As pedras preciosas e seus valores são sem sombra de dúvidas um fenômeno muito interessante, afinal de contas há muito tempo são cobiçadas e desejadas, sendo vistas até mesmo como símbolo de riqueza e poder.
O que é estranho, uma vez que elas, literalmente saem do chão, este é o pensamento popular sobre as gemas, uma vez que não há nada de errado com tais afirmações é muito fácil ser seduzido por tal viés de pensamento.
Porém, todo o cenário não foi sequer arranhado a superfície ainda, são diversos fatores que fazem uma pedra ser preciosa, além da beleza de tal objeto, a formação de uma gema é um processo extremamente complexo que leva milhares de anos o que por sua vez a deixa rara, e por fim, por mais que elas saiam sim, da terra é muito difícil de ser encontrada.
Como se não bastasse os milhares de anos para serem formadas, o imenso esforço para encontrar, as pedras ainda possuem o seu valor determinadas pela beleza, ou seja, são bem mais de três fatores que devem sempre ser levados em consideração.
Como por exemplo, opacidade da joia, resistência, durabilidade, seu tamanho e peso, dispersão da luz em seu interior, cores e mudanças de cores, transparência e outros fatores físicos.
Por fim, há também os fatores sociais que determinam os valores das jóias, a sua raridade influencia bastante, assim como a moda e suas aplicações no dia a dia das pessoas.
Como por exemplo, o diamante, é uma joia extremamente cobiçada, mas não pelos seus fatores físicos, mas sim sociais, uma vez que eles não são mais raros que as demais gemas, porém, é sinônimo de luxo, riqueza e poder é utilizado em adornos por todo o mundo como símbolo de coisas boas, como em anéis, e riviera diamantes.
Além de ser o símbolo do amor entre duas pessoas, no momento do pedido de casamento a noiva espera um anel de diamantes e essa é uma tradição secular. Sendo assim, muito do valor que esta e outras joias possuem é determinado por nós e nossos hábitos de consumo e cultura.
Diamante Azul
Começando a lista com as pedras mais cobiçadas, temos o diamante azul, que é a pedra mais cara do mundo e em alguns lugares chega a ser uma lenda, pois, os diamantes são extremamente cobiçados e raros, e o diamante azul é o mais raro dos diamantes.
Sendo um diamante azul mais caro a ser vendido, por $ 58 milhões de dólares em um leilão.
O diamante azul custa cerca de 3,9 milhões de dólares por quilate, sendo a pedra mais cara do mundo, e sua raridade é tão grande que seus exemplares são considerados verdadeiras celebridades, como por exemplo o “oppenheimer Blue Diamond” que foi vendido por 58 milhões e o Heart of Eternity outro item famoso mundialmente.
Jadeíta
Uma pedra preciosa que é extremamente valiosa, porém, não possui a mesma popularidade dos diamantes.
Estas gemas são da família das jades, porém, muito mais raras, e uma das coisas que mais atrai admiradores para a jadeíta é a sua capacidade de possuir diversas cores, a mais popular é a jadeíta verde, mas também há a vermelha e preta.
As pedras na tonalidade de verde semi-transparente são as que mais possuem valor de mercado, chegando a marca de $ 3 milhões por um quilate
A jade é para o mundo oriental o que o diamante representa no ocidente, conhecida como pedra imperial ou jade imperial, é normalmente retratada na cultura chinesa associada a poder e riqueza.
Diamante Rosa
Mais uma pedra do ranking das mais caras e desejadas do mundo que pertence à família dos diamantes, sendo mais caro que o diamante tradicional que conhecemos e mais barato que o diamante azul.
O diamante rosa pode custar até $1,19 milhão de dólares por quilate, esta pedra pode não ser perfeita internamente e isso não faz com que seu preço caia, porém, um exemplar perfeito foi vendido por um valor consideravelmente maior.
Ruby
Uma das pedras mais populares do mundo, estando disponível em algumas tonalidades da mesma cor.
A coloração característica de um ruby é o tom vermelho, mas ele pode variar muito dentro desta tonalidade, sendo quase um rosa, ou então um vermelho vinho.
Muitas pedras carregam consigo fatores místicos, e uma das mais fortes é o ruby, diversos povos da antiguidade acreditavam que a gema possui propriedades místicas pois representava o sangue.
Hoje em dia tais pensamentos já ficaram para trás, mas de qualquer forma a pedra preciosa ainda é uma das mais caras e cobiçadas do mundo, com o seu valor chegando a $1,18 milhão por quilate.
O seu exemplar mais caro já vendido foi um ruby asiático chamado de Sunrise, custando cerca de 30 milhões de dólares.