26 corpos já foram retirados de destroços de avião em SP; veja quem são as vítimas
Na sexta-feira, 9 de agosto de 2024, um grave acidente aéreo ocorreu em Vinhedo, interior de São Paulo, envolvendo um avião da Voepass. A tragédia resultou na morte de 62 pessoas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, até agora, 26 corpos foram retirados dos destroços da aeronave. A operação de resgate e identificação das vítimas está em andamento e é bastante complexa.
Identificação das Vítimas e Procedimentos de Resgate
A Secretaria informou que, entre os 26 corpos recuperados, dois já foram identificados por meio de impressões digitais. Outros 12 corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) Central, em São Paulo, para identificação detalhada. “Os demais corpos seguirão para São Paulo nos próximos minutos”, declarou a secretaria. A identificação está sendo realizada com a colaboração do IML, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Técnico-Científica.
Desafios Enfrentados pelas Equipes de Resgate
O capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Maycon Cristo, falou sobre as dificuldades enfrentadas durante a operação. Em entrevista à GloboNews, Cristo descreveu o trabalho como “meticuloso e lento”, ressaltando que a estrutura da aeronave foi severamente danificada. A equipe de bombeiros começou a recuperação na cabine, a parte menos destruída, e está avançando em direção à cauda da aeronave.
A Complexidade da Recuperação dos Corpos
Cristo explicou que a intensidade da queda fez com que a aeronave se deformasse significativamente, dificultando o acesso aos corpos. O trabalho consiste em coletar evidências ainda dentro da aeronave antes de retirar os corpos para transporte. Aproximadamente 80 bombeiros estão envolvidos na operação, que já dura mais de 17 horas. “Não temos uma previsão de quando o trabalho será concluído”, informou o capitão.