qui. mar 28th, 2024

Dormir com os cabelos molhados faz mal à saúde?

By Janciéli Dalla Costa set 23, 2022

Hoje em dia os cuidados com os cabelos estão cada vez maiores, são muitas novidades na indústria de cosméticos que ajudam a manter os fios sempre bonitos e hidratados, porém não são só os produtos que auxiliam nessa tarefa, também é preciso adotar alguns hábitos em casa.

Existem muitos fatores que podem fazer com que seu cabelo fique fraco, quebradiço, sem vida e às vezes até com mau cheiro. Muitas pessoas depois de um dia cansativo de trabalho e/ou estudos só pensam em chegar em casa, tomar um banho e cair na cama para descansar.

Com uma rotina muito corrida às vezes pode bater aquela preguiça de lavar o cabelo e secar antes de dormir, especialmente as mulheres com maior quantidade de fios, demorando ainda mais para realizar esse processo, muitos dizem que dormir com o cabelo molhado faz mal, mas será que isso é um mito ou verdade? 

Pois bem, os fios para ficarem fortes, saudáveis, com brilho, macios e cheirosos, necessitam de uma série de cuidados, como lavar corretamente com shampoo, condicionador e fazer tratamentos periodicamente ao longo da semana, só assim você vai conseguir ter um cabelo sempre bonito e saudável, os tratamentos pode variar entre, hidratação, nutrição e construção e você mesmo pode fazer em casa na hora do banho.

Essa é a melhor forma de manter seus cabelos sedosos, sem precisar gastar com salão de beleza toda a semana, mas isso não quer dizer que não há necessidade de fazer uma visita ao seu cabeleireiro de confiança com frequência, isso porque ele vai avaliar seus fios com um olhar mais técnico e dizer do que ele precisa ou não, sem contar que cortar as pontas do cabelo também ajuda a crescer mais forte.

Um cabelo mal cuidado pode trazer diversos problemas aos seus fios, como, queda, pontas espigadas, caspa, oleosidade em excesso, cabelo quebradiço, entre muitos outros problemas, sendo muito importante manter uma rotina de cuidados para suas madeixas,  montar um cronograma capilar pode de ajudar bastante na rotina de cuidados. 

Agora que você já sabe um pouco da importância de manter os fios bem cuidados, veremos abaixo mais algumas informações importantes sobre seu cabelo e ainda saber se dormir com o cabelo molhado faz ou não mal para sua saúde. Acompanhe atentamente e cuide bem dos seus fios. 

Faz mal à saúde dormir com o cabelo molhado?

E a resposta para essa pergunta é sim, faz mal dormir com os fios do cabelo molhados. Quando dormimos com o cabelo molhado, eles ficam mais fragilizados, consequentemente mais fácil de quebrar, os cabelos ficam quebradiços devido ao atrito com o travesseiro, isso leva à consequência a longo prazo ou até mesmo de imediato.

Além disso, essa não é única consequência  de dormir com o cabelo molhado, isso porque o couro cabeludo também pode sofrer com isso, podendo gerar problemas como, caspa, infecções provenientes de fungos e dermatites também. Isso acontece, pois os fios molhados são um local perfeito para a proliferação de fungos.

O couro cabeludo ainda pode ficar com o pH alterado, causando quadros de dermatites seborreicas, onde os sintomas podem ser dos mais graves como feridas na cabeça, até uma simples caspa, além de queda dos fios. 

Saiba se o secador de cabelo faz mal aos fios

O secador de cabelo muitas vezes nos salva quando o tempo está curto e precisamos estar prontas em pouco tempo, ele seca muito bem os fios, porém a maneira mais correta e saudável para seus fios de deixar os fios secar, ainda é de forma natural. 

Mas como sabemos que nem sempre é possível deixar que os fios do cabelo seque de maneira natural, então a melhor opção é secá-los com o secador para proteger seu cabelo das doenças citadas acima, para que os fios não sofram tanto com altas temperaturas, antes de usar o secador ou qualquer outro aparelho que esquenta os fios, use o protetor térmico, assim as madeixas ficaram mais protegidas. 

Quando for usar o secador, o ideal é deixá-lo com uma distância de pelo menos 20 centímetros do couro, além disso, é melhor evitar a temperatura mais alta do mesmo, isso porque o calor em excesso pode causar problemas ao seu cabelo.

Veja algumas soluções para quando não está com tempo de secar o cabelo

Agora você verá algumas dicas de como proceder quando você não está com tempo para secar o cabelo ou até mesmo quando falta ânimo para executar essa tarefa, que sabemos que pode ser muito trabalhosa e demorada.

Caso não consiga secar o cabelo antes de dormir, no máximo você poderá dormir com ele úmido, não é mais recomendado, lembrando que isso vez ou outra não vai lhe trazer problemas, o que não pode é se tornar um hábito frequente.

O ideal, neste caso, é tirar todo o excesso de água dos fios com a ajuda de um secador ou secá-lo até que fique úmido. Outra dica muito interessante, é pentear os fios com um desembaraçador ou leave-in, feito isso você pode traçar seu cabelo levemente, dessa forma ele não vai embaraçar durante a noite.

Veja também: