Jogador brasileiro acertou por duas temporadas com clube saudita
Depois de seis anos defendendo a camisa do Paris Saint-Germain, Neymar tem novo clube. Nesta segunda-feira (14), o jogador fez exames médicos e assinou com o Al Hilal, da Arábia Saudita, movimentação que marca um novo momento na carreira do atleta de 31 anos. O anúncio oficial deve ser dado nesta terça-feira (15), com um contrato de dois anos e o atacante recebendo quase R$ 70 milhões por mês.
Revelado pelo Santos e Ascensão ao Estrelato
Revelado pelo Santos em 2009, Neymar sempre foi visto como um dos grandes talentos do futebol mundial, e desde cedo teve uma vida badalada e com os holofotes voltados para si. Ainda assim, nos primeiros anos de carreira encantou o mundo pela sua capacidade de driblar, criar jogadas e encontrar assistências, além de finalizar bem. Em resumo, um jogador completo e com muitos recursos.
Salto para o Futebol Europeu e Parceria com o Barcelona
Neymar foi um caso raro no futebol brasileiro. Pôde-se aproveitar o talento do jogador até 2013 em campos nacionais, quando só então partiu para o Barcelona como uma das maiores transferências até o momento. Uma vez na Europa, com a camisa blaugrana e ao lado de Messi e Suarez, o atacante impactou rapidamente o futebol no Velho Continente, enquanto que na Seleção já era a principal referência.
Busca pelo Estrelato Próprio e Passagem pelo PSG
Dividindo as glórias com o trio “MSN” no Barcelona, era como se o estrelato do brasileiro precisasse de um voo solo, um protagonismo só seu, passo necessário na corrida pela Bola de Ouro, pelo coroamento de ser o melhor jogador do mundo. Em agosto de 2017, o PSG pagou mais de 200 milhões de euros, dando-lhe o palco para ser o ator principal e o papel de levar o clube francês para o mais alto patamar do futebol mundial.
Altos e Baixos em Paris
Uma vez na França, o jogador de relevância internacional como ele proporcionou mudanças de patamar e até de investimento por parte dos clubes rivais do PSG, ainda que o nível de enfrentamento fosse menor do que encontrava na Espanha. Ainda na temporada de estreia sofreu o primeiro grande revés, a fratura no quinto metatarso do pé direito, primeira lesão séria do jogador no clube que lhe tirou dos gramados por muito tempo.
Desafios e Novas Perspectivas no Al Hilal
Nos anos seguintes ocorreram mais lesões em momentos decisivos, polêmicas dentro e fora de campo, declarações do próprio em querer sair do clube e algumas forçadas para voltar ao Barça. Ainda assim, o jogador brasileiro bateu na trave no principal objetivo do Paris, em 2020. Chegou ao vice-campeonato da Champions League, ainda maior ambição do time, chegando próximo de conquistar algo grande sendo o principal nome da equipe.
Mudança de Rumo e Reflexões Futuras
Agora acertado com o Al Hilal, Neymar transmite o recado para o mundo do futebol de que, ao menos nos próximos dois anos, o craque abdica do sonho de ser eleito o melhor jogador do mundo. Sai da seleta primeira prateleira de atletas e mostra que está satisfeito com aquilo que fez até aqui no esporte. Segundo informações do L’equipe, jornal francês, o plano do jogador de 31 anos é retornar para Europa depois do período de contrato.
Perspectivas na Seleção e Sucessão
Ainda assim, dois anos fora dos confrontos mais exigentes do futebol devem pagar um preço para um atleta que estará com 33 anos. Com a Seleção Brasileira, desde o fim da última Copa do Mundo, o atacante ainda não vestiu a Amarelinha devido a lesão que sofreu. Uma vez na Arábia, suas convocações poderão ser contestadas a partir do nível de enfrentamento que lhe é imposto. Ainda assim, deve ser nome recorrente nas próximas listas por conta do talento inquestionável que tem.
Próxima Geração e a Passagem de Bastão
Contudo, o protagonismo de Neymar possa ser colocado em xeque. Jogadores como Vinícius Júnior e Rodrygo pedem passagem e se mostram como alternativa para ser a cara da Seleção pelos próximos anos. A passagem de bastão pode ter ficado mais próxima.