Segundo a Copel, na noite de sábado (23), eram quase 435 mil unidades consumidoras sem luz. Regiões noroeste e oeste foram as mais atingidas pelos temporais.
Por causa das fortes chuvas, 305, 5 mil unidades consumidoras estavam sem energia no Paraná, até as 9h30 deste domingo (24), segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Segundo a companhia, a situação mais crítica é na região noroeste, com 136,3 mil unidades afetadas. Depois são as regiões oeste e sudoeste, que somam 89,8 mil unidades consumidoras desligadas.
Na região norte, na manhã deste domingo, são 69,4 mil imóveis sem energia.
De acordo com a Copel, no sábado (23), quando o ocorreu o temporal no estado, 435 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem luz. Aos poucos, a luz está sendo restabelecida pelo Paraná.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em Paranavaí, no noroeste do Paraná, foram registradas mais de 30 quedas de árvores e postes de energia.
Equipes dos bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura de Paranavaí e Copel estão atendendo conforme a prioridade.
Previsão do tempo
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que, neste domingo, o tempo segue instável no Paraná por causa do deslocamento de uma frente fria.
Em todo o estado, o tempo melhora ao longo do dia, com diminuição da nebulosidade a partir da tarde.
Entretanto, ainda há previsão de chuva fraca no domingo nas regiões centro-sul, litoral, norte e noroeste.
Conforme o Simepar, a sensação de frio aumenta à noite, devido aos ventos que fluem de sul/sudeste, transportando ar menos aquecido até o Paraná.
Falta de energia
A Copel informou que está com equipes de manutenção e emergência nas ruas para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.
A concessionária lembra que, em dias de tempestade, deve-se manter distância de situações que possam oferecer risco, como postes quebrados e cabos rompidos.
A falta de luz pode ser comunicada pelo site e no aplicativo da Copel, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973.
Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.
Fonte: G1