Operadora mineira desenvolve estratégia para gestão em saúde

Continua após a publicidade..

Um estudo conduzido pela Harvard Business Review apontou que nos Estados Unidos, apenas 5% dos pacientes representam 50% das despesas com cuidados de saúde, levantando preocupações sobre a sustentabilidade do setor no país. Essa realidade não é exclusiva dos EUA, sendo também observada no Brasil. De acordo com uma análise recente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o índice de sinistralidade das operadoras de saúde brasileiras permanece elevado. O relatório referente ao segundo trimestre de 2023 destacou uma taxa de sinistralidade alarmante de 87,8%, evidenciando o expressivo desafio enfrentado pelas empresas de saúde no país.

Com o objetivo de apresentar uma solução para esse entrave, a Aurora Saúde, operadora de planos de saúde recém fundada por duas mulheres em Minas Gerais, anuncia uma parceria estratégica com a Mar, startup de tecnologia especializada em rastreamento médico, nascida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O intuito é trazer uma nova roupagem para a gestão da saúde e a sinistralidade dos contratos, quebrar o ciclo vicioso de custos reativos e inaugurar uma era de ação preventiva e custos controlados.

“Diante de um cenário em que os custos de saúde estão em ascensão, desafiando a sustentabilidade dos planos, outros dados alarmantes pesquisados internamente pela MAR revelam que 70% dos gastos estão concentrados em apenas 5% dos beneficiários. Uma parcela significativa desses custos, mais de um terço, é impulsionada por condições que poderiam ser evitadas com medidas preventivas eficazes”, afirma Ricardo Vasserman, fundador da Mar.

Continua após a publicidade..

“A colaboração entre as duas empresas representa um novo paradigma na saúde suplementar, no qual o conhecimento profundo do perfil de saúde e a intervenção precoce não são mais aspirações, mas realidades concretas”, explica Marcela Matos, sócia fundadora e diretora comercial da Aurora Saúde.

Com protocolos de prevenção para mais de 20 doenças, a Mar oferece um planejamento estratégico que integra a saúde individual e corporativa à eficiência financeira. Para alcançar esse marco, a startup reuniu pesquisadores renomados do reHC-FMUSP e uma equipe de tecnologia de referência. “Acreditamos que esta é a mudança que o setor de saúde tem buscado e que, finalmente, estamos prontos para entregar”, salienta Liliane Freitas, sócia fundadora e diretora de Negócios em Saúde, da Aurora Saúde.

Como funciona

O sistema inovador não apenas identifica, mas atua proativamente no perfil de saúde das pessoas desde a adesão ao plano. Por meio da análise cruzada de informações individualizadas dos beneficiários com dados de estudos clínicos, a Mar traça um caminho de prevenção e cuidados integrado às linhas assistenciais de forma precoce.

Além disso, a plataforma digital conecta dados financeiros e riscos individuais para criar políticas de saúde customizadas, auxiliando os departamentos de Recursos Humanos na gestão proativa de suas carteiras de saúde empresariais.

“Nosso diferencial é que não nos limitamos a fazer questionários autorreferidos, mas construímos uma jornada digital que interpreta os resultados dos exames e conecta quem precisa de cuidados na rede assistencial da Aurora Saúde. Também conseguimos mostrar como o investimento em prevenção reduz custos futuros por meio de nossa plataforma de dados”, ressalta Ricardo Vasserman.