A seleção brasileira de futebol feminino estreou com goleada de 5 a 0 contra a China, na Olimpíada de Tóquio (Japão), na manhã desta quarta-feira (21). Após o triunfo no estádio de Miyagi, na cidade de Rufu, as brasileiras garantiram os três primeiros pontos do Grupo F.
FIM DE JOGO! MARAVILHOSAS!
Uma atuação histórica na estreia para a gente se abraçar de longe e dizer: Vamos juntar por mais! Valeu acordar, amanhã vai ser maior. A palavra é orgulho! São elas do país do futebol…
???????? 5×0 ???????? | #BRAxCHN#GuerreirasDoBrasil #JogosOlímpicos pic.twitter.com/fVyxXZCGh4
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 21, 2021
O Brasil começou em um ritmo arrasador. Logo aos oito minutos de jogo, a rainha Marta bateu de primeira, inaugurando o marcador. Na sequência, aos 21, foi a vez da atacante Debinha aproveitar o rebote da goleira Peng Shimeng, no chute de Bia Zaneratto, e empurrar para o fundo da rede, fazendo o segundo do duelo.
As chinesas melhoraram o desempenho no final da primeira etapa. Aos 39, Miao Siwen assustou em um chute na entrada da grande área, obrigando a intervenção da goleira Bárbara.
É FIM DE JOGO! ???????? 5 x 0 ????????
Que estreia das #GuerreirasDoBrasil
⚽️⚽️ Marta ????
⚽️ Debinha
⚽️ @10andressaalves
⚽️ @biazanerattoPróximo desafio: ???????? x ????????
???? 24/7
⏰ 8h
???? @tvglobo | @SporTV | @bandsports???? Sam Robles/CBF pic.twitter.com/OK1xqHED7c
— Time Brasil (@timebrasil) July 21, 2021
Após o intervalo, a China continuou em busca de diminuir a desvantagem. Aos 6, Wang Shanshan recebeu passe pela direita e acetou a trave da equipe brasileira. Sete minutos depois, aos 13, foi a vez de Debinha finalizar no travessão.
Apesar da seleção asiática ter conseguido equilibrar o confronto, quem marcou mais uma vez foi a Seleção Brasileira. Aos 28, a camisa 10 Marta bateu colocado, no canto esquerdo, e fez o terceiro das brasileiras. Na quinta edição da rainha em Jogos Olímpicos, este foi 12º gol marcado pela jogadora.
Em seguida, o Brasil foi soberano na partida. A meio-campista Andressa Alves foi derrubada por Wang Xiaoxue na área e sofreu o pênalti aos 36. Ela mesma cobrou e fez o quarto do jogo. Ainda deu tempo para o quinto. Debinha deu assistência para a atacante Bia Zaneratto, que empurrou para o fundo da rede, fechando o placar. China 0, Brasil 5.
As brasileiras voltam a campo no sábado (24) para enfrentar a Holanda. A partida será realizada no estádio Miyagi, às 8h (horário de Brasília).
Seleção masculina estreia nesta quinta (22)
O escrete olímpico masculino faz o primeiro jogo contra a Alemanha, nesta quinta (22), às 8h30 (horário de Brasília), no estádio Yokohama Internacional, na cidade de Yokohama. Os brasileiros vão reeditar a final dos Jogos da Rio 2016, quando o país levou a melhor nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. A vitória por 5 a 4 nas penalidades garantiu o ouro inédito ao Brasil no futebol olíimpico.