Alagoas decreta situação de emergência em 29 cidades por causa da chuva

Governo estadual toma medidas para lidar com os estragos causados pelas chuvas intensas.

Continua após a publicidade..

O governador Paulo Dantas (MDB) assinou neste sábado (8) um decreto de situação de emergência em 29 municípios do estado de Alagoas. Essa medida foi tomada devido aos graves estragos ocasionados pelas chuvas intensas que têm atingido a região. O decreto tem validade de 180 dias, visando proporcionar recursos e assistência às áreas afetadas.

Foto: Ascom/Prefeitura de Marechal Deodoro

Número alarmante de pessoas afetadas pelas chuvas

Os impactos das chuvas têm sido significativos em todo o estado, resultando em um alto número de pessoas prejudicadas. De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil, mais de 10 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo 2.085 desabrigados e 14.338 desalojados em todo o estado. Infelizmente, houve um registro de óbito em decorrência dessas adversidades.

A previsão indica continuidade das chuvas

A previsão meteorológica aponta que as chuvas devem persistir até o domingo (9). Esse fator agrava ainda mais a situação, aumentando os desafios enfrentados pelas autoridades e pela população atingida. É necessário agir prontamente para minimizar os danos e prestar apoio às vítimas.

Continua após a publicidade..

Decretando a situação de emergência: medidas adotadas pelo governo

O governador Paulo Dantas ressaltou a importância do decreto de situação de emergência para facilitar o fornecimento de recursos e assistência aos municípios afetados. Ele informou que serão disponibilizadas cestas básicas e colchões, além de ter sido criado um grupo de gestores, secretários e membros da Defesa Civil para acompanhar de perto a atuação nos casos de emergência.

Apoio federal em meio à crise

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também manifestou preocupação com a situação das chuvas em Alagoas. Por meio de suas redes sociais, ele informou que está acompanhando de perto a situação e que equipes do governo federal estão em contato com os ministros Waldelucio Góes (MDR) e Renan Filho (Transportes) para prestar a assistência necessária à população afetada.

Municípios afetados pelas chuvas

A lista dos municípios alagoanos que estão enfrentando os impactos das chuvas intensas inclui: Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Capela, Cajueiro, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Satuba, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, União dos Palmares e Viçosa.

Unidos para enfrentar a crise

Diante dessa situação desafiadora, é fundamental que todas as esferas de governo, incluindo as autoridades estaduais e federais, unam esforços para minimizar os impactos causados pelas chuvas intensas em Alagoas. A população afetada precisa de apoio, recursos e assistência para superar esse momento difícil e reconstruir suas vidas.