Brazil IA mostra sinais de maturidade e expansão no Brasil

Continua após a publicidade..

Seguindo grandes esperanças e grandes expectativas, a tão prometida revolução na inteligência artificial finalmente chegou ao Brasil, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services de 2023 para o Brasil conclui que a transformação das empresas que usam IA está em pleno andamento no Brasil e se expandindo em ritmo e escala surpreendentes. Praticamente todas as funções possuem uma solução capaz de automatizar processos, reduzir custos, mitigar riscos, gerar receitas adicionais ou permitir uma melhor tomada de decisões, afirma o relatório do ISG.

“Há um aumento constante nas aplicações de IA e nas capacidades de negócios habilitadas para IA usadas em vários departamentos, processos e setores da empresa”, disse Shriram Natarajan, diretor do ISG, Transformação da Indústria e IA Aplicada. “Os fornecedores líderes têm uma visão clara de como suas soluções podem transformar positivamente os negócios de seus clientes.”

Continua após a publicidade..

As empresas no Brasil estão colocando maior ênfase na qualidade dos dados, entendendo que a qualidade de seus modelos depende da qualidade dos dados recebidos pelos modelos, afirma o relatório do ISG. Como resultado, há uma procura crescente por aplicações exclusivamente dedicadas ao tratamento de activos de dados, afirma o relatório.

Em vez de promover a análise de dados em plataformas onde os dados são gerados (como SAP e Salesforce), um número crescente de empresas brasileiras prefere construir data lakes abrangentes que se integrem a essas aplicações, ao mesmo tempo que permitem governança centralizada e referência cruzada para diferentes fontes de dados, diz o relatório do ISG.

Enquanto isso, a análise e o treinamento do modelo de aprendizado de máquina são feitos de forma mais descentralizada, que ainda consegue incorporar controles de privacidade e segurança e funcionalidades pré-preparadas, diz o relatório. Esse modelo arquitetônico, conhecido como malha de dados, foi amplamente adotado e se estabeleceu não apenas como uma aspiração de melhor prática de mercado, mas como uma realidade em muitas empresas brasileiras de diferentes setores e tamanhos, afirma o ISG.

“Seja generativa ou tradicional, a IA já está revolucionando as empresas”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global da ISG Provider Lens Research. “Independentemente de como a GenAI evolui para enfrentar os desafios que as empresas enfrentam, já existem inúmeras histórias de sucesso de IA em diversas áreas de negócios.”

O relatório também examina como os fornecedores de serviços geridos estão a utilizar a IA para identificar falhas estruturais num sistema e depois reformular projetos arquitetônicos para corrigi-las num processo contínuo de melhoria.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services de 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 42 fornecedores em seis quadrantes: Data Science Services for Large Enterprises, Data Science Services for Midmarket, Data Engineering Services for Large Enterprises, Data Engineering Services for Midmarket, Data Management Services for Large Enterprises e Data Management Services for Midmarket.

O relatório nomeia Accenture, Capgemini, Deal, EY, Keyrus, Logicalis, MadeinWeb, NTT DATA e Rox Partner como Líderes em três quadrantes cada, enquanto Blueshift, Compass UOL, Dedalus, Kumulus e Stefanini são nomeados como Líderes em dois quadrantes cada. A3Data, BRQ, Deloitte, IBM, UniSoma e Wipro são apontadas como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a ST IT Cloud é nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em dois quadrantes, enquanto CompassUOL, DXC Technology, Peers e Stefanini são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis em MadeinWeb, Peers e Rox Partner.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services 2023 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 900 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Contato:

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE