O candidato ao Palácio do Planalto fala ainda sobre a democracia; nas pesquisas de intenção de voto, o ex-governador aparece em terceiro lugar
O Roda Viva entrevista, nesta segunda-feira (27), Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele é o segundo convidado da série de entrevistas do programa da TV Cultura com candidatos ao Palácio do Planalto.
Advogado e professor universitário, começou a carreira política no início da década de 80. Foi deputado estadual duas vezes, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda, ministro da Integração Nacional e deputado federal.
No #RodaViva, Ciro Gomes analisa polarização e possível vitória de Lula. “Com a expectativa de picanha e cerveja que ele está deixando, no dia seguinte será o maior estelionato do planeta Terra”.#CiroNoRodaViva #RodaViva @cirogomes pic.twitter.com/VeBFQdhbug
— Roda Viva (@rodaviva) August 16, 2022
A Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (15) mostra o candidato Luiz Inácio Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32% na eleição para a Presidência da República. Logo atrás está Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções
No programa, Ciro é questionado sobre a polarização entre Bolsonaro e Lula nas eleições. O ex-governador também fala sobre a democracia.
“A forma de quebrar a polarização é ter humildade e disciplina. Frequentar debate, sabatinas e tentar mostrar ao povo brasileiro a necessidade de se construir uma alternativa. É o que estou fazendo”, responde.
“Acho que a minha candidatura é necessária. O Brasil não aguenta mais. Se eu não conseguir salvar o Brasil dessa absurda polarização, o aprofundamento dos ódios está produzindo o maior estelionato eleitoral do Brasil”, acrescenta.
Crítico do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se apresenta como alternativa à polarização política do país.
“Hoje, a democracia é quase nenhuma no Brasil. Se ele [Lula] for eleito, com altas expectativas, vai ser o maior estelionato eleitoral da história do planeta Terra. Vai ser um desastre se eu não conseguir salvar o Brasil”, aponta.
Participam da bancada de entrevistadores Malu Gaspar, colunista do Globo, André Guilherme Vieira, repórter de Política do Valor Econômico, o colunista e editorialista da Folha de S. Paulo Vinicius Torres Freire, a repórter do jornal O Estado de S. Paulo Beatriz Bulla, e o jornalista e escritor Flavio Costa.
Assista ao programa completo: