientes essenciais para nosso organismo. Na hora de preparar o caldo, escolha alimentos naturais e procure um açougue de confiança para comprar os ossos e tenha as carnes mais frescas possíveis para manter os nutrientes.

Ovo

Por mais que as claras dos ovos não contenham tecidos conjuntivos, ela contém prolina, sendo um aminoácido essencial na formação do colágeno. Ingerir o ovo inteiro garante ao organismo uma carga de bons nutrientes e proteínas.

Feijão

Essa além de ser uma opção super saudável rica em cobre, proteínas entre outros aminoácidos presentes na formação do colágeno, é uma ótima opção para as pessoas que seguem uma dieta vegana, ou seja, não se alimentam de nada que venha de origem animal. 

Oleaginosas

Como pudemos ver acima, não são somente os alimentos de origem animal ricos em colágenos, demos o exemplo do feijão e agora temos as oleaginosas. Se você gosta de castanhas de caju, então pode comemorar, pois elas também contém minerais como cobre e zinco que contribuem para a síntese de colágeno. 

Além disso, as castanhas e outras oleaginosas também são uma ótima alternativa para os veganos.

Frutas

As frutas vermelhas e cítricas ajudam a repor o colágeno em nosso organismo, pois o que muitos não sabem é que essa proteína não trabalho sozinha, ou seja, precisa de outras vitaminas para ter uma reposição completa, como, por exemplo, a Vitamina C presente nas frutas cítricas e vermelhas.

A concentração maior dessa vitamina encontra-se na acerola, abacaxi, laranja, amora, limão, goiaba, mirtilos, kiwi e entre outras.  

Alho

Esse é o tempero mais amado dos brasileiros, o alho está presente em quase todas as receitas, dando um gosto maravilhoso aos alimentos. Mas o alho não ajuda somente a dar sabor às receitas, ele também contém o enxofre, mais um mineral que ajuda na formação do colágeno, trazendo muitos benefícios para nosso organismo.

Veja também: