Como Fazer Leite de Coco Natural – Receitas e Dicas

Leite de coco

Apresentado como um líquido que é encontrado naturalmente dentro dos cocos maduros, o leite de coco é conhecido por ser uma fonte rica em gorduras saudáveis.

A bebida também possui minerais em sua composição como manganês, cobre, fósforo, magnésio, ferro e potássio em sua composição, todos nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar apropriadamente. Por não ser derivado do leite de animais, o leite de coco também é considerado uma bebida livre de lactose.

Receitas – Como fazer leite de coco natural

Para garantir que o leite de coco seja realmente
livre de lactose e forneça os nutrientes que promete, sem trazer ao seu lado
substâncias indesejáveis oriundas do processo da fabricação industrializada,
algumas pessoas dão preferência a versões orgânicas e naturais da bebida.

Uma forma de garantir que o seu leite de coco seja realmente natural, orgânico e fresco é aprender como fazer leite de coco natural em casa. No entanto, para isso é necessário ser bastante cuidadoso e saber como ele deve ser preparado, para não errar a receita, não desperdiçar os seus nutrientes ou fazer um leite que tenha problemas de higiene.

Por isso, no artigo de hoje, trazemos algumas receitas de como fazer leite de coco natural. Dê uma conferida:

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 polpa de coco seco cortada em pedaços;
  • 700 ml de água morna.

Modo de preparo:

Para retirar a polpa de dentro do coco: fazer um furo na fruta e retirar a água de dentro do coco. Então, pré-aquecer o forno, colocar o coco dentro de uma assadeira e levar ao forno durante aproximadamente 15 minutos. Na sequência, retirar a fruta do forno, esperar esfriar e, finalmente, remover a sua casa. Você até pode tirar a casca com o auxílio de uma faca, mas tome bastante cuidado se escolher utilizar esta estratégia. É esperado que a polpa saia tranquilamente e ela pode ser utilizada mesmo com a película marrom que a envolve (essa película não interfere no sabor, somente na coloração do leite). Entretanto, se você preferir um leite de coco mais branquinho, a película deve ser removida. Então, depois que remover a polpa da fruta, cortá-la em pedaços como pede a lista de ingredientes desta receita.

Depois disso, levar a polpa partida em pedaços ao liquidificador juntamente com os 700 ml de água morna e bater ao longo de aproximadamente três minutos.

Em seguida, coar a mistura adquirida em uma jarra, através de uma peneira fina ou de um pano de algodão bem limpinho. Armazenar o seu leite de coco caseiro e natural em um recipiente de vidro esterilizado bem fechadinho na geladeira, onde ele vai durar até três dias.

Dicas
importantes

As pessoas que preferirem um leite de coco mais consistente devem utilizar uma quantidade menor de água na receita.

Para quem quer saber como fazer leite de coco caseiro e natural em grande quantidade, a recomendação é guardar a bebida em potes de vidro ou forminhas de gelo no congelador, o que fará o leite durar até dois meses. Na hora de usar a bebida, a dica é retirar o congelador no dia anterior e deixar o leite de coco descongelar na geladeira.

Como com o passar do tempo, a bebida pode se
separar em duas partes – com uma mais líquida e outra cremosa – na hora de
utilizar o leite de coco, a sugestão é dar uma mexida antes, com o auxílio de
uma colher ou agitando a bebida.

Para evitar desperdícios desnecessários, você
pode utilizar a polpa que sobrou na hora em que a bebida foi coada para
preparar coco ralado, farinha de coco ou biscoitos.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 coco seco – 2 ½ xícaras de coco picado ou aproximadamente 250 g;
  • 3 xícaras de chá de água quente ou 720 ml de água quente, caso
    prefira um leite mais fino.

Modo de
preparo:

Preaquecer o forno em 240º C, retirar toda a água do coco seco, colocá-lo dentro de uma assadeira e levar ao forno por 15 minutos ou até ele ficar bem rachado. Desligar o fogo, tirar a assadeira do forno, esperar o coco ficar morno e dar marteladinhas de leve para quebrar o restante que faltou.

Com bastante cuidado, separar a casca da polpa da fruta com o auxílio de uma faca sem ponta. Picar a polpa em pedaços; No liquidificador, adicionar a polpa de coco, a água quente e bater durante três minutos – caso o seu aparelho seja pequeno, você pode dividir esse processo em duas partes.

Aguardar a bebida ficar morna para não se queimar e coá-la com o auxílio de um pano bem limpinho ou de uma peneira bem fina. Então, armazenar o leite de coco obtido em um recipiente de vidro esterilizado e bem fechado durante cinco dias.

Outras dicas importantes

É importante certificar-se de que toda a água seja retirada do coco para não correr o risco de se queimar quando for abrir a fruta.

Pode-se acrescentar essência de baunilha ou tâmaras ao leite de coco caseiro e natural para deixá-lo mais saboroso. Para quem preferir, no lugar da polpa de coco, é possível fazer a receita acima com o coco ralado fresco, que é comercializado em supermercados e lojas de produtos naturais.

Os resíduos que sobrarem da receita também podem ser utilizadas na preparação de receitas como beijinho, bolo e bombom.

A receita de leite de coco natural e caseiro
possui um sabor mais suave e é mais fino do que as versões prontas da bebida,
já que não possui espessantes em sua composição, e é menos concentrado.

Como usar o leite de coco natural

Agora que já aprendemos como fazer o leite de
coco natural, vale a pena saber como ele pode ser utilizado, não é mesmo?

Pois bem, segundo pesquisamos, dá para consumir o leite de coco caseiro e natural puro, aquecido, com café, com cacau ou em receitas com leite de coco como vitaminas, pratos doces e salgados.

O que você achou dessas dicas de como fazer leite de coco natural? Pretende fazer o seu em casa e aproveitar em receitas? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.