Quando a economia não vai bem, empresas e trabalhadores liberais podem sofrer com as dívidas acumuladas. Se você está passando por uma situação difícil, saiba que é possível renegociar dívidas com seus fornecedores, o que pode ajudar a lidar com o problema de maneira provisória. Neste artigo, traremos algumas dicas úteis e informações sobre como renegociar dívidas com fornecedores de forma eficaz.
1. Saiba exatamente quanto você deve:
Antes de mais nada, você deve descobrir exatamente o quanto deve aos seus fornecedores. Se necessário, peça para seus fornecedores lhe enviarem a documentação dos juros e multas acumuladas a fim de que você possa ter o valor exato das dívidas.
2. Para renegociar com sucesso, comece cedo:
Assim que descobrir qual é a dívida total, não espere mais. Se as dívidas forem maiores do que você pode pagar de uma vez, entre em contato com seus fornecedores assim que possível. Eles podem se abrir ao diálogo e aceitar novas condições de pagamento.
3. Prepare sua proposta de acordo:
Antes de entrar em contato com seus fornecedores, prepare uma proposta de acordo concreta para apresentá-los. Esta proposta deve conter os prazos de pagamento e outros detalhes relevantes. Certifique-se também que é uma proposta razoável e que o fornecedor a aceitará.
4. Ofereça trocas:
Você pode não ter dinheiro suficiente para cobrir a dívida com seu fornecedor. Nesse caso, você pode oferecer a ele algumas trocas que possam ser úteis para o mesmo. Por exemplo, você pode oferecer serviços como publicidade ou divulgação de seu produto em troca de redução dos juros devidos.
5. Saiba quando pedir um empréstimo:
Às vezes, renegociar não é suficiente. Nesses casos, pedir um empréstimo pode ser a solução mais viável. Se você tomar esse caminho, procure por instituições financeiras que se especializam em empréstimos de curto prazo com taxas de juros mais baixas. Mas fique atento, pois muitas vezes o empréstimo só vai piorar ainda mais a sua situação financeira.
6. Certifique-se de que seu contrato de acordo é legal:
Depois que você e seus fornecedores chegarem a um acordo, peça para um advogado redigir o contrato de acordo. Este contrato pode ser de compra e venda, de representação, de permuta, etc. Certifique-se de que o contrato é totalmente legal antes de assiná-lo. Com uma assinatura digital a segurança do contrato é validada.
7. Seja rápido e organizado:
Uma vez que o acordo esteja em vigor, cumpra-o com a maior rapidez e de forma organizada. Isso ajudará a estabelecer uma boa reputação com seus fornecedores para as negociações futuras.
8. Fique em contato com seus fornecedores:
Mantenha contato frequente com seus fornecedores, mesmo depois que sua dívida for paga. Isso ajuda a manter uma boa relação comercial com eles, ajudando você a resolver futuros problemas de forma mais rápida.
9. Planeje com antecedência:
Você não quer se encontrar em uma situação em que precise negociar com seus fornecedores regularmente. Por isso, planeje com antecedência como você vai quitar suas dívidas e se certificar de que a solução escolhida é sustentável a longo prazo.
Renegociar dívidas com seus fornecedores pode ser difícil, mas é possível. Siga as dicas listadas acima para quitar suas dívidas de forma eficaz e sustentável. Se você está passando por um momento difícil no seu comércio ou na sua empresa prestadora de serviços, procure traçar metas de curto e longo prazo para solucionar este problema o mais rápido possível. Assim, você terá um alívio financeiro, maior controle sobre o pagamento de suas dívidas e mais tranquilidade. Se tiver alguma dúvida, não hesite em procurar ajuda de um especialista em finanças. E lembre-se, quando se trata de dinheiro, seja na vida pessoal ou no seu negócio, é muito importante ter uma reserva financeira para usar em caso de necessidade.