10 Ideias de Lanches Saudáveis para Viagem

Lanches saudáveis para viagem

Sabe por que ter lanches saudáveis para viagem pode ser tão importante para nossa dieta? Se quando estamos na cidade em que moramos, seguindo a rotina habitual de sempre, já pode ser um tanto complicado manter as refeições saudáveis, quando viajamos isso pode ficar ainda mais difícil.

Até porque, ao estarmos em um local desconhecido, não é tão fácil sabermos onde encontrarmos alimentos saudáveis. E com a correria, pressa ou falta de tempo, acabamos escolhendo as primeiras opções de cardápio rápidas e práticas como salgadinhos ou fast-food.

Isso sem contar as viagens de carro e ônibus que nem sempre fazem parada em estabelecimentos que fornecem alternativas saudáveis. Ou então, as viagens de avião em que os pratos mais saudáveis não são exatamente acessíveis.

A boa notícia é que, com planejamento, é possível virar esse jogo: basta preparar lanches saudáveis para viagem e deixá-los a tiracolo para a hora em que a fome bater. Mas o que colocar nesses lanchinhos? Na lista a seguir, apresentamos algumas sugestões de lanches saudáveis para viagem. Confira!

1. Salada de frutas

A receita é clássica, porém, não deixa de ser nutritiva e saborosa. A sugestão aqui é fatiar uma banana média, uma maçã pequena, uma pera pequena e juntar com uma xícara de uvas e uma xícara de morangos cortados ao meio em um potinho.

2. Iogurte com granola

Esta outra combinação clássica e nutritiva também pode auxiliar na hora em que a fome bater durante as viagens mais curtas. A dica é escolher um ou dois potinhos do iogurte natural de sua preferência e misturar com duas a três colheres de granola integral.

3. Frango com salada

Para
quem tem um estômago mais sensível e não dá conta de comer refeições mais
pesadas no almoço ou jantar durante as viagens mais longas, vale a pena apostar
em uma refeição mais tranquila.

A recomendação da vez é combinar um filé de frango grelhado sem pele e sem gordura com uma salada de alface, tomate, cenoura e pepino. Para não pesar, também vale a pena não exagerar nos temperos.

4. Chips de batata doce

Esta dica vai para quem ama saborear salgadinhos de pacote industrializados durante o trajeto de uma viagem.

Chips de batata doce podem ser ótimos lanches saudáveis para viagem. Basta cortar uma ou duas batatas doces em fatias bem fininhas, temperar a gosto e levar ao forno para assar até os dois lados das fatias dourarem e ficarem crocantes.

Se
quiser diversificar, você também pode usar outros alimentos para fazer os chips
como abobrinha, berinjela ou mandioquinha, por exemplo.

5. Sanduíche vegetariano

Quem opta por não comer carne em suas refeições sabe como pode ser difícil encontrar estabelecimentos que sirvam pratos que sejam ao mesmo tempo saudáveis e livres de carne nas paradas das viagens.

Por isso, para não correr o risco de não encontrar esse tipo de prato e ficar com fome ou não resistir e comer qualquer besteira, vale a pena preparar um sanduíche vegetariano nutritivo.

Nossa
sugestão é rechear duas fatias de pão integral com duas colheres rasas de sopa
de pastinha de grão-de-bico, ½ xícara de cenoura ralada, duas fatias de tomate,
uma fatia de queijo minas e uma folha pequena de alface.

6. Amêndoas

De acordo com especialistas, as amêndoas saciam por servirem como fonte de proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

Como
não dá para exagerar na porção, já que o alimento é calórico, para garantir que
não vai continuar com fome, nosso conselho é misturar umas 10 amêndoas com um
potinho de iogurte grego natural de sua preferência.

7. Chocolate amargo

Você é
daqueles que não consegue ficar sem comer alguma coisa doce depois do almoço ou
do jantar? Para não cair na tentação de comer qualquer guloseima enquanto
estiver viajando, tenha uma barrinha de chocolate amargo por perto.

Consuma uns quatro quadradinhos do chocolate amargo por vez, apenas para matar o desejo de comer doces e aproveitar os benefícios do chocolate amargo.

8. Tomates-cereja

Esta dica é ótima para quem não tem muito tempo para preparar rápidos lanches saudáveis para viagem. Afinal, é possível comprar pacotes com tomates-cereja já maduros para o consumo, e como eles são pequeninos, não precisam nem ser fatiados.

9. Mini sanduíches no pão sírio

A dica
é cortar dois pães sírios em pedaços menores e combinar com recheios diversos:
requeijão light, queijo minas, ricota, pastinha de ervilha ou manteiga de
amendoim, por exemplo.

10. Torradas integrais com geleia de fruta natural

Temos aqui outra opção que fica pronta super rápido. Afinal, é só passar um pouquinho de geleia em uma torrada integral e fechar com outra torrada integral para formar uma espécie de sanduíche.

Você pode montar um ou dois sanduíches do tipo para matar a fome, só não vale exagerar, está certo? E para deixar o lanchinho saudável, certifique-se de escolher uma geleia que seja 100% natural. Se tiver tempo, você pode preparar a sua geleia de frutas em casa mesmo.

Atenção

Dependendo
da duração do seu percurso até o destino escolhido ou do tempo que permanecer
na cidade em questão, você não poderá demorar muito para consumir os seus
lanches saudáveis para viagem para evitar que eles estraguem.

Fique atento ao prazo de validade dos produtos que você escolher para montar os seus lanchinhos, e assim que chegar no hotel, pousada ou outro local em que for se hospedar, não se esqueça de armazená-los na geladeira – caso eles ainda não tenham sido consumidos e nem tenham passado da validade, obviamente.

O que você achou dessas ideias de lanches saudáveis para viagem que separamos? Pretende levar alguma para suas férias? Comente abaixo!

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