Vai fazer um intercâmbio e quer saber como aprender inglês durante seu intercâmbio? Então o nosso conteúdo é perfeito para você!
Para isso, preparamos 6 dicas para aprender inglês durante o intercâmbio que vão facilitar muito a sua vida no exterior e elevar seus conhecimentos no idioma. Dessa forma, você não vai precisar se preocupar em ficar limitado apenas ao entorno de onde está hospedado e vai poder curtir muito mais a experiência.
Quer saber quais são as 6 dicas para aprender inglês durante o intercâmbio? É só conferir até o final do conteúdo!
Faça amizade com os nativos
Fazer amizade com os nativos pode ser a melhor forma de aprender inglês durante o intercâmbio. Isso porque, se você se limitar a conversar com outros brasileiros que encontrar, vai acabar se limitando a esse grupo de pessoas apenas por ser mais fácil e confortável.
Então, sempre que puder, se aproxime dos nativos que encontrar no seu entorno, seja no café perto de onde está hospedado ou até mesmo com as pessoas que encontrar no elevador do prédio.
Mesmo que nem sempre você consiga entender o que estão dizendo, não se preocupe, é só pedir para que falem novamente e de forma mais lenta para que você consiga acompanhar.
Tenha imersão total no idioma
Faça o possível para não usar o português durante toda a duração do seu intercâmbio, para garantir uma imersão total no idioma. Então, mude o idioma dos seus dispositivos para inglês, acompanhe as notícias locais e assista a TV local.
Além disso, se você quiser registrar o seu intercâmbio, por meio de vlogs ou até mesmo com um diário, faça isso no idioma. Dessa forma, você vai até mesmo poder usar esses conteúdos para mostrar o quanto evoluiu seus conhecimentos durante o intercâmbio.
Mantenha uma rotina de estudos mesmo após as aulas
Se o seu intercâmbio é específico para o aprendizado do idioma, é muito provável que você pense: é o suficiente. Porém, ao manter uma rotina de estudos mesmo após as aulas, você consegue ter um melhor aproveitamento de tudo que aprendeu durante a aula, como uma espécie de revisão.
Além disso, esses estudos permitem que você entenda regras gramaticais ou até mesmo palavras que não entendeu apenas ao assistir às aulas. Então, tire um tempo diário para colocar tudo que assistiu durante a aula em prática e confirmar que realmente aprendeu o assunto.
Não tenha medo de errar
A grande verdade é: você vai errar, e se é iniciante no idioma, vai errar muito até aprender. Porém, o importante para aprender inglês durante o intercâmbio é não ter medo desses erros e utilizar cada um deles como incentivo para aprender sempre mais.
Dessa forma, você não vai ficar acuado em um canto todas as vezes que nativos vierem falar com você e vai ter mais confiança em responder, mesmo que com uma pronúncia errada ou com a gramática incorreta.
E mais, você pode até mesmo usar o feedback dos nativos quando errar alguma coisa para aprender muitas coisas novas.
Explore o país e tenha contato com a cultura local
O intercâmbio vai muito além de apenas aprender um novo idioma, pois também consiste em ter contato com um país e uma cultura diferente. Então, explore a cidade onde está e tenha contato com a cultura local.
Pare para conversar em feiras de artesanato, em padarias e em restaurantes de família. Dessa forma, além de aprender mais sobre o idioma, você também vai vivenciar coisas incríveis para contar no futuro.
Além disso, não deixe de visitar os principais pontos turísticos, bem como museus e tudo mais que permita maior contato com a cultura do local.
Leia muito
Por último, mas não menos importante, a sexta dica para aprender inglês durante o intercâmbio é ler tudo que puder no idioma. Você vai ter acesso muito fácil aos jornais e revistas locais, bem como a vários tipos de livros.
Então, tudo que você precisa fazer é escolher aquilo que mais te agrada e ler sempre que possível. Isso porque, além de ser uma forma divertida de aprender mais sobre o idioma, você ainda vai aproveitar bem todos os momentos que estiver dentro do transporte público.
Agora você já sabe as 6 dicas para aprender inglês durante o intercâmbio. Então que tal começar a planejar seu intercâmbio agora mesmo para colocar tudo que aprendeu em prática?