Apagão afeta 15 milhões de pessoas na América Central

Falta de energia durou mais de duas horas

Um apagão de energia de grande magnitude afetou por mais de duas horas, nessa quarta-feira (7), pelo menos 15 milhões de pessoas em alguns países da América Central, especialmente Honduras e Nicarágua, informaram autoridades.

O apagão também deixou partes de El Salvador e da Guatemala sem energia. Costa Rica e Panamá não tiveram problemas, disse o executivo do Ente Operador do Mercado Elétrico Regional (EOR), que fornece energia para os países da região.

A América Central tem uma população de cerca de 50 milhões de habitantes, distribuídos em sete países.

Continua após a publicidade..

“São aproximadamente 15 milhões de pessoas afetadas durante esse apagão regional”, disse o diretor executivo do EOR, René González.

Mais cedo, a empresa havia relatado,em sua conta no Twitter, que às 13h (horário local) ocorreu uma falha regional que forçou o sistema elétrico da América Central a declarar “estado de emergência”.

Uma hora depois, Guatemala e El Salvador tiveram a energia restabelecida na maior parte dos seus territórios, segundo autoridades.

Posteriormente, Honduras recuperou a eletricidade na maior parte do país, informou o chefe da empresa nacional de eletricidade, ENEE, Luis Deras.

* Reportagem adicional de Sofía Menchú

Fonte: Reuters