Assistente cita que Victor Luís acerta Calleri com o braço antes de a bola chegar no lance; são-paulino depois teria cobrança defendida por João Ricardo. A autoridade máxima é o árbitro de campo deveria ser dele a palavra final
A Conmebol divulgou nesta quinta-feira o vídeo e o áudio das conversas entre o árbitro Piero Maza e o VAR John Perdomo, que atuaram no jogo entre São Paulo x Ceará, no Morumbi, um dia antes, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
O trecho é da marcação de um pênalti a favor dos donos da casa, no segundo tempo.
No lance, Calleri divide pelo alto com Victor Luis dentro da área do Ceará após cruzamento da esquerda. O cotovelo do defensor acerta o rosto do atacante tricolor, que cai – Calleri teve um corte no local.
Em campo, Maza mandou a partida seguir. O VAR, porém, recomendou a revisão do lance por entender que Victor Luis faz uso ilegal do braço – e cita, como argumento, que ele acerta Calleri antes de a bola chegar.
Ao ver o lance em vídeo pela primeira vez, Maza diz que não vê falta:
– A mim, parece uma ação normal de jogo – ele diz.
Perdomo reforçou a visão do VAR:
– Piero, me escute. Primeiro há o contato do braço com o rosto, depois chega a bola. Certo?
Maza não faz outras ressalvas e decide marcar o pênalti.
O próprio Calleri bateu, mas João Ricardo defendeu. O jogo terminou 1 a 0 para o São Paulo, que tinha feito o gol momentos antes, com Nikão.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta, em Fortaleza. O Tricolor joga pelo empate. O Ceará precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Se vencer por apenas um, a decisão será nos pênaltis.
Fonte: GE