Pancadas de chuva e raios também são esperados com a elevação da temperatura
São Paulo teve uma breve pausa do calor intenso nesta segunda-feira, 27, com a chegada de uma frente fria que trouxe chuva, muitas nuvens e ventos frios de origem polar. A temperatura no Mirante de Santana, zona norte, chegou a 25,9°C às 17 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porém, a partir desta terça-feira, 28, a temperatura já começa a ter uma ligeira elevação e, a partir da tarde de quarta, 29, a capital paulista volta a ter calor próximo dos 30°C.
Com o aumento da temperatura, também são esperadas pancadas de chuva e raios a partir da tarde, mas não deve chover de forma generalizada. As áreas de instabilidade se formam por causa do calor e da umidade do ar, e por isso a chuva ocorre em forma de pancadas, de curta duração e com intensidade forte.
Na zona sul da cidade, a estação meteorológica do Inmet localizada em Interlagos registrou 22,6°C de temperatura máxima nesta segunda-feira, mas o termômetro marcou de 20°C a 21°C na maior parte do dia. Já na tarde do domingo, 26, Interlagos teve calor de 32,8°C. No aeroporto de Congonhas, também na zona sul, a temperatura máxima nesta terça-feira foi de 23°C, sendo a tarde mais fresca nesta região da cidade desde o dia 19 de fevereiro, quando a temperatura não passou dos 20°C. Ontem, Congonhas teve calor de 31°C.
O clima quente é comum na cidade de São Paulo nesta época do ano, mas é importante ressaltar a necessidade de medidas de precaução para evitar problemas de saúde, como a desidratação. É recomendado beber bastante água, evitar a exposição ao sol em horários de pico e usar roupas leves e protetor solar.
A previsão é de que a temperatura continue elevada nos próximos dias, mas é possível que haja mais mudanças no clima, já que estamos no período de transição do verão para o outono. De acordo com o Inmet, os próximos dias devem ser de sol entre nuvens e pancadas de chuva, com temperaturas entre 20°C e 30°C na capital paulista.