Para escolher as melhores palavras-chave para o Google Ads, você deve pesquisar o volume de pesquisa, a concorrência, a intenção de pesquisa, e mais importante, que estejam alinhadas com o conteúdo do seu site.
O objetivo do Google Ads é poder divulgar seus anúncios quando os internautas efetuarem suas pesquisas na internet.
Com os anúncios, você tem a possibilidade de alcançar os internautas e propor a eles uma resposta à sua pergunta, uma solução a seu problema.
Por isso, é essencial se posicionar com base nas melhores palavras-chave, que são aquelas pertinentes em relação à sua atividade e ao que você vende.
Se tudo ainda está parecendo um pouco complicado, continue a leitura desse post e aprenda a como escolher as palavras-chave certas para usar nos seus anúncios no Google Ads!
Como escolher as melhores palavras-chave para o Google Ads?
Em primeiro lugar, saiba que o sucesso de suas campanhas no Google Ads se baseia na escolha de palavras-chave.
Para isso, alguns critérios devem ser levados em conta para escolher as melhores, que são:
Volume de pesquisa
O volume de pesquisa indica quantas pesquisas mensais ocorrem em torno de uma determinada palavra-chave.
Em geral, quanto maior o volume, maior será a concorrência.
Por outro lado, se você se posicionar em cima de palavras-chave pouco pesquisadas, como palavras-chave de cauda longa, seus anúncios serão menos visualizados, porém, mais pertinentes em relação a pesquisas específicas.
Além disso, a concorrência será menor, por consequência, você vai obter maiores taxas de cliques e conversões.
Intenção de pesquisa
A intenção de pesquisa do internauta pode te servir de norte para escolher as palavras-chave para seus anúncios.
Isso porque, aumenta a chance de conversão.
Assim, para uma empresa de computadores, a palavra-chave “notebook gamer barato” é mais interessante que apenas “computador”.
Adequação com o conteúdo do site
Com certeza, é necessário que as palavras-chave sobre as quais você quer se posicionar sejam adequadas com o site, e principalmente, com o conteúdo da landing page.
Respondendo às pesquisas dos internautas com conteúdos adaptados, você vai obter melhores taxas de conversão no seu site.
Para ajudar em todas essas pesquisas, saiba que o Google conta com uma ferramenta, o Keyword Planner, onde você pode ter uma ideia de várias métricas: volume de pesquisa mensal, a concorrência e o custo por clique.
Dicas para usar as melhores palavras-chave no Google Ads
É essencial otimizar suas campanhas no Google Ads, a fim de aproveitar todas as oportunidades e alcançar seus clientes potenciais:
- Percorra o site da sua empresa, porque é uma verdadeira mina de informações e ideias;
- Pergunte aos colaboradores da sua empresa quais palavras-chave eles utilizariam para encontrar os produtos/serviços;
- Analise os sites concorrentes;
- Defina o perfil do seu cliente ideal e seus hábitos de pesquisa. Preste atenção às perguntas que eles podem fazer, assim como os problemas que desejam resolver;
- Encontre sinônimos para as suas palavras-chave. Por exemplo, você pode mesclar a palavra-chave “correio mais próximo de mim” com termos como “correios perto de você” e “correio perto da minha casa”;
- Use variantes ortográficas.
Depois que você definiu seu universo de palavras-chave, é necessário organizar essas palavras em campanhas e grupos de anúncios.
Faça isso de maneira lógica segundo o nível de intenção, a pertinência, o tipo de correspondência, etc.
O que são tipos de correspondência das palavras-chave no Google Ads?
Existem 4 tipos de correspondência para as palavras-chave no Google Ads, e segundo o tipo de correspondência, seus anúncios poderão ser posicionados para os termos de pesquisa totalmente diferentes:
Palavra-chave exata
Você só vai divulgar seu anúncio a partir de uma palavra-chave e suas variantes ortográficas (plural, erro ortográfico).
Expressão de palavra-chave
Isso significa que a pesquisa do internauta pode conter outras palavras antes ou depois de sua palavra-chave.
Palavra-chave modificada
A pesquisa deve conter uma ou mais palavras-chaves (ou variantes próximas), não importa qual ordem.
Palavra-chave longa
Quando você posiciona sobre uma palavra-chave longa, seus anúncios podem aparecer sobre uma palavra-chave, suas variantes, sinônimos…
Conclusão
Quando se trata de como escolher as melhores palavras-chave para o Google Ads, isso pode levar tempo e muito esforço, mas é essencial!
Isso é o que vai fazer você ganhar tempo (e dinheiro) lá na frente!