Peças de mármore, granito, quartzo etc. podem ser o sonho de muita gente, além de darem requinte e sofisticação ao ambiente.
A verdade é que as pedras ornamentais nunca saem de moda, seja para serem usadas em pias, revestimento de pisos, paredes, soleiras de portas e até mesmo em alguns móveis, como mesas.
Sendo assim, se você está à procura de uma marmoraria para o seu projeto e não sabe como escolher, então continue a ler para descobrir tudo o que é necessário saber.
O que você precisa saber
Os serviços de uma marmoraria profissional devem ir além da instalação da pedra no dia escolhido, isto porque existe uma logística necessária para a melhor execução do projeto, como:
A criação de um projeto para o piso, em que será definido as dimensões das placas e outras peças para o local;
A realização de uma pré-montagem, para que se tenha certeza que o projeto está correto;
Além disso, é claro, procure sempre contratar profissionais na área. O marmorista profissional precisa ter algumas habilidades essenciais para o serviço, como:
Técnicas de acabamento: o acabamento faz toda a diferença! Saber o acabamento ideal para cada tipo de pedra e para cada projeto pode fazer uma grandiosa diferença no resultado esperado.
Interpretação da ideia do projetista: O marmorista é o responsável por entender o projeto do arquiteto ou designer, fazendo o levantamento quantitativo necessários para execução.
Técnica de aplicação em diferentes superfícies: a técnica usada é essencial para garantir a longevidade da peça e sua beleza, por isso, é essencial que o profissional saiba como fazer a aplicação em diferentes superfícies, pois cada uma tem uma técnica própria.
Afinal de contas, não se aplica mármore no piso da mesma forma que no revestimento na parede.
5 dicas para escolher a melhor marmoraria
Confira a seguir 5 dicas fantásticas para que você possa escolher a melhor marmoraria para seu projeto, seja ele pessoal ou empresarial.
1º Avalie trabalhos anteriores
Antes de tudo, procure saber se a marmoraria possui um portfólio para que você possa avaliar os trabalhos anteriores e chegar na conclusão se está de acordo com o que procura ou não.
Uma maneira fácil de buscar trabalhos anteriores de marmorarias é pesquisar no Google.
Um exemplo para que você entenda é quando é digitado marmoraria em Santos, SP, automaticamente será mostrado os principais sites sobre marmorarias da região da Baixada Santista.
Neste simples resultado, é possível verificar e visualizar o portfólio e trabalhos anteriores de cada marmoraria da região de Santos, SP.
Recomendamos que faça a mesma busca só que trocando para o nome da sua cidade, assim ficará fácil escolher a melhor marmoraria para o seu projeto.
2º Veja se possuem a pedra desejada e a sua qualidade
Nada pior do que faltar material no meio do serviço, não é mesmo? Por isso, certifique-se que a loja possui a pedra que você deseja na quantidade ideal para o seu projeto.
Além disso, não deixe de perguntar sobre a qualidade do material também.
3º Procure saber se seguem as normas
Um outro fator decisivo deve ser a obediência às normas para a utilização dos produtos, além das técnicas necessárias.
Ambos são garantia de um serviço de qualidade.
4º Busque se a marmoraria prática todos os processos de instalação
Uma boa marmoraria não faz apenas a colocação da pedra, mas possui profissionais para sua instalação eficiente.
Entre os processos estão a mediação, a preparação do terreno, a pré-montagem, o assentamento, além de se certificar que possuem os equipamentos ideias.
5º Saiba a opinião de outros clientes
Pesquise o que outros clientes acharam do serviço. Alguém disse que ficou aquém do acordado? O acabamento ficou feio? Demorou muito mais tempo do que o combinado? Acabou por sair mais caro do que o combinado? Se esse for o caso, então o melhor é não fechar contrato com essa marmoraria.
Procure aquelas que outras pessoas tiveram boas experiências, pois isso aumenta as suas chances de fazer parte desse grupo.