Academias adotam WhatsApp para controle de agenda

Continua após a publicidade..

Uma pesquisa feita pelo centro de pesquisas Statista, em 2022, apontou que 70% da população brasileira utiliza o WhatsApp regularmente. Isso é equivalente a 147 milhões de pessoas. Também, sabe-se que a ferramenta é um dos apps de mensagem mais populares do mundo, contando com mais de 2 bilhões de usuários em 180 países.  O Brasil fica em segundo lugar no ranking de usuários, perdendo apenas para a Índia.

Além da utilização para troca de mensagens entre pessoas físicas, muitas empresas fazem negócios por meio do WhatsApp. O aplicativo ajuda na divulgação de produtos e serviços, atendimento ao consumidor, compartilhamento de orçamentos, fechamento de pedidos e mais. Uma pesquisa do Yalo com dados do IDC revelou que 95% das empresas brasileiras utilizam WhatsApp. Esta mesma pesquisa mostrou que 88% dos entrevistados preferem ser atendidos via WhatsApp, sendo este, o canal preferido das pessoas.

No segmento fitness não é diferente. Muitas academias e profissionais da área têm utilizado o WhatsApp para enviar recados e lembretes aos alunos, além de permitir a troca de mensagens para reagendar uma aula, explica Leonardo Assuane Duarte, especialista em tecnologia com mais de 15 anos de atuação na área.

Continua após a publicidade..

Em se tratando de agenda, existe um problema crônico no mundo fitness. A agenda deve ser precisa, para melhor aproveitamento da grade de horários e permitir o aumento das receitas. No entanto, isso não é trivial, pois existem os reagendamentos de aulas e a gestão de horários livres. Essas tarefas muitas vezes são feitas manualmente, por meio de mensagens ou telefonemas, adicionando um nível a mais de complexidade ao problema, uma vez que abre brecha para falhas humanas e sobrecarrega os profissionais, que precisam lidar com muitas mensagens, boa parte delas fora do horário de expediente, avalia Leonardo.

Na tentativa de amenizar o problema da agenda, existem diversas soluções que oferecem aplicativos móveis ou sites para lidar com reagendamentos, faltas e check-ins. Porém, nem sempre os alunos conseguem criar o hábito de acessar sites ou instalar novos aplicativos, bem como investir tempo para aprender a usá-los, explica Leonardo.

Diante disso, surgiram soluções que usam o próprio WhatsApp, mas de forma automatizada, para lidar com a gestão da agenda das academias. Dessa forma, o aluno conversará com a central de autoatendimento da academia no WhatsApp e poderá realizar a reposição de sua aula de forma simples e intuitiva, liberando o profissional para realizar outras tarefas. Dessa forma, o aluno terá uma experiência com a central de autoatendimento que lembra uma URA telefônica, que solicita um número para realizar uma ação, mas de forma mais moderna e mais rápida, pontua Leonardo.

Leonardo Assuane Duarte é especialista em TI e atua na área há 15 anos (nos últimos dez ajudando academias a terem uma melhor gestão), atua principalmente no desenvolvimento de softwares e gerência de times de tecnologia. Em 2010 fundou uma empresa que desenvolve um sistema de gestão para academias e desenvolveu soluções para agendamento online em modalidades fitness.

Site da empresa: www.personalcheckin.com.br

 

Fontes: 

https://canaltech.com.br/apps/alem-do-brasil-em-quais-outros-paises-o-whatsapp-e-popular/

https://engage.sinch.com/pt-br/blog/whatsapp-no-brasil/

https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2022/08/whatsapp-quer-ganhar-dinheiro-no-brasil-nas-conversas-entre-empresas-e-consumidores-diz-diretor.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/tec/2022/07/94-tem-conta-em-alguma-rede-social-whatsapp-ldera-com-92.shtml