sex. mar 29th, 2024

O que fazer em Aparecida no Feriado da Padroeira? Veja 10 pontos para visitar na Basílica

By Clayton out 9, 2023

Capital da Fé: Aparecida se prepara para receber milhares de devotos

Santuário Nacional de Aparecida inaugura fachada com mosaico gigante que retrata cenas bíblicas — Foto: Gustavo Marcelino

A cidade de Aparecida, conhecida como a “capital da fé”, está em efervescência neste mês de outubro. Com a proximidade do feriado da Padroeira, que é celebrado em 12 de outubro, o Santuário Nacional de Aparecida recebe uma avalanche de fiéis. No ano passado, o santuário registrou a visita de 8 milhões de devotos, e os primeiros dias de outubro de 2022 já contabilizaram mais de 300 mil pessoas.

Este ano, o movimento de fiéis é intenso, com peregrinos chegando a pé, de bicicleta ou em excursões, todos ansiosos para expressar sua devoção à Padroeira. A Basílica, maior templo católico do Brasil, torna-se o epicentro de manifestações de fé, e a expectativa é de que a afluência de visitantes seja significativa.

10 Lugares Imperdíveis na Basílica de Aparecida

O G1 preparou uma lista exclusiva com os 10 pontos que não podem deixar de ser visitados no Santuário Nacional de Aparecida. Explore esses destinos sagrados e mergulhe na espiritualidade:

Nicho de Nossa Senhora Aparecida

Imagem encontrada em 1717 no Rio Paraíba do Sul fica em nicho blindado no Santuário Nacional em Aparecida — Foto: Carlos Santos/G1

Na Nave Sul do Santuário, encontra-se o Nicho de Nossa Senhora Aparecida, onde a venerada imagem original, datada do século XVII e esculpida em barro paulista, repousa. Protegida por um vidro blindado de 205 kg, a Santa atrai diariamente filas de fiéis que sobem a rampa de joelhos para orar aos seus pés.

Sala das Promessas

Galeria Sala das Promessas Aparecida — Foto: Filipe Rodrigues / G1

Descendo ao subsolo da Basílica, os devotos encontram a Sala das Promessas. Este espaço reverenciado é um dos mais visitados pelos romeiros, repleto de objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé deixados como homenagens à Nossa Senhora.

Réplica do Monumento no Vaticano

Monumento do Vaticano— Thiago León

Nos Jardins do Santuário, uma imponente réplica do monumento em honra a Nossa Senhora Aparecida, instalado nos Jardins do Vaticano, aguarda os visitantes. Com 3,42 metros de altura e uma base de 1,13 metros, a imagem de bronze brilha em dourado, pesando 8 kg.

Passarela da Fé

Passarela da fé. — Foto: Gustavo Marcelino

Atravessando a cidade e a Rodovia Presidente Dutra, a Passarela da Fé, com seus 392,2 metros de extensão, liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional. É comum ver peregrinos cumprindo suas promessas ao caminhar ou até mesmo de joelhos ao longo dessa passarela espiritual.

Diversidade de Atrações no Santuário Nacional

Explore outras atrações que fazem do Santuário Nacional de Aparecida um local único:

Campanário

Santuário Nacional de Aparecida inaugura campanário. — Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional

Inaugurado recentemente, o Campanário possui 13 sinos dedicados a cada um dos 12 apóstolos, além de homenagear figuras importantes na história da Padroeira. O maior sino é reservado para Nossa Senhora Aparecida e São José.

Centro de Apoio ao Romeiro

Centro de Apoio ao Romeiro em Aparecida do Norte — Foto: Reprodução / Portal A12

O Centro de Apoio ao Romeiro é uma estrutura essencial para os visitantes, oferecendo serviços como estacionamento, ambulatório médico, fraldário e informações úteis. É um ponto de apoio completo para quem realiza a peregrinação até Aparecida.

Bondinho

Bondinho em Aparecida. — Foto: Divulgação/ Basílica Nacional de Aparecida

Os bondinhos de Aparecida proporcionam uma vista panorâmica incrível da cidade. Com 47 cabines, cada uma acomodando seis pessoas, o passeio sobrevoa a cidade e a Rodovia Presidente Dutra, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Basílica Histórica

Basílica Velha foi o primeiro local que abrigou a imagem após ela ser encontrada no Rio Paraíba em 1717. — Foto: Fábio França/ G1

A Basílica Velha, inaugurada em 1888, foi o primeiro santuário dedicado à Santa. Após uma restauração em 2004, o local reabriu suas portas em 2015, tornando-se um ponto de visita obrigatório para os devotos.

Capela de Velas

Capela das Velas no Santuário Nacional de Aparecida. — Foto: Léo Nicolini

A Capela das Velas, construída na década de 1970, é um espaço de devoção onde os romeiros acendem velas em agradecimento ou fazem pedidos à Padroeira. Esta tradição gera resíduos consideráveis, evidenciando a intensidade das manifestações de fé.

Fachada Norte

Santuário Nacional de Aparecida inaugura fachada com mosaico gigante que retrata cenas bíblicas — Foto: Gustavo Marcelino

A fachada norte do Santuário, adornada com mosaicos gigantes inspirados no Livro de Êxodo, retrata cenas bíblicas em quatro mil metros quadrados de mosaico em pedra. As pedras utilizadas vêm de diversos lugares, incluindo o Brasil, França, Grécia e Afeganistão, tornando-a uma obra de arte única.

Com tantas opções, Aparecida se apresenta como um destino imperdível neste feriado da Padroeira. Seja para vivenciar a espiritualidade, apreciar a arquitetura ou simplesmente desfrutar da atmosfera única, a cidade proporciona uma experiência enriquecedora para os devotos e turistas que a visitam. Que a celebração da Padroeira seja um momento de reflexão e paz para todos.

Veja também: