sex. mar 29th, 2024

Coreia do Norte alerta para tensão à beira de uma guerra nuclear com exercícios dos EUA e Coreia do Sul

By Clayton Lima abr 6, 2023

A tensão na península coreana continua aumentando, com a Coreia do Norte intensificando sua atividade militar nas últimas semanas. Agora, a Coreia do Norte acusa os Estados Unidos e a Coreia do Sul de estarem aumentando a tensão à beira de uma guerra nuclear com seus exercícios militares conjuntos envolvendo ativos estratégicos americanos.

Imagem mostra um míssil disparado pelos militares norte-coreanos em foto divulgada pela agência estatal da Coreia do Norte (KCNA) em 14 de março de 2023 — Foto: KCNA via Reuters

O veículo estatal KCNA divulgou um comentário de um analista de segurança internacional, criticando os exercícios como “um gatilho para levar a situação na península coreana a ponto de explosão”. A Coreia do Norte promete responder com “ação ofensiva”, e o artigo alerta para uma “catástrofe irreversível” se os exercícios não forem interrompidos.

As forças dos EUA e da Coreia do Sul têm realizado uma série de exercícios anuais desde março, incluindo exercícios aéreos e marítimos envolvendo um porta-aviões dos EUA e bombardeiros B-1B e B-52, e seus primeiros exercícios de pouso anfíbio em grande escala em cinco anos.

A Coreia do Norte reagiu furiosamente aos exercícios, chamando-os de ensaio para a invasão. O governo norte-coreano tem revelado novas ogivas nucleares menores, prometendo produzir mais material nuclear para armas e testando o que chamou de drone de ataque subaquático com capacidade nuclear.

No mês passado, a Coreia do Norte testou um míssil balístico intercontinental capaz de atingir qualquer lugar nos EUA, chamando-o de uma resposta aos exercícios. Esse teste aumentou ainda mais a tensão entre as duas nações, e os EUA condenaram o teste como uma violação das resoluções da ONU.

Os exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul ocorrem todos os anos, mas este ano parecem ter despertado uma reação mais forte da Coreia do Norte. A tensão na península coreana continua aumentando, e o mundo está cada vez mais preocupado com o risco de uma guerra nuclear.

A comunidade internacional tem pedido que as duas nações se abstenham de exercícios militares e iniciem um diálogo para resolver suas diferenças. O presidente dos EUA, Joe Biden, já declarou que está disposto a negociar com a Coreia do Norte, mas até agora não houve progresso nas negociações.

Enquanto isso, a tensão na península coreana continua a aumentar, e o mundo assiste com preocupação os movimentos militares da Coreia do Norte. A esperança é que as duas nações possam encontrar uma maneira de resolver suas diferenças pacificamente antes que seja tarde demais.

Veja também: