qui. mar 28th, 2024

Semana começa com calor, mas clima esfria já nesta segunda-feira (4)

By Clayton set 4, 2023

Previsão de pancadas de chuva e queda nas temperaturas em diversas regiões do Brasil

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Feriado tem previsão de chuva

A primeira semana útil de setembro traz consigo um intenso calor que abraça a maior parte do país. No entanto, segundo informações do Climatempo, a segunda-feira (4) promete ser marcada por mudanças drásticas no clima, com a chegada de fortes chuvas que vão alterar a sensação térmica em várias regiões, perspectiva que se mantém até o feriado na quinta-feira (7).

Clima quente no Sudeste, mas chuvas à vista

Na região Sudeste, em locais como São Paulo e Rio de Janeiro, a tarde desta segunda-feira promete temperaturas elevadas, oscilando entre 33ºC e 36ºC. Contudo, a partir do final da tarde e início da noite, a previsão aponta para pancadas de chuva, principalmente nas áreas paulistas. A virada climática não para por aí, pois na terça-feira (5), as máximas despencam para 12ºC em ambos os estados.

Sul do Brasil também se prepara para as mudanças bruscas

A região Sul do Brasil também deve experimentar essa alteração climática ao longo do dia, com chuvas intensas previstas desde o sul do estado até o sudoeste do Paraná. Capitais como Florianópolis e Curitiba, que começarão o dia com termômetros próximos dos 30°C, também sentirão o declínio das temperaturas.

Centro-Oeste: de calor escaldante a fortes chuvas

No Centro-Oeste, em especial em Mato Grosso do Sul, as mesmas mudanças bruscas do Sul e do Sudeste são esperadas. O dia iniciará com calor intenso, mas ao longo do dia, fortes chuvas e a queda nas temperaturas estão no horizonte, começando já na terça-feira. Por outro lado, em Goiás, no Distrito Federal e principalmente em Mato Grosso, o calor permanecerá abrasador, com Cuiabá registrando máxima de 40°C e mínima de 25°C.

Nordeste e parte do Norte permanecem quentes e secos, com exceções

Na região nordestina e em partes do Norte, o clima permanecerá quente e seco, assemelhando-se ao Centro-Oeste. A maioria dos estados verá os termômetros atingirem a marca dos 35ºC. No entanto, uma exceção acontece no litoral do Nordeste, onde as temperaturas se manterão próximas aos 30ºC, proporcionando um alívio em meio ao calor intenso.

Veja também: