sex. abr 19th, 2024

Vítima desaparecida está sob 10 mil toneladas de milho de silo que explodiu, em Palotina, dizem Bombeiros

By Clayton jul27,2023

Buscas desesperadas sob toneladas de grãos

No oeste do Paraná, em Palotina, um trágico acidente deixou oito pessoas mortas, onze feridas e nove hospitalizadas. As autoridades afirmam que ainda resta uma vítima desaparecida, soterrada sob cerca de 10 mil toneladas de grãos de milho após a explosão de um silo de secagem de grãos. Os trabalhos de resgate e busca têm sido árduos e desafiadores, e a expectativa é que a operação dure mais de 30 horas.

Quatro barracões foram danificados — Foto: Reprodução/RPC

Retirada do volume de grãos: um processo gradativo

Segundo o major do Corpo de Bombeiros, Tiago Zajac, as operações no momento estão concentradas na retirada do volume de grãos do silo onde a vítima está soterrada. Trata-se de um procedimento delicado e que exige o auxílio de equipamentos de escoação da cooperativa. O trabalho está sendo conduzido de forma gradual e cuidadosa, já que o volume de grãos é de aproximadamente 10 mil toneladas, o que representa um enorme desafio para as equipes de resgate.

Imagem mostra como ocorreu a explosão — Foto: Reprodução/RPC

Colaboração da cooperativa C.Vale

Em meio à tragédia, a cooperativa C.Vale se manifestou, afirmando que está colaborando com as forças de segurança durante as operações de resgate. A empresa tem disponibilizado equipamentos para auxiliar na retirada dos grãos, conseguindo escoar cerca de 300 toneladas por hora. A prioridade é garantir que as buscas sejam conduzidas da maneira mais rápida e eficiente possível.



Buscas conduzidas pelos cães farejadores

As operações de busca pela vítima desaparecida estão sendo conduzidas com a ajuda dos cães farejadores, que têm sido fundamentais na localização dos pontos de resgate. O trabalho incansável desses animais tem permitido que as equipes de resgate direcionem seus esforços para os locais onde há maior probabilidade de encontrar a vítima sob os escombros.

Vítima desaparecida está sob 10 mil toneladas de milho de silo que explodiu, em Palotina, dizem Bombeiros — Foto: Reprodução/ RPC

Esperança e angústia das famílias

Enquanto as operações de busca e resgate seguem, familiares e amigos aguardam por notícias da vítima desaparecida, um haitiano que estava no local no momento da explosão. A incerteza e a angústia marcam o sentimento daqueles que esperam ansiosamente por informações sobre o ente querido.

‘Até agora eles não sabem nada’, diz conhecido da vítima desaparecida em explosões de silo em Palotina — Foto: Reprodução/RPC

Força-tarefa mobilizada para o resgate

O Corpo de Bombeiros montou uma força-tarefa dedicada exclusivamente ao resgate das vítimas. Equipes reduzidas atuaram durante toda a madrugada, e mais de 35 socorristas, além de cães farejadores de diversas cidades da região, foram mobilizados para reforçar as operações de busca.

Explosão em cooperativa de Palotina deixa mortos e feridos — Foto: Reprodução/RPC

Colaboração do governo estadual

O governo estadual também está colaborando com a tragédia, enviando dois aviões da Casa Militar com 14 bombeiros altamente treinados do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) e dois cães especializados em operações de resgate. Essa cooperação visa ampliar as chances de sucesso nas operações de busca e resgate.

Vídeo mostra momentos de terror

Um vídeo obtido através de uma câmera de segurança de uma residência localizada a 1 quilômetro do local da explosão registrou os momentos de terror que se seguiram após a ocorrência. É possível ouvir o som das explosões no silo, que foram sequenciais, e observar os efeitos devastadores causados pelo acidente.

Comunicação oficial da C.Vale

A cooperativa C.Vale emitiu uma nota oficial sobre o incidente, onde lamentou o ocorrido e informou que está mobilizando esforços para preservar a integridade dos colaboradores afetados pela tragédia. A empresa também afirmou que está colaborando com as autoridades para minimizar os efeitos desse evento lamentável.

A comunidade de Palotina, abalada por essa tragédia, segue unida em esperança e solidariedade durante os trabalhos de resgate e investigação do caso, que visa esclarecer as causas do acidente para que medidas preventivas possam ser adotadas no futuro.

Veja também: