Autoridades estimam que ao menos 15 pessoas estavam no local quando houve deslizamento
Por O Globo, Agências internacionais — Vêneto, Itália
Pelo menos cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas neste domingo depois que parte de uma geleira se rompeu nos Alpes italianos. A informação foi confirmada por Michela Canova, porta-voz do serviço de emergência local.
— Infelizmente, cinco pessoas foram encontradas mortas — disse Canova à AFP, acrescentando que o total de vítimas “ainda é provisório”.
Os corpos ainda não foram removidos do local por conta das dificuldades de chegar ao ponto onde foram encontrados. Os feridos estão sendo retirados por helicóptero. Conforme o jornal Corriere della Sera, até o momento, dois sobreviventes foram transportados para o hospital de Belluno, um, em estado grave, foi encaminhado para Treviso e 5 estão em uma unidade de saúde de Trento.
A geleira faz parte da montanha Marmolada, que tem cerca de 3.300 metros de altura e está situada na cordilheira das Dolomitas. Autoridades estimam que 15 pessoas estavam no local quando houve o deslizamento. Vídeos publicados nas redes sociais mostram uma grande quantidade de neve e gelo descendo pelo pico com bastante velocidade.
#Marmolada nelle immagini @TgrRaiTrentino il crollo del costone pic.twitter.com/DnckWWEjNM
— Alessandro Casarin (@casarinale58) July 3, 2022
3LUG #Marmolada Video di @cnsas_official La colata di neve, ghiaccio e roccia ha coinvolto anche il percorso della via normale, mentre vi si trovavano diverse cordate. Sul posto gli elicotteri di Pieve di Cadore, Cortina, Trento, PC Veneto. E’ in corso la “bonifica” della zona pic.twitter.com/DkKJwEl6Wa
— SUEM Veneto (@SUEM_Veneto) July 3, 2022
Segundo as informações do Socorro Alpino, a enorme placa de gelo se desprendeu próxima a Punta Rocca, um ponto muito usado por alpinistas para conseguir chegar ao topo da Marmolada. Todas as equipes da organização foram mobilizadas para o local.
— Nós ouvimos um forte estrondo, típico de uma avalanche, e depois vimos descer em alta velocidade uma espécie de avalanche de neve e muito gelo e entendemos que algo de muito grave tinha acontecido. Com os binóculos, é possível ver o rompimento do maciço e é provável que mais parte caiam — disse um dos responsáveis pelo alojamento de esqui Rifugio Castiglioni Marmolada à agência ANSA.
No Twitter, os Bombeiros da Itália informaram que operações estão em andamento para buscar por vítimas e sobreviventes.
???? #Canazei (TN), #Marmolada quota 3500 metri: slavina staccata da un costone, in atto operazioni ricerca di eventuali persone coinvolte. Elitrasportato personale #vigilidelfuoco Corpo nazionale addestrato per interventi su neve e ghiaccio [#3luglio 16:45]
— Vigili del Fuoco (@vigilidelfuoco) July 3, 2022
Ainda não é possível determinar o que causou o desprendimento, mas a imprensa local ressalta que a tragédia ocorreu um dia depois da localidade atingir o recorde histórico de temperatura para essa época do ano: 10 graus.
A Ministra para Assuntos Regionais da Itália, Mariastella Gelmini, lamentou o deslizamento.
“Mortos, feridos, desaparecidos. Um enorme pedaço de gelo se desprendeu na Marmolada e a avalanche arrastou tudo. Uma tragédia. Envio minhas condolências às famílias das vítimas e um agradecimento aos socorristas por seu precioso trabalho”, escreveu em uma rede social.
Fonte: O Globo com agencias internacionais