Sabe qual é a diferença do gás GLP e GN? Acompanhe o texto que é isso que vamos mostrar aqui.
Para começar, a sigla GLP significa Gás Liquefeito de Petróleo e GN, Gás Natural.
Identificadas as siglas vamos às diferenças entre o GLP e o GN.
O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é um composto de 4 hidrocarbonetos, sendo os dois principais o butano e o propano. Apesar de ser um gás, tem o nome “liquefeito”, pois quando submetido a grandes pressões, se transforma em líquido.
Isso facilita o seu armazenamento e o seu transporte nos famosos botijões de gás. Por isso, quando sacudimos o botijão sentimos o líquido se movimentando ali dentro. É isso mesmo, é o gás que foi transformado em líquido.
O Gás Natural (GN) é composto 90% por metano, com uma participação menor de gases como o butano e o propano.
O Gás Natural não é comercializado na forma líquida, ele percorre gasodutos e tubulações específicas até chegar ao consumidor final.
Como seu próprio nome diz, o Gás Natural surge naturalmente no ambiente e é criado quando fósseis são submetidos a condições bastante específicas de pressão e calor, sendo extraído a partir de perfurações no solo.
Qual é mais econômico gás natural ou GLP?
O GLP para começar é ecologicamente melhor que o Gás Natural, uma vez que sua queima não produz resíduos pesados e não agride o meio ambiente.
Outra vantagem do GLP é que este possui maior poder calorífico e maior pressão, gerando uma chama de melhor qualidade, diminuindo o tempo de cozimento dos alimentos, logo, diminuindo também o consumo.
Para usar o Gás Natural é necessário fazer adaptações no registro e no fogão e com esse tipo de gás, todo o equipamento requer uma maior manutenção.
Assim sendo, o GLP é mais econômico que o Gás Natural.
Uma outra vantagem do GLP é que se você tiver um botijão reserva e mantê-lo sempre cheio, você nunca ficará sem gás. Enquanto o gás natural, caso haja uma manutenção no sistema, você poderá ficar algumas horas ou dias sem gás.
Qual é o gás GLP?
- Se você chegou até aqui e ainda não entendeu o que é o gás GLP, é o botijão de gás, aquele usado na maioria dos lares brasileiros que são vendidos em botijões.
O nome GLP é porque é um gás vendido em estado líquido devido a grandes pressões, daí o seu nome ser Gás Liquefeito de Petróleo.
Sim, o produto é um derivado do petróleo, que passa pelas refinarias e após extração de diversos outros subprodutos, é transformado em gás de cozinha ou GLP.
Qual o nome do gás de rua?
Já o gás de rua, pode ser chamado também de gás encanado ou gás natural.
Como explicamos acima, apesar de ser um gás extraído de forma natural da natureza, sua queima gera mais resíduos tóxicos que o gás de cozinha ou GLP.
Qual gás é mais prático?
Aparentemente o gás natural ou gás de rua parece ser mais prático, no entanto, o fogão requer instalação e regulagem especial, além de causar maior manutenção do fogão.
A praticidade é que você não precisa comprar e trocar botijões sempre que acaba, basta manter sua conta de gás em dia e torcer para não ter nenhuma manutenção no sistema.
A parte chata do GLP ou gás de cozinha é ter que comprar o gás e fazer a troca do botijão, mas até para isso existe uma forma simples hoje em dia, pedir gás pelo aplicativo.
Você pode pedir o gás pelo app e solicitar auxílio ao entregador para fazer a troca, caso você tenha alguma dificuldade para isso.
Como funciona o app para pedir gás?
- Basta baixar o app Preço do Gás na Apple Store ou app Preço do Gás na Play Store
- Preencher um breve cadastro
- Permitir que o app acesse sua localização
- Pronto, todas as revendas cadastradas em sua região já vão aparecer na tela do aparelho
- Daí você escolhe a sua marca favorita ou a de menor preço
- Pode escolher também a que oferece a melhor forma de pagamento (crédito, débito, Caixa Tem ou dinheiro)
- Se você for pagar em dinheiro, pode solicitar troco pelo próprio app.
- Você só paga o gás, quando ele chega na sua casa, diretamente ao entregador.