qui. abr 18th, 2024

Papa Francisco é internado em Roma: O que se sabe até agora sobre sua saúde?

By Clayton Lima mar30,2023

Na tarde de quarta-feira, 29 de março, o Papa Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma infecção respiratória. Desde então, diversas informações foram divulgadas a respeito de seu estado de saúde. Veja abaixo o que se sabe até o momento.

O diagnóstico

De acordo com a Sala de Imprensa do Vaticano, o Papa Francisco sofre de uma infecção respiratória que não é causada pelo Covid-19. Fontes hospitalares explicaram que os problemas do Papa são de natureza cardiorrespiratória.



Os sintomas

O Pontífice apresentou dificuldades respiratórias e dores no peito logo após a audiência geral realizada na Praça de São Pedro. Seu enfermeiro pessoal o aconselhou a ir ao departamento de cardiologia para fazer exames. Desde os últimos dias, Francisco já vinha se queixando de algumas dificuldades respiratórias.

A internação

O Papa Francisco chegou de ambulância ao hospital Gemelli, após ser aconselhado a fazer exames pelo seu enfermeiro pessoal. A internação vai durar alguns dias e é considerada não preocupante. O pontífice foi submetido a diversos exames, incluindo uma tomografia, e está sendo monitorado constantemente.

Os exames

Segundo informações divulgadas, o Papa Francisco foi submetido a diversos exames para avaliar sua condição de saúde. Além da tomografia, ele também passou por análises de gases no sangue para monitoramento constante.

A resposta do Vaticano

O Vaticano divulgou um comunicado afirmando que o Papa Francisco está emocionado com as mensagens de apoio e agradece a proximidade e oração de todos. O primeiro comunicado divulgado pela Santa Sé falava em “controles previamente agendados”, mas logo foi divulgado que se tratava de uma internação devido a uma infecção respiratória.

A reação dos fiéis

A internação do Papa Francisco causou comoção entre os fiéis católicos ao redor do mundo, que estão rezando por sua recuperação. Muitos se reuniram em praças e igrejas para orar pelo pontífice.

O histórico de saúde do Papa Francisco

O Papa Francisco já enfrentou problemas de saúde anteriormente. Em 2013, pouco tempo após ser eleito, ele precisou fazer uma cirurgia para retirar parte do pulmão direito. Em 2017, ele sofreu uma queda e precisou usar uma tala na mão esquerda por algumas semanas.

A importância do Papa Francisco para os católicos

O Papa Francisco é um líder religioso muito importante para os católicos ao redor do mundo. Ele é o primeiro papa latino-americano e tem um estilo mais simples e próximo ao povo, o que o tornou muito querido pelos fiéis. Sua atuação tem sido marcada por uma postura mais progressista e por defender pautas como a proteção ao meio ambiente e a inclusão dos mais pobres.

Veja também: